Enquete

| 14 Comments

Só eu fui nerd (sou!) o suficiente pra comprar isso? :P

14 Comentários

Victor em 20/11/04, às 20:54: EEEEEEeu quero!! Eu também sou nerd o suficiente pra comprar. : )
E sinceramente -- é um documento da façanha notável de um linguista que criou uma lingua plenamente funcional e autêntica para um povo fictício. Puxa, isso é sensacional, não é? Por que será que nem todo mundo consegue ver isso? (Reply)
Camilla em 21/11/04, às 09:44: Minha nossa quuanta nerdeza! XDDDD
Concordo que Tolkien ter criado Quenya e Sindarin é notável, mas daí pros leitore3s quererem aprender uma língua fictícia já é um grande salto. XD (Reply)
xfer em 21/11/04, às 11:04: Uai, tem google em Klingon : http://www.google.com/intl/xx-klingon/
. Acho que o mushi deveria aprender e colocar o Google também em Quenya :-) (Reply)
O Gato de Botas em 21/11/04, às 17:14:
Ahem.

1. Eu odeio o Senhor dos Anéis.
2. Eu acho uma perda de tempo e dinheirto querer aprender uma língua que um cara criou pra um povo que nam ao menos veio da cabeça dele, porque essa história de que foi Tolkien quem criou todo esse argumento é furada, ele só amarrou tudo num mundo chamando Arda.
3. Desculpa, mas eu realmente acho que vale mais a pena ser um diplomata desconhecido que fez um pouco pela paz mundial (papo de miss universo? magina...) do que ser um desocupado que criou uma lingua.
4. Agora, se você comprou esse livro porque você acha a língua bonita e legal, e não porque é a língua que os elfos do Senhor dos Anéis falam, então acho supernormal e te dou total apoio pra aprender. Eu mesmo estou aprendendo grego e latim antigos (textkit.com), lojban (lojban.org) e italiano (curso). (Reply)
Petra em 21/11/04, às 19:35: 1- Eu acho uma PUTA ignorância dizer "eu odeio o Senhor dos Anéis". dizer que naõ gosta é uma coisa, dizer que odeia é bobagem....] 2 - Sua interpretação da obra do tolkien é SUSPEITÍSSIMA. principalmente porque você não está levando em conta a época em que ele viveu pra analisar a obra dele. é fácil chamar uma revolução de "careta" quando estamos já a décadas á frente. é a mesma coisa que dizer que o pollock é uam bosta de artista proque "qualquer um pode tacar tinta numa tela". eu queria ver é alguém ter tido essa ideía na época DELE. 3 -- Tolkien era tudo, menos desocupado. Ele era filólogo, professor, cuidava de uma porrada de filhos, foi soldado... e ele nunca achou que suas criações fossem tudo isso, ele era modesto o bastante pra encará-las como um jogo, embora pessoalmente eu ache muito bacana um filólogo que em vez de simplesmente estudar línguas, brincou de criar uma ´própria. Ah, e não precisa ser tão desrespeitoso com o cara, por favor. Você naõ gosta, ams respeite os que gostam dele. 4 -- COM CERTEZA se alguém aprende uma língua que "naõ existe", só pode ser por diversão. assim como o cara que a criou. Na verdade, toda esse seu " ódio" que você falou direcionar ao Senhor dos Anéis na verdade me aprece que você devia direcionar aos que fazem das coisas " modinhas". Saber atribuir culpas é uma qualidade -- mas de qualquer forma, existem mil maneiras de ser poser´-- inclusive esnobando o que está na moda. Ninguém está a salvo. E tudo bem. mas por favor, eu só vou pedir uma coisa aqui: vamos respeitar os gostos alheios, sim? (Reply)
O Gato de Botas em 21/11/04, às 20:40:
Lá e de volta outra vez...
Só pra avisar, eu não estou estressado, não, estoud e bom humor, é só que, meu!
1. Mas eu realmente ODEIO o Senhor dos Anéis, na minha opinião, SdA está pra sua época assim como O Código da Vinci está pra hoje em dia. O cara pegou o que já se dizia fazia muito tempo e fez um auê danado só pra ganhar grana. Sim, porque se você quer usar essa nomenclatura, CDV também é revolução e também é merda pra gringo ver. Não é algo que envolve as pessoas. SdA não é envolvente. É só uma compilação de todos os contos de fantasia medieval da época com uma organização danada.
2. Minha interpretação da obra do Tolkien é a minha interpretação, e eu acho que alguém que leu a obra toda e mais algumas biografias e interpretações de gente que _gosta_ de Tolkien deve saber pelo menos um pouco do que está falando. Eu tenho o Hobbit como o modelo de história perfeita. Tem começo, meio, fim, argumento, personagens e tudo o mais que você quiser no lugar certo. Só que o Tolkien pecou pela mania dos autores que fazem sucesso com uma obra e não aproveitou o fim que ele mesmo tinha dado pro livro. Eu SEI que ele já tinha Arda toda pronta, e que ele já sabia da história do senhor dos anéis antes de escrever o Hobbit, acontece que ele mesmo escreveu por aí que ele ia publicar o Hobbit e só, que ele não pretendia dar seqüência a história porque era coisa dele e de mais ninguém. E o que ele fez?
By the way, quando eu disse que o Pollock num é um gênio? Ele é um dos artistas pra quem eu mais pago pau, por sua história, obra e ideologia. O jeito de pintar dele foi copiado por milhares, mas só ele teve a idéia. Não é o caso do Tolkien.
3. Eu só acho que ele poderia ter sido menos 'cheguei' com a criação dele. Só isso.
4. Eu num tenho nada contra modinhas. Diferente de você, eu realmente não tenho. Foi uma modinha que criou o homem que escreveu Memórias Póstumas de Brás Cubas, e a competência dele ou a qualidade deste livro não está nem pra discussão, acredito eu. Eu sou contra o Tolkien porque de repente ele não era tudo isso e as massas (como você, por exemplo) me oprimem pra gostar dele ou não dizer o que eu acho, e eu odeio isso. E mais: se eu não estou respeitando os gostos e opiniões alheias, então o que você está fazendo? (Reply)
Petra em 21/11/04, às 20:58: Se você não está estressado, imagina quando estiver ^^ Dudóvski, eu tb naõ estou tentando te convencer de nada... só tou falando a minha opinião, como você falou da sua. Acontece que se você chama um cara que a gente curte de "alguém que naõ tem o que fazer" e coisas assim, está desmerecendo uma epssoa que a gente admira. Acho que tem maneiras e maneiras de se falar uma opinião...
eu mesma tenho vários pontos em que naõ curto o tio J.R.R., mas acho que a gente sempre pode falar de uma forma positiva. Só acho que você devia ler um pouco mais da biografia do Tolkien pra descobrir umas coisas. Na boa mesmo. Muita coisa do que você afirmou está historicamente errado, só não quero ficar falando pra não cair ainda mais no meu já conhecido pedantismo. (Ah sim, e em algo a gente concorda -- eu também não gosto de Código da Vinci!). No mais, eu nunca disse que você falou aquilo do Pollock, foi só um exemplo. :) E por fim: pra algumas coisas eu tenho opinião das massas, e pra outras, não. E esse negócio de "massa" é muito relativo. Mangá mesmo, é um treco absolutamente massificado, e embora algumas obras sejam melhores que outras... no sentido geral, é tudo cultura de massa, feito em escala industrial tanto quanto salsichas... O que é melhor? O que é pior? e mais: vale a pena ter ódio, ou encarar como simplesmente algo que se gosta? Como diria o Jet, love and peace, man! (Reply)
O Gato de Botas em 22/11/04, às 10:43: ahUAHuHAuHAUhUAhUHAu
Minha primeira briga de relação com a professora de roteiro. Agora eu acho que já briguei com todos os professores que eu tive. =þ

