Papo de Segunda*, 17/10/2010 - Os Autores Problemáticos

| 12 Comments

Segunda Terça passada escrevi sobre um problema geral dos quadrinhos no Brasil, achei meu texto bonitinho e até divulguei o texto a torto, a direito e coisa e tal, mas não dá pra fazer isso sempre.
Hoje quero aconchegar, deixar os problemas do mundo para lá e comentar um dos particulares do mushicomics: os "colaboradores problemáticos".

Depois de duzentos anos cuidando do mesmo site, a gente acaba reconhecendo um padrão no povo que me aparece oferecendo histórias para publicação, mas acaba desistindo logo depois, colocando mais um na legião de histórias abandonadas. Eu acho isso muito chato e é uma reclamação comum nos leitores: "eu lia história X, mas depois parou e nunca mais". Orfandade de histórias é um problema grave.

Eu sei, todo mundo tem problemas, às vezes a vida bate na porta mais forte, a família atrapalha, vem o vestibular, provas de faculdade sugam a vida, desemprego, o serviço sobrecarrega, etc, volta e meia autores vêm me pedir desculpas por terem parado.
Para mim, estes não precisam se desculpar, tem horas que não dá mesmo, e não é deles que vou falar aqui, mas dos que me aparecem com toda boa vontade e condições do mundo do mundo, mas já começando errado:

1) O fogo de palha - acho que esse todo mundo conhece: geralmente é novo, cheio de energia, impaciente. Às vezes é tão energético que consegue agregar mais um ou dois colaboradores à sua história. Só que é uma energia que dura pouco, como é novo, não tem estrutura para manter a chama constante, que apaga nos sopros da vida real. Logo desiste.

(Sempre torço para o nariz para a maioria dos "grupos de ilustradores/estúdios/whatever" que pipocam na rede. Geralmente eles são constituídos por um ilustrador excelente, dois ou três medianos mais o infeliz do "fogo de palha", que é quem agitou a parada toda. Logo o grupo morre por quem agitou desiste, ou resiste algum tempo mais pela fibra dos outros membros. Poucos se tornam algo no mundo lá fora.)

2) O que (acha que) vai ficar rico com quadrinhos - é parente do fogo de palha, meio que um primo evoluído: junta um bando completo, desenhista, colorista, arte-finalista, letreirista e outros -istas. Geralmente é o roteirista. Deve ter prometido mundos e fundos aos outros membros, o material pronto é lindo de se ver.
Mas, conseguir dinheiro com quadrinhos online é um processo lento (tão lento que não consegui ainda) e ninguém se esforça muito na base da promessa, o bando debanda e tudo morre mais ou menos na página dez.

(crianças, dois segredinhos para vocês: a) quanto mais "partes" tem um projeto, maiores as chances de algo dar errado. Entendam como "partes" equipamentos, participantes, procedimentos, etapas, etc. b) Nós humanos somos seis bilhões e temos alguns milênios de história, então, com 99,9999999999999999% de certeza, "a tua idéia fácil e genial que ninguém tentou ainda" já foi tentada e falhou antes de você ouvir falar dela.
Recomendo mesmo checar direito cada pedaço do seu plano e procurar ver o que os projetos semelhantes ao teu fizeram de certo e errado. Google, Wikipédia e (por que não?) Orkut estão para isso, aprenda a usa-los.
)

3) O ilustrador em busca da própria identidade - Suas páginas são lindas, coloridas, há infinitos detalhes e cenários em cada quadradinho. Tá na cara que ele se esforçou o máximo em cada detalhe de cada desenho, e não me surpreende que ele desista de tudo antes da história começar a esquentar... :/
Ilustração e Quadrinhos são artes que se intersectam, mas não são a mesma coisa! A primeira pede um extenso trabalho de composição dos elementos da imagem, da expressão corporal e facial (quando há personagens), aprender a usar texturas, cores, estampas, luz, sombra, brilho, etc. Um bom ilustrador gasta horas e dias em cada trabalho e sabe que seu público vai gastar algum tempo admirando o resultado final.
Nos Quadrinhos também tem tudo isso, mas o foco é outra: em vez do desenho valer por si só, aqui ele tem é de dar suporte à história que está sendo contada, o leitor não vai gastar muito mais tempo em cada quadro além do necesário para ler as falas, e dependendo do enredo, quanto MENOS detalhes no quadro, melhor pra fluência.
Para quem gastou uma vida em quadro, isso é no mínimo frustrante :P
Outro problema do ilustrador que tenta ser quadrinhista é que muitas vezes ele começa o enredo bem, mas como não praticou contar uma história, logo perde o fôlego, descobre que escrever não é tão fácil assim e desiste de vez. Há os que persistem e vingam, claro, mas o contrário disso é tão mais normal...

4) Os desnaturados invisíveis - o ser comete um punhado de páginas, me manda por e-mail, não fala nada além dos dados básicos - muitas vezes sob pseudônimo, não conheço, nunca mais fala comigo.
E sei lá por quê eu ainda coloco no site.

