| 17 Comments

Notícia muito séria para todos os fãs de quadrinhos!

É com completa vergonha que fico sabendo que o Museu de Artes Gráficas do Brasil foi fechado por determinação da secretária de cultura de São Paulo, a burríssima Cláudia Costin, sob a afirmativa de que "os quadrinhos só interessam a uma minoria", entre outras coisas. Para ter idéia do tamanho total da burrada, leia aqui.

Por favor, a todos aqueles que estiverem interesados na reabertura do Museu , por favor, basta assinar e divulgar esta lista. Relembrando, isso é muito sério! Um total desrespeito de gente IGNORANTE que ocupa um cargo ligado a cultura. Cabe a nós, apreciadores, defender uma das poucas iniciativas culturais de peso ligadas a área que admiramos e que já é tão pouco respeitada -- as histórias em quadrinhos.

Mesmo correndo o risco de parecer uma tremenda chata, insisto -- por favor, assinem e divulguem o quanto puderem o abaixo-assinado em defesa da reabertura do museu. Sua participação é importante. Vamos provar pra esse pessoal que fã de quadrinhos não é alienado. E minoria é a MÃE!

Por favor, participem! Cada nome é importante.

17 Comentários

Louco em 03/04/03, às 22:22: É bom ser minoria, às vezes. Maiorias são muito burras.

Participando, menina! Bola pra frente, e vamos chutar o traseiro dessa dona!

Louco (Reply)
Luciana Bozz em 04/04/03, às 11:22: O engraçado e que ela nao diz o que seria um projeto de grande monta... o que ela pensa que e cultura? (Reply)
Louco em 04/04/03, às 22:57: Qualquer coisa q renda um lucro fácil, talvez... SAbe como é, quem vai parar num lugar desses não costuma tá muito interessado em trabalhar...

Q ela me prove q estou errado, revendo essa idéia cretina...

Louco (Reply)
Riomey em 04/04/03, às 23:36: O pior é qua Costin andou fazendo um trabalho super bom e pretende trabalhar a Sinfônica de São Paulo de maneira mais ativa ainda. Que decepção!
Pensei que teriamos uma boa secretária já que o Mendonça era um trofeu de museu!
Vamos mesmo reclamar e assinar! (Reply)
Petra Tpish em 06/04/03, às 11:19: O problema é esse: os quadrinhos e artes gráficas ainda são considerados arte "marginal". Música clássica, exposições de pintores ou escultores ou artistas contemporâneos whatever importantes, e coisas assim, são projetos de arte "pficial", fica bonito colocar num currículo. Agora, quadrinhos, rpa esse pessoal,ainda tem cara de diversão de segunda de gente que não tem o que fazer.

Não se enganepelo que ela queria fazer com a Sinfônica. Não é estímulo á arte porra nenhuma. É puro marketing. trabalhar com a Sinfônica tem "CARA" de projeto de arte "sério". Entendeu?

Mesmo na FAAP, onde estou terminando ocurso de artes plásticas, meu trabalho com quadrinhos só começou a ser aceito no penúltimo ano. antes, sempre que eu falava o qe fazia, os professores perguntavam "tá, mas de arte, arte mesmo, você faz o que?" (e eu NÃO estava me referindo a "roteiros" como meu trabalho com quadrinhos....)

É justamente para isso que o MAG ajudaria -- dar respeitabilidade pra determinada área. E agora vão lá e fecham. Que vergonha...

Por favor, continuem assinando.... (Reply)
Louco em 06/04/03, às 13:26: Imagino q todo mundo passa por esse tipo de coisa no começo, Petra. Tipo, quando começaram com o rock enquanto gênero musical... Quando começaram com cubismo, ou surrealismo (sabe q eu, até hoje, ainda não vejo graça naquelas coisas? bom, do surrealismo eu gosto, mas algumas coisas... ah, whatever!).

Tudo é uma fase. O importante é a gente insistir e pisar nos calos dessa negada até q a opinião popular quanto a isso seja tão grande q eles não possam mais ignorar.

O truque é ser chato! ^^ Vamos insistir com eles.

Amplexos e ósculos d'El Loco, el Chato. (Reply)
Riomey em 06/04/03, às 17:02: Petra concordo com você mas realmente a Sinfônica de Sampa é um exemplo para todo o mundo e a Julio Prestes é maravilhosa... vou lá todos os finais de semana, sou sócio da programação e babo de ver... é de ter orgulho...
Quanto aos quadrinhos eu já sei como é... minha família me acha tolo e critica... todos são músicos clássicos...
Acredito que a gente possa chamar de arte os nossos quadrinhos. Acontece que a música é realmente uma tradição difícil de se sobrepujar já que a o músico é considerado realmente um ser superior no sentido artístico para a grande maioria das pessoas... você falar na FAAP que gosta de quadrinhos e que trabalho com isso é como eu na Poli para um bando de engenheiros (faço pós) eles me acham um bobo aliás eu sei que sou considerado o babaca da turma... foda-se!
Mas volto a insistir que a Costin é uma decepção porque realmente está dando um grande gás para a sinfônica e vai ser realmente um trabalho de importância já que está divulgando a música sinfônica brasileira (moderna) para o mundo todo em uma turnê que vai passar por todos os continentes.
Pena. Fico triste por nós mas orgulhoso de outro lado... acho que me sinto dividido! (Reply)
Petra Tpish em 07/04/03, às 00:18: Riomey, concordo plenamente contigo no sentido da Filarmônica ser, sim, um trabalho sério e importante.... o que quero dizer é que a Costin não tá ligando pra isso pelo valor que isso tem, entende? Quero dizer... é mero jogo de marketing... se os quadrinhos fossem a arte "séria" e a sinfônica arte "marginal", ela apoiria os quadrinhos. Claro!

