Mais um texto sobre SecondLife...

| No Comments

Olá! Meu nome é mushi (na verdade, é o apelido que me deram e adotei na internet, e é muito mais fácil me acharem por aí por esse nick do que pelo belo nome que mamãe e papai me deram) e vou estar aqui nas próximas semanas com uma série de artigos sobre o SecondLife exclusivas para o SuperGames.^^

Para quem não conhece, SecondLife é o jogo/simulador/mundo virtual que é assunto na internet e na grande imprensa, e de onde volta e meia emerge alguma notícia interessante para os que vivem do lado de fora, aqui na vida real. Sou jogador de SL - "SL" é como o jogo é preguiçosamente carinhosamente chamado pelos usuários - há alguns meses, e nesse tempo convivendo, lendo e passeando, acho que dá para passar três observações que considero essenciais sobre o jogo:

1. SecondLife é modinha - Gosto e passo horas imerso nesse mundo, mas o fato que SecondLife é o hype do momento, com muito oba-oba da imprensa, muita notícia fabricada, muita manchete, factóide e tudo o mais o que inventam pra notícia virar mais notícia ainda. Falam e prometem mundos e fundos, geralmente focando na parte econômica e sexual do ambiente e por causa das notícias, muita gente entra no SecondLife com a ilusão de ficar rico lá dentro; como Anshe Chung, a chinesa que fez um milhão de dólares (dinheiro real) vendendo terras (virtuais!) dentro do SL, ou para fazer sexo virtual em locais como a versão digital de Amsterdan, que como na vida real, possui uma ala onde a prostituição é permitida. A questãoé que a coisa não é bem assim, fácil: para fazer dinheiro no SL você precisa de muito conhecimento dentro do jogo (para entender "na pele" a dinâmica do mercado local), às vezes com investimento em dinheiro de verdade, ter muito tempo para dedicar e, de preferencia, ter conhecimento em edição de imagens ou programação (às vezes edição de imagem E programação) para criar e vender objetos a venda lá dentro. E para os assanhados de plantão, sim, o sexo virtual existe, mas geralmente é pago, e sem a garantia de que a gatíssima gostosa disposta a fazer TUDO AQUILO com você seja realmente uma mulher na vida real (ou "RL" - Real Life, como se costuma chamar o mundo aqui fora lá dentro da matrix). Há muito marmanjo entrando no jogo com corpinho feminíssimo visando o teu dinheiro, apenas isso. (Ah, sim: para quem quer seguir carreira virtual na profissão mais velha do mundo, o mercado anda um pouco saturado por excesso de oferta e requer algum investimento ($$$$) na aparência).

Enfim, por ser modinha, SL é visto de forma distorcida pelo mundo aqui fora, atrai gente que incomoda os usuários mais antigos, esvazia a parte social do jogo, que acredito ser a mais interessante e a mais complicada de "vender" nos meios de comunicação. Um dia volto a este tema.



2. SecondLife não é jogo para menores - Senhores pais: SecondLife (nem o Orkut, sabiam?) não é para menores de 18 anos, e não é permitido pelas regras do jogo. Seu filho e filha podem estar sujeitos à todo tipo de situação adulta e vocês sabem muito bem até onde vai a perversão das pessoas. Para adolescentes de 13 à 18 anos, existe o Teen Second Life. Entenderam ou preciso desenhar?



3. SecondLife não é jogo - No SL você não mata, não morre, não evolui de classe e não tem objetivos predeterminados. Como já falei lá em cima, é um simulador da vida real, onde você faz amigos, participa de atividades similares às da RL (baladas, trabalho, passeios) e às vezes faz negócios. Existem escritórios de verdade dentro desse mundo e há rumores de que não demora o tempo em que você poderá, dentro do jogo, comprar coisas para você usar na RL.

Por não ser "agitado", o SecondLife já foi definido como "chat com bonequinhos" 3D, e tem momentos que é só isso mesmo: a melhor coisa lá dentro é interagir com as pessoas, e a pior também. Se você entra no SL sem objetivos, e não se integra à alguma comunidade lá dentro, logo se cansa de ficar flutuando por cenários que demoram eras pra carregar e vai fazer outra coisa da sua RL.

("Ok, mushi, se não é jogo, por que você chama SL de jogo a cada parágrafo, hein?". Elementar, meu caro leitor: por falta de palavra melhor, vai essa mesma :P)



Bom , acho que escrevi demais para um texto introdutório, por favor me mandem críticas, dúvidas e sugestões para outros textos (feedback é tudo!!). No próximo artigo vou tentar ensinar como entrar na sua segunda vida. :P

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on November 10, 2007 7:41 PM.

Sem assunto was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en