O review do Kindle que vivem me cobrando pelo Twitter - parte 1

| 8 Comments

Comprei, prometi, quebrou, prometi, ganhei um novo, prometi, acho que mais que demorou de eu fazer o tal review do kinder ovo Kindle 2, né?



Pra variar, gostaria de informar aos paraquedistas que meu blog tá mais para "querido diário" ou "as nada-aventuras de um tosco insistente" do que para um guia técnico especializado: vou dar minhas impressões sobre o aparelho dentro das minhas necessidades. Se tiverem alguma questão, comentem no rodapé do post, que respondo lá mesmo ou em alguma sequência do texto (nesse momento imagino uma série de dois ou três posts, mas posso mudar de idéia e fazer tudo numa tacada só :P)

Um dos motivos para esse enrolation todo é que falar do kindle toca num vespeiro: ele é um ebook, aquela classe de aparelhos que supostamente (ou "certamente" para alguns) substituirá o livro de papel e tal. Se eu pegar embalo nesse texto, dou meus 2¢ sobre o assunto por aqui mesmo, se não, blablablarei noutra oportunidade. Beleuza?

'Bora então pro papo de vendedor:


(foto de maio, Milla está bem maior agora ^^)


O Kindle é um aparelho fabricado pela Amazon, famosa livraria online americana, feito para leitura de livros digitais e outros documentos de texto, um dos tais "e-book readers", os leitores de livros eletrônicos. É possível comprar livros diretamente pelo proprio aparelho (ele tem conexão pela internet, depois falo em detalhes) e receber o arquivo poucos minutos "pelo ar", sem a necessidade dele estar conectado à um computador nem nada.
Mas a graça do Kindle (e da maioria dos outros e-readers) é a tela, feita de e-ink, uma tecnologia diferente das usadas em monitores e celulares que não emite e sim reflete a luz ambiente. É como se fosse papel, incomodando pouco a vista, além de ser bastante legível sob a luz do sol:


Viu, faz até sombra :P


Além de economizar bastante energia: o aparelho só gasta quando você "vira a página", o fabricante alega que a bateria dura semanas - com o 3G desligado, senão descarrega rápido, experiência própria...

Mas, ao contrário de papel, a tela é um tanto acizentada e se você não notou ainda, o Kindle é em preto e branco. A tecnologia de e-ink ainda não incorpora cores e de qualquer forma quem compra um e-reader quer o aparelho para ler livros, não jogar videogame, né? :P



O que achei mais legal desse modelo que comprei, é o tamanho: pequeno, das mesmas dimensões de um livro normal e tão grosso quanto um lápis. Cabe direitinho na pasta plástica do meu fichário A5 que uso para carregar meus textos:


Dias depois dessa foto, o plástico rasgou, mas marissel fez outro "porta-kindle" para mim, de pano branco com coraçõezinhos vermelhos QUE NÃO VOU FOTOGRAFAR.


Assim, fica bem prático de carregar e de ler com uma mão só - pesa só 290 gramas! Qual a vantagem de carregar um tijolo eletrônico na bolsa e que não é confortável de ler em qualquer lugar? Livros de papel são assim, errado quando seus pretensos sucessores resolvem fazer o contrário :P
Sim, sim, há um modelo maior, o DX (com tela de 9,7 polegadas), e o anunciado Kindle 3 vai ser menor com as mesmas seis polegadas de tela do 2.


Mais um comparativo de tamanho direcionado ao público otaku :P (no alto o lapxuxa, a bateria dele e meu fichário)




Na caixa, o Kindle só vem acompanhado de manual e carregador USB. Adaptador de tomada tem de ser comprada a parte. E bom lembrar que tanto o manual quanto o aparelho vem em inglês!! O suporte técnico também :P Não tem opção para outras línguas e pelo que vi navegando, alfabetos alienígenas tipo japonês não são suportados pelo aparelho ainda.


O teclado e alguns dos controles. A tela está no modo "proteção de tela" e dá para ver em baixo do aparelho a conexão do cabo de força/entrada de dados


Um dos pontos fracos do aparelho é não ter tela sensível ao toque ("ainda", aposto) e o teclado ser MUITO ruim para digitar, as teclas são baixas e rígidas, uma merda de usar em situações normais e pior ainda com o dedo cortado. Claro que é um aparelho focado na leitura, (é para você ler livros nele, não escrever o seu próprio) mas já que dão a opção de por anotações e navegar nele, podiam deixar isso menos pior -_- O botãozinho saltado na direita da foto é o direcional do aparelho, razoável para navegar em menus, um sofrimento para escolher links.