Eu preciso ser menos cabeça dura... (Reply)
Petra em 22/11/04, às 10:47: Tem mesmo ^_~ (Reply)
Kiki em 22/11/04, às 13:42: Qual o problema da pessoa querer aprender sindarim ou armênio? Ambos são descartáveis, mas só pelo fato da pessoa propor a estudar essa joça já a ajuda muito para organizar idéias e desenvolver a massa encefálica preguiçosa que temos na caixa craniana. Temos de tomar cuidado com o preconceito de "ah, ele tá fazendo só para ganhar alguns níqueis a mais". Dá a impressão que artista que é artista tem de morrer de fome e na miséria. O_O' Como tudo, o artista faz coisas necessárias à sociedade. Onde o camponês trabalha pra fazer pão do corpo, há também de se ter pão de espírito. Filósofos, cientistas,messias, contadores de estória, são esse pessoal. Se alimentamos somente o corpo, ficamos como os 9 jovens japoneses que se suicidaram com CO (monóxido de carbono). A gente pira. A gente se mata. A gente perde a vontade de viver. A gente mata. (acontece o mesmo quando falta comida para o corpo... nois é animal complicado) (Reply)
KIKI em 22/11/04, às 13:46: Como tudo que envolve o cérebro, temos um problema enorme em admitir duas coisas: 1) é necessário tanto quanto o pão (sabemos que precisamos mas no dia a dia não parece que é necessário até um doido metralhar todo mundo) 2) nosso ego não gosta de admitir o mérito de outrem. Isso porque nos sentimos de certa forma ameaçados. (muitos imaginam que EU deixa de ser EU e se torna ELE ou outra coisa, quando admitimos que um ponto de vista diferente do nosso é + válido que o nosso) (Reply)
Petra em 22/11/04, às 16:32: Pra mim é simples: esse negócio de "ai, pra que aprender uma língua que não existe" me causa a mesma reação de "ai, pra que fazer cosplay, uma roupa que você só vai usar uma vez e nunca mais? Melhor se gastase esse dinheiro com entidades beneficentes..."
-__-" (Reply)
xfer em 22/11/04, às 19:16: Só lembrando o texto da miss blog : "Pegue um refresco e fale de 'Enquete' ^_^"
Brigas em comentários não vão levar a muita coisa. Além disso, o mushi já comprou, heheh. (Reply)
Mushi em 23/11/04, às 21:11: Deixa eu falar: comprei o livro, tava lendo, é leitura curiosa. Sei lá se vou aprender a língua, é um esforço inútil, tão inútil quanto ter um blog, ler mangás, jogar video games ou fanficar.

Mas é um desafio, e isso é divertido, e ajuda a exercitar a minha miúda massa cinzenta. Só depende de eu ter tempo pra me dedicar a ele, e aos trocentos outros que assumi na vida e to longe de terminar :)



(afinal, se é inútil, não tem prazo para acabar :P) (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on November 20, 2004 7:22 PM.

[ o ] - Caverna do Dragão was the previous entry in this blog.

Raquel is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en