| No Comments

Jovens dos EUA não acham Iraque no mapa, diz estudo

Os jovens americanos têm mais familiaridade com a localização das ilhas onde se passa a série de TV "Survivor" do que com a do Iraque. É o que indica pesquisa da National Geographic Society.
Apesar dos preparativos para uma possível ofensiva americana para derrubar o ditador iraquiano, Saddam Hussein, apenas 1 em cada 7 americanos (cerca de 13%) soube indicar no mapa onde fica o Iraque.
Por outro lado, 34% acertaram que o arquipélago de "Survivor" (que inspirou "No Limite", no Brasil) fica no oceano Pacífico.
Um quarto soube dizer onde fica o Afeganistão, país que sofreu uma ofensiva americana entre outubro e dezembro de 2001, no âmbito da guerra ao terror. Israel, um dos principais aliados dos EUA, foi localizado por 14%.
Nova York, maior cidade dos EUA e palco dos atentados de 11 de setembro, foi localizada apenas pela metade dos jovens americanos entrevistados, com idades variando entre 18 e 24 anos. Mesmo os EUA não foram encontrados no mapa por 11%.
A pesquisa foi realizada em nove países. O questionário continha 56 perguntas. O maior índice de acertos foi dos suecos -40 respostas. Os italianos e os alemães responderam corretamente a 38. Os EUA ficaram em penúltimo lugar, com 23 acertos, à frente apenas do México, que teve 21.
Canadá, França, Japão e Reino Unido também participaram. Cada país foi representado por 300 homens e mulheres.
Os americanos tiveram bons resultados ao saber que a rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden, e a milícia extremista Taleban eram baseadas no Afeganistão (58%). Embora somente 24% tenham indicado a localização da Arábia Saudita, 81% responderam corretamente que os maiores exportadores de petróleo ficam no Oriente Médio.
Diante do resultado, John Fahey, presidente da National Geographic Society, questionou: "Se jovens americanos não acham lugares no mapa, como podem entender a cultura mundial, a economia e os recursos naturais que estão diante de nós?". Para Fahey, a pesquisa indica que "os jovens estão desprezando assuntos globais numa era em que não podem se dar a esse luxo".


Roubado da Folha de S. Paulo de hoje. Sem comentários...
Na verdade, tem comentários sim: os brasileiros não devem estar melhor que os americanos, mas a gente não fica se metendo no mundo todo.

E duvido que o Bush saiba onde fica o Iraque no mapa :P Quer dizer, duvido que ele saiba apontar o norte num mapa mundi, deve ver de ponta-cabeça...

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on November 21, 2002 7:51 AM.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en