| No Comments

Terminei esta madrugada de ler a A Luneta Ambar, o último volume da trilogia. Em primeiro lugar, gostaria quem é o retardado que inventou de recomendar esta série pra crianças? Há corpos sendo devorados, gente lutando até a morte e citam que a personagem principal, com 11 anos, chegou a fumar certa época. Disney é que não é.
Bom, não vou dar spoilers, e ainda to "digerindo" a leitura, mas acho que His Dark Materials (Fronteiras do Universo) vai perdendo a força de volume pra volume, os personagens e os mundos começam a perder sua magia paulatinamente. Até que termina bonitinho, só que nada tira esta impressão de minha cabeça e vou esperar a opinião de minha irmã quando ela acabar de ler.


(eeerrr, leves spoilers adiante, spoilers de outros livros) Para motivo de comparações, o final da história é melancólico, mas não é do tipo Senhor dos Anéis, onde a gente vai se despedindo daquele mundo aos poucos. Também tive a impressão que o foco que anima o roteiro do primeiro livro vai se perdendo nos dois seguintes - a situação é meio como aquelas sagas de super-heróis em que o autor põe tanta coisa diferente no enredo que o seu personagem perde a graça original e praticamente se torna outro personagem para ter de resolver o novo problema apresentado.
E senti outra coisa que me incomodou: Pullman tava meio que pregando o que acreditava, assim como C S Lewis, mas nem tanto como esse último. Mas ambos foram colocando suas opiniões com mais clareza enquanto se aproximavam do fim de suas séries. Como digo sempre: "sei lá"

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on April 26, 2002 8:45 AM.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en