filme: O Dia em que a Terra Parou

| No Comments | No TrackBacks

"Pare JÁ de ver esse filme e faça um favor ao seu tempo. =P"

Foi isso acima que recebi pelo twitter quando falei que estava assistindo este filme no PC, e desde já gostaria de avisar que a "resenha" é sobre o filme original de 1951, não o remake do ano passado, que não vi, e talvez não veja tão cedo por que minha vontade de ver pontos turísticos destruídos está satisfeita por algum tempo. 'Tenderam?

Apesar de ser um clássico da Ficção Científica, acho que a primeira vez que ouvi falar do filme* foi quando li Watchmen...

...mas ainda sim, fui mantido na ignorância.

Anos depois, assisti meio que por acidente Uma Noite Alucinante 3 ("Army of Darkness", um filmão de terrir que gostaria muito de resenhar depois de assistir um DVD original brasileiro, mas por motivos que só os equispertis do mercadu entendem, não saiu por aqui), e nele tinha uma hilária referência ao filme:

(a frase "klaatu barada nikto" é uma espécie de frase gatilho que aparece no filme, não vou dar spoilers, e foi usada trocentas depois em vários filmes**)

Mas eu ainda continuava um ignorante. Até que um dia uma noite acabei vendo a luz e assisti uma versão colorizada na Globo!

SIIIIM, O Dia Em Que a Terra Parou é um filme em preto e branco, do começo da Guerra Fria :) Graças à falta de tecnologia, nesta película não apenas os aliens são greys, mas os humanos também XD (piada tosca com ufologia detected)

O filme começa sem enrolação com um disco voador cruzando os céus do mundo todo - a mãe de todas as chegadas aliens na Terra XD - e pousa em Washington (nada esperto da parte dos aliens, dado o contexto histórico...), daí então, eu recomendo ir na locadora e alugar o filme, não vou contar tudo, né? :P Mas, basicamente é a história de um alien (o tal Klaatu) idêntico a nós conhecendo a sociedade americana da época, e sendo caçado pelas autoridades terrestres ao mesmo tempo.

Apesar do começo, talvez o filme seja um tanto parado e curto demais (uma hora e meia) para o espectador atual, uma hora e meia só, mas vale a pena: tanto para checar os efeitos especiais, os costumes da época - em uma cena, uma mãe deixa o filho passear pela cidade com o novo inquilino da pensão que é extraterrestre disfarçado. Inimaginável em tempos de internet e piadinhas sobre padres XD - o roteiro com toque pacifista (o mundo tinha acabado de passar por uma guerra e havia o medo de outra por vir) e por ser um clássico de ficção científica, muita coisa que você já viu em outros filmes mais novos nasceu ali.

(Para wannabe escritores, acho vital conhecer as raízes do que você curte, para no mínimo ser uma cópia do original, não uma cópia da cópia da cópia da cópia da cópia) (acho não, Alan Moore recomenda isso, e eu digo amém)

Acho que falei tudo o que queria x) Para encerrar: o filme faz jus ao nome uma hora depois do começo - queria mesmo saber como conseguiram parar as cidades filmadas. E....

...muito legal o cartaz apelativo nada a ver com a história, não?:P A mocinha é morena, os aliens não são maus e praticamente não há combates XD


* A música do Raul Seixas conta? Se contar, foi a música :P
** Siga o link da wikipedia em inglês para checar x)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on November 26, 2009 10:49 PM.

filme: 2012 was the previous entry in this blog.

Parachoque de MSN (40) is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en