| No Comments

Falando em background, comprei para ler Contos Inacabados, de J.R.R. Tolkien. Eu ia falar um monte sobre histórias inconclusas e/ou com "n" versões concorrentes e seus correspondentes no mundo real (Atlântida, Chapéuzinho Vermelho), mas isso fica para um outro dia, se eu lembrar nessa data do que era para ser dito agora, mas a preguiça não deixou.
O assunto dessa postagem é outro: é invejável o grau de detalhamento que aquele velhinho inglês fez de seu mundo, abarcando milhares de anos de história, com grandes momentos em todas as suas eras, sem desperdício de períodos históricos com clichês genéricos como eu escrevi abaixo. Ainda por cima, ele detalhou a vida de povos, linguas (com suas respectivas histórias lingüisticas e vocabulário, espécies vegetais, calendários, costumes, medidas e geografia. Devo ter esquecido alguma coisa nessa lista improvisada, mas dá para demonstrar aqui minha inveja e admiração à Tolkien em sua capacidade (e oportunidade de fazer isso na vida) de criar um mundo tão ricamente detalhado.
Quando eu crescer, eu tento fazer pelo menos um tijolinho assim, já que não garanto que eu tenha pique para construir uma realidade toda como ele.


Claro que Tolkien não está acima das críticas, eu mesmo tenho algumas. Mas elas ficam para quando eu tiver mais disposição em desenvolve-las aqui :P

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on February 13, 2002 11:08 PM.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en