Acho que por enquanto é só, depois eu falo mais. Encerro esse post com uma foto da bunda prateada do Kindle...




...e uma lição de casa, o texto "E-book: o início, o fim e o meio", do Eric Novello. Não concordo com tudo do texto, nem vou abordar ele no próximo post a respeito, mas acho um bom começo para discussões futuras :)

8 Comentários

mushi-san em 08/08/10, às 16:44: twitteiros e amigos de MSN: se alguém tiver alguma dúvida ou sugestão do que abordar no próximo post, concentrem aqui nos comentários senão esqueço :P (Reply)
Julio Cesar Mulatinho em 08/08/10, às 17:22: PDFs, mano, fale sobre os PDFs. (Reply)
Julio Cesar Mulatinho em 08/08/10, às 17:34: Curtiu "As Relíquias da Morte"? Acho os 2 anteriores melhores (o que não quer dizer que ele seja ruim, muito pelo contrário). (Reply)
Rosana Gutierrez em 08/08/10, às 18:37: Oie!
Achei o Kindle interessante. Eu comprei o prs 900(daily edition) que seria o mais proximo do Kindle, tem 3G, mas por enquanto só funciona nos EUA.Eu vi vários pessoalmente, inclusive o da Barns & Noble e pelo q vc falou aqui o kindle e o sony reader 900 são praticamente iguais, a vantagem do modelo da sony é que a tela é maior, vem com carregador, case, capa de couro e os cabos USB, o que eu gostei mais pq acaba "parecendo" mais um livro. Alguns textos em word, dependendo da formatação deram erro, mas pdf e epub ele leu sem problemas.
Tenho um texto pronto falando dele, qdo publicar eu te mando o link.
O que falta mesmo é ter um preço acessível, serviço 3G descente e gratuito e disponibilidade de títulos em português a preços menores. Adoro ebook, mas não troco o cheiro, a textura e o prazer de ler em papel. Ah, o miau é mais bonito que o kindle...rssss Estou com uma gata e 3 filhotes com menos de 4 dias que foram abandonados na rua, acredita! E tb, pelo menos esse seu kinle não tinha opção de cor, não? rsssss Já pensou se tivesse só rosa ( brincadeirinha)
bj
(Reply)
Chrysippo em 08/08/10, às 19:39: Ah, muito bom. Mas agora quero uma review mais gordinha sobre como adquirir os livros, sobre a leitura, se é tranquila, como é, essas coisas. Vi o seu Kindle pessoalmente (suponho ter sido o primeiro lol), e me interessei bastante. (Y) (Reply)
Fabiano Alves em 08/08/10, às 22:49: Acerca da disponibilidade de títulos, tem bastante coisa pra baixar / comprar pro Kindle, Mushi? Tem gibis ou só livros?
Abraços, valeu o Rewiew! (Reply)
Cris em 09/08/10, às 00:11: Algumas coisas me deixam curiosas para ter um em mãos e experimentar.
A principal característica é, justamente, a tecnologia e-ink. Acho isso genial, mas confesso que, pra mim, a tela ainda parece ser um tanto pequena. Um A5 cheio é uma coisa, a tela em si, não chega a um a6… Isso acho que me incomodaria mesmo. Precisaria de uma tela um pouco maior pra me deixar convencida =P Além de claro, uma repensada no teclado e touch ou botoes. Já conversamos sobre isso, mas acho que a opção de markers coloridos, como edições de PDF, pra mim, seria fundamental. Enfim, penso muito em comprar algo assim, quero mesmo, mas acho que ainda vou esperar o reader perfeito pra mim surgir.
Mas acho o review ótimo para quem pensa em comprar e tem dúvidas básicas. Espero que comentem muito pra ver novos posts respostas =P beijocas! (Reply)
Daniel Folador Rossi em 14/08/10, às 15:03: Boa review, Mushi.
Mas ainda acho um ponto engativo dos e-readers a questão da segurança: ninguem vai roubar um livro no ponto de onibus, mas se tiver botões...
arabços o/ (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on agosto 8, 2010 4:33 PM.

19) Sorvete de Nata was the previous entry in this blog.

Calendário (09/08/10) is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en