Papa

| 7 Comments

To aqui acompanhando as notícias do estado de saúde do pontífice, às portas da morte.
Acho que o mais incômodo para as pessoas não é a morte do líder religioso ou do chefe de estado, ou figura pública, ou algo assim:

Não me lembro de outro Papa, Paulo VI não faz parte das minhas memórias, nem João Paulo I. Pra muita gente que lê a geladeira, menos ainda - só houve Karol Wojtila no Vaticano desde o nascimento.

Por causa do seu pontificado longo, a morte de João Paulo II vai ser como o fim de um referencial de mundo pra muita gente. :/

7 Comentários

Bruno em 01/04/05, às 22:32: Olha, por mim, Roma desencanava de vez (literalmente) e começava a dar cursos gratuitos pra quem quisesse aprender a pregar e peregrinar. Essa história de hierarquia, papa, bispo, alto clericato, baixo clericato é meio furada. Afinal, ninguém aqui conversou oficialmente com Jesus, right? Então que diferença faz o homem que tá lá no topo do homem que tá aqui embaixo mais é muito, muito bom? (Reply)
Petra em 03/04/05, às 14:15: Concordo com o Bruno nesse sentido. E quero ver o que vai acontecer agora que o João Paulo II se foi. Quem vai ser o novo pontífice? Que idéias ele vai defwender? Que confusões isso vai dar? (Reply)
Bruno em 03/04/05, às 20:52: Estou com certo receio de saber a resposta. Eu simpatizava com o Karol, mas ele obviamente foi único. A maioria dos papas condena o hedonismo, diz que tem que penar pra ser salvo e fica desviando verbas e comendo criancinhas. O Karol viveu o que ele pregou, eu admirava isso muito nele. (Reply)
Kiki em 04/04/05, às 00:30: Karol foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento do anti-comunismo, pela queda do muro de Berlin (lembram do partido Solidariedade?). Não tem nada haver com religiao ou quem esteve ou não com Jesus, talvez hoje, e com tanta falta de esperança e descrença, o Papa seja o pai ou a esperança de muitos do ponto de vista político. Espero que o próximo papa venha para dar um fim no palhaço do Bush e tentar acabar com essas guerras absurdas que todos os dias os USA ameaçam começar... Meter o pau na igreja sem olhar para tras na história recente mundial é fácil... (Reply)
KIKI em 04/04/05, às 12:27: Que KIKI foi a que escreveu embaixo? Eu que não fui :P Bruno, anarquia sem preparar as pessoas para se governarem é apenas um meio de força-las ao suicídio, lavando as mãos. Se com ordem, já temos gente que faz tudo como acha melhor (e o melhor para ele, não para os outros), imagina sem ordem? Sem ordem, aparece mais gente ainda que resolve que religião é um bom negócio. Uma coisa foi Lutero, a Teoria da Libertação. Outra é o "Aceita cheque, aceita vale", que acabou também surgindo... Pode nao parecer, mas uma liderança é algo que o ser humano precisa, assim como crença. Tire isso delas, e elas ficam como robôs inativos, esperando morrer, ou se revoltam por terem sido abandonadas. Conheci poucos intelectuais que tivessem disciplina suficiente pra não se fuderem. Religião proporciona isso: disciplina, propósito, para quem tem preguiça de construir seu manual. Tirar a cartilha, mas não ensinar algo para colocar no lugar é furada. (Reply)
Bruno em 04/04/05, às 14:32: Não é como se fosse mesmo uma anarquia, e veja: nos protestantes e espíritas não precisam de papas. (Reply)
Kiki em 05/04/05, às 18:56: Voce está falando de ramos que se separaram da Igreja Católica Apostólica Romana. Reforma, Lutero, sei lá quais foram os meios. Pessoal que ESCOLHEU viver sem um líder religioso. (o que é controverso... sempre há aquele negócio humano de querer tirar dúvidas com alguém que "saiba a resposta") Caso os próprios fiéis queiram isso, talvez eles consigam. O que eu acho mais provável é que tenham de escolher outra religião, como aconteceu no passado. (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on April 1, 2005 9:47 PM.

1/4 was the previous entry in this blog.

MEU PORTAL DE COSPLAY! \o/ is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en