Inferno - parte 4

| 5 Comments

Este é o quarto e último capítulo de um texto que se propunha a ser um guia do

O INFERNO

de Dante, uma das localidades criadas nestes três mil anos de literatura ocidental. A idéia é dara referência ou inspiração necessária àqueles que gostam de escrever e não tem acesso pra consultar as fontes originais. Logo-logo escreverei um texto sobre 1984 e Admirável Mundo Novo (espero...)

Não é uma Brastemp, mas...
O que são os lugares comuns, não? A gente crente que o Inferno é todinho um alto-forno industrial e de repente estamos num freezer! Isso mesmo, amiguinhos: Sejam bem vindos ao Cocito, o lago congelado que fica no centro do Inferno e da Terra!!

Assim como os dois círculos anteriores, este também é dividido em quatro zonas concêntricas, todas dedicadas a castigar os traidores: Caína, Antenora, Tolomea e Judeca.

O Miolinho do Inferno
Na Caína (palavra derivada de Cain) ficam os que atraiçoaram os parentes (Rei Arthur, que matou seu filho Mordred), mergulhados quase de corpo inteiro num gelo tão espesso que se caíssem montanhas por sobre ele, não partiria. Todos os condenados tem apenas a cabeça para fora do gelo, olhando para cima, vermelhos de vergonha, contrastrando com o tom azul-brastemp do resto dos corpos nus, tirintando os dentes por toda a eternidade. A zona (ieba!) seguinte é a Antenora (derivada de Antenor - ancião troiano, que segundo alguns ajudou os gregos na guerra de Tróia), para traidores de sua pátria, gente ou partido; também presos no gelo, mas olhando para baixo. Ao contrario dos habitantes dos outros points infernais, que vivem pedindo aos passantes para que cultivem sua memória aqui em cima, os do Cocito querem ser esquecidos e se escondem na medida do possível dos visitantes que chegam. Mas aproximen-se a vontade e não tenham dó de os azucrinar, já que é considerado pecado ser piedoso no Inferno ("se Deus já os castigou, ter dó deles é ser contra o castigo divino"!)

Traidores de hóspedes, amigos e comensais (tradução:"cada um daqueles que comem juntos") estão na Tolomea (de Ptolomeu), totalmente debaixo do gelo, só com o rosto para fora. Meu, neste lugar o frio é tanto neste Círculo que as lágrimas chegam a congelar! E elas não faltam aqui, tamanha a dor e desespero dos condenados, chegando a formar cristais de gelo sobre os olhos! Uma característica da Tolomea é que a alma dos traidores indicados para cá chega aqui AINDA EM VIDA!!! O rolo é o seguinte: A alma vai pro Inferno antes do cidadão morrer e, enquanto isso não ocorre, um diabo sobe, possui e vai movimentando o corpo do condenado até a hora dele bater as botas! Brrr! Vade retro!...

Não é Tão Feio quanto se Pinta
Caso não tenham percebido, um vento se extende sempre por todo o Cocito, mantendo as baixas temperaturas. Preso na Judeca ("Judas"), a última zona e lar dos que traíram seus chefes e benfeitores, estão todos de corpo inteiro sob o gelo (uns de pé, outros deitados, outros de cabeça para baixo, parecendo dar um passo, curvados em arco...). Mas, andando mais um pouco e sua alma também gela: vê-se o próprio chefão do local, Lúcifer, batendo suas asas com tanta força que cria aquele vento que mantém este lago congelado.

Um gigante para os gigantes (pela descrição, calculei 530 metros de altura), ele tem três faces: uma rubra (representando o Ódio), a face da esquerda é baça (Impotência) e a esquerda é negra (Pecado ou Erro). Cheio de pelos por todo o corpo (menos nas asas), fica mascando em cada uma de suas bocas Judas Iscariotes (só de pernas para fora, na face rubra), Bruto (na boca da face escura) e Cássio (esse e Bruto traíram César). Lúcifer está preso ao gelo da cintura para baixo e parece estar nem aí com nada. Tanto que Dante e Virgílio chegaram perto sem problema, acharam um vão entre o corpo dele e o gelo e desceram, segurando nos pelos dele até o outro lado do centro da Terra.


Muito Obrigado e Volte sempre!
(Agradecemos a Preferência)

Daqui em diante é só subida, seguindo um riachozinho (Lete) até a montanha do Purgatório, na superfície, no lado exatamente oposto a Jerusalem (meu globo diz que ficaria no Pacífico, na direção da América do Sul). Mas daí em diante é outro pacote turístico.

Por favor dirigir-se ao guichê P. Obrigado

5 Comentários

Dudu em 17/10/04, às 01:26: De acordo com cálculos bastante precisos por cientistas sem muito o que fazer, o Inferno iria pro purgatório, e este daria em terra firme de novo -- NAS AMÉRICAS. E não é que no começo da colonização a nossa terra não foi bastante comparada ao famoso Jardim entre Mundos (tradução literal da palavra "paraíso")?
Isso dá no que pensar.
Quem ficou interessado no texto do Mushi (aliás, ótimo texto, muito fiel considerando o tamanho dele), faça a sí mesmo o favor de ler a Divina Comédia de Dante Alighieri, os textos sobre o Inferno de Milton e os livros de RPG "Inferno, a Divina Comédia" e "Anjos, a Cidade de Prata" do Marcelo Del Debbio, que foram feitos em cima de uma ótima pesquisa, e escritos de maneira genial, bons para serem lidos não só por RPGistas, mas por qualquer um que se interessa por esse tipo de assunto. (Reply)
Dudu em 17/10/04, às 01:26: E eu quero ver os textos de 1984 e Admirável Mundo Novo. (Reply)
mushi em 18/10/04, às 09:19: os textos comparando 1984 com Admirável mundo novo nunca passaram de rascunho, Dudu^^ Algum dia eu faço, antes preciso comprar Brave New World para reler e ficar fazendo anotações :P
Mas, bem basicamente, eu considero os dois livros opostos. Num todo mundo é infeliz, noutro todo mundo é feliz.

Por isso que nunca gostei da idéia de felicidade a qualquer custo^^ (Reply)
Dudu em 18/10/04, às 19:09: Leia o livro "Nós", de um cara chamado Isaac Zamiatin.
O livro deixou de ser publicado há dez anos, então eu sugiro que você compre em sebo ou consiga permissão especial pra xerocar com fins educacionais/acadêmicos (foi o que eu fiz). (Reply)
mushi em 21/10/04, às 20:47: Tks pela dica, Dudu, mas sem chances de ler livros novos um tempão, minha pilha de leitura está mais alta que eu -_- E de distopias, os dois supracitados já estão de bom tamanho :P (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on October 16, 2004 12:50 AM.

Inferno - parte 3 was the previous entry in this blog.

[ o ] - Caverna do Dragão is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en