Deus me livre desprezar a música, que é o sustento do meu pai (que é compositor e regente) mas infelizmente a D. Costin não está dando apoio porque realemnte é importante, mas sim porque dá mais nome.... isso que é o mais triste!

Enquanto isso, cabe a nós, os "babacas da turma", como vc disse ^^ tentar manter um pouco da respeitabilidade da coisa... por favor, divulguem a lista o mais que puderem! (Reply)
Riomey em 07/04/03, às 10:44: Petra seu pai é regente e compositor? Quem é ele? Meu pai é o spalla da orquestra e meu irmão mais velho é compositor e regente-substituto... poxa, isso que é coincidência... qual instrumento do seu pai? Eu toco violino e viola mas tenho autro-critica e sei que minha performance é no máximo medíocre por isso larguei tudo para me dedicar à engenharia naval, bem melhor!
Minha irmã é cantora (mezo-soprano) minha madrasta é flautista... como vc vê somos uma família de músicos e, minha mãe tem um péssimo ouvido musical mas é boa quimica! (Reply)
Petra Tpish em 07/04/03, às 22:14: Oi, Riomey... meu pai é compositor e regente, ams ele mais compões do que rege. Já fez músicas pra um monte de comerciais antiiigos e muitas músicas para peças de teatro, como sonho de Uma Noite de Verão do grupo Ornitorrinco, o Burguês Ridículo, com o Marco Nanini, e uma montagem musical recente da peça Turandot, do Bertold Brecht. Meu pai ganhou prêmio com todos essas trilhas ^_^

Mas atualmente o maior trabalho do meu pai é pela garantia de direitos autorais. Ele é autor da tese que foi votada que garante os direitos dos autores, e normalmente vive viajando representando o Brasil nos diversos comitês que tem pelo mundo afora que discutem esses assuntos...

(Reply)
Riomey em 08/04/03, às 09:28: Jura? como ele se chama? Mas a lei de direitos autorais (tem mais de 150 anos!!)e foi reformulada das vezes. Uma vez nos anos sessenta e outra nos anos noventa e desta vez com a ajuda do PT. Falo isso porque minha madrasta esta meditada nessa coisa de direitos de intérprete pela SICAM.
Gostaria de saber muito o nome dele. Tenho certeza que no mínimo já ouvi falar dele.
Poxa vida, uma pessoa que se dedica os direitos autorais deve ser lá um bom samaritano porque aqui no Brasil o direito só é pago sub grande pressão! (Reply)
Petra Tpish em 08/04/03, às 12:38: Pois é, justamente, essa reformulação dos anos 90 foi feita com ajuda do meu pai lá pro pessoal do PT, lembro que ele vivia falando com o Genoíno na época.

Meu pai trabalha pra AMAR (associação dos músicos, arranjadores e regentes),e também está cuidando daquele selo CPC-UMES, num esforço para fazer CDs mais "culturais" como ele ODEIA que eu diga ^^)

Eu até podia falar o nome dele, mas sei que tem um monte de urubu que voeja por esse blog e eu naõ queria dar detalhes da minha vida pessoal ;)Desculpa, Riomey
Se quiser, num desses eventos da vida, se você for, vem conversar comigo :D assim me sinto mais a vontade ^_^ (Reply)
Riomey em 08/04/03, às 15:52: Petra já que vc não quer dizer o nome dele tudo bem pq eu já imagino quem ele é, aliás eu sei!
Ele é namorado de uma grande amiga minha do Mozarteum! Ela e a filha (não vou dizer o nome por sua discrição) também frequentam muito os mesmos espetáculos que eu. Ela é uma grande produtora cultural e conhecemo-nos em Campos do Jordão na época em que o festival de lá era realmente bom.
Poxa, a filha dela é noiva de um amigo meu e é engraçado essa coincidência porque ano passado na entrega do Premio Thomaz Luiz de Vitoria eu encontrei as duas junto com meu amigo e o seu pai para quem fui apresentado e ele me pareceu uma pessoa ótima ficamos horas os cinco falando de direitos autorais, aliás a patrocinadora do concurso era a AMAR e a pessoa que organizou tanto o espetáculo como a festa (impecável diga-se de passagem, coisa de primeiro mundo) foi a namorada de seu pai.
Poxa, um ano depois de descobrir que meu amigo de colégio era noivo da minha amiga de consertos e conhecer seu pai agora te conheço... mundinho minusculo... parabens pelo talento de todos!
Quanto aos eventos eu não os frequento... vamos ver se nos vemos por aí mesmo. Não tenho muita paciência para esses encontros onde tudo é feito para meia dúzia de indivíduos e seus egos... acho que gosto mais de comprar as revistas, participar de algumas listas de discussão e de alguns blogs. Tem muita gente babaca nesse negócio e eu tô fora!
Um abração e, qualquer coisa me escreve em pvt. (Reply)
Petra Tpish em 08/04/03, às 18:37: Hahaha, li seu e-mail e você adivinhou! :D Vai lá dar uma olhada depois.

Quanto aos eventos, francamente? O melhor que você faz é não ir mesmo. Realmente, as brigas entre grupos, público e organizações me fizeram desistir de tudo isso também. Só vou em eventos porque gosto de fazer cosplay e encontrar com certos amigos. E hoje em dia, quase que nem isso... ^^" (Reply)
Luciana Bozz em 09/04/03, às 13:59: Romance no ar?? (Reply)
Petra Tpish em 09/04/03, às 16:54: Putz, não se pode falar por mais de 3 posts com um cara só que já vem gente urubuzar. (Reply)
mushi-san em 09/04/03, às 18:13: previsivel, previsivel. (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by Petra Tpish published on April 3, 2003 11:40 AM.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en