(na verdade eu sei: para fechar buraco no cronograma)

5) Os casos "clínicos" - nem preciso falar muito deles: são os carentes de atenção e de elogios. Muitos amadrurecem e deixam a insegurança para lá, alguns parecem virar gente de acordo com a fase da lua e um tanto viram casos clínicos sem aspas mesmo.
Muitos brigam com a figura responsável pelo site (um dia meu sacossanto sacro explode, anotaí), dão piti em comunidades virtuais a quem ousar criticar seu trabalho ou gostos, periodicamente destroem todos seus desenhos (albuns virtuais e/ou os originais em papel) para semanas depois recomeçarem do zero mais uma vez, ou para nunca mais desenhar na vida.

(Incrível como todos os meios artísticos são celeiros de doidos e de egos superdimensionados...)

6) Os analfabetos funcionais - não sabem escrever nem balões de história muda (e quando recebe crítica pelos erros crassos no português básicos respondem com "eu sabia que vocês iriam ter preconceito com isso"), não lêem as regras do site, não entendem como o mushicomics funciona e vêm me encher o saco no msn para perguntar. -_-'

Acho que é só. Claro que tem gente que começa fazendo besteira e acerta com o tempo (tipo eu, tirando a parte do "acerta com o tempo") e o mushicomics é um site aberto para qualquer um que queira contar uma boa história em quadrinhos (com excessões para manter uma linha editorial), não vou barrar gente por que acho que indivíduo X ou Y vai me dar problemas por me parecer com um dos arquétipos acima ou algum outro que esqueci.
Mas gostaria mesmo que os colaboradores e candidatos a colaboradores fossem comprometidos com a história que se propuzeram a contar e com seus leitores, não com o próprio umbigo ou com ilusões de grandeza.

E como já disse antes, o site anda melhorando muito na qualidade e comprometimento de quem tem sua história aqui. Mas ainda, volta e meia, me aparece uma assombração dessas :P

Falando em comprometimento, furei o calendário quarta passada e a Sessão Zumbi de sexta - em que comentaria os comentários aos problemas das histórias em quadrinhos brasileiras. Até comecei a escrever, mas tava sonado e achei melhor deixar para a próxima. Melhor não fazer do que fazer errado. Mas melhor fazer errado do que demorar demais, fica pra sexta agora, sem falta. Acho^^


* post de segunda, mas publicado no fim de noite de domingo X) Texto enorme por sinal o.o'

12 Comentários

Jussara Gonzo em 18/10/10, às 00:24: Hahaha! Muito boa a lista! Ficaria ainda mais engraçada se citássemos nomes... mas quem já conhece o "mercado nacional de quadrinhos" há pelo menos uns dez anos nem precisa dar nome aos bois :P Mas acho que o pior de todos realmente são os permeados por fogo-de-palha. A galera que não tem fôlego para... se não manter periodicidade... pelo menos chegar até o final do troçoq ue se propos a fazer! Neste ponto que eu me orgulho de ter mantido por QUATRO ANOS uma hq que, gloriosamente, chegou ao seu final! Turn to Fall! Ela é bem chatinha e cheia de dúvidas existenciais que me permeavam na pós-adolescência (sem falar em desenhos horríveis!) Quem quiser espiar... ==> http://hqexperimental.blogspot.com/2010/01/turn-to-fall.html (Reply)
Marcus Beckenkamp em 18/10/10, às 00:51: Acredito que exista muitos autores que passam por fases onde se encaixam em algumas características citadas acima. Eu mesmo, depois de quase duas décadas desenhando hqs, já fui algum desses. Hoje ja sou muio mais de boa e tranquilo em relação ao que produzo, mas o mushi é testemunha de algumas recaídas que tive em relação as minhas histórias. =) *comentando via mobile* To chique! (Reply)
Wa em 18/10/10, às 01:27: hahah, será que sou um pouco de todas? idk, mas me esforço pra não ser. Eu acho que o que falta é levar a sério, a sério mesmo, ter respeito não só pelos leitores mas pelo próprio trabalho, se comprometer a levar as coisas adiante, ter maturidade de começar e terminar as coisas, que nem gente grande. Ótimo texto, Mushi (assim como o da semana passada, não comentei pq não tinha nada interessante a agregar, ainda sou pirralinha nestes assuntos XD)e continue com o bom trabalho. Imagina tudo o que tu estressa como pontos de sucesso no futuro hahaha
bjks! (Reply)
Fabiano Alves em 18/10/10, às 01:32: Muito bom!
Mas é isso mesmo que acontece.
Uma das HQs que eu gostei do Mushi ficou no limbo porque o próprio artista partiu pra outra e nem ligou.
Excelente lista Mushi. Isso deveria constar nos anais da HQ brasileira!
PS: Mushi, tem como trocar o Captcha daqui? Eu quase sempre erro quando vou postar uma mensagem! (Reply)
Kari Esteves em 18/10/10, às 13:12: Tdo o autor já passou por alguma dessas aí... XD
Tbm já vi de td...! Mas é uma boa pra q cada um de nós reflita em como tem trabalhado e levado suas histórias pra frente...! Resumindo, isso pode ser o passado, o presente e o futuro de um desenhista/roteirista, dependendo de como ele toma conta de seus afazeres do dia a dia... (Reply)
Mary Cagnin em 18/10/10, às 18:49: A maioria dos casos acima citados deve-se a idéia "glamurosa" de ser um quadrinista, até que o ser descobre o quão dura (e solitária) pode ser a sua vida nesse ramo. Por experiencia própria... porque a gente fica mto tempo numa página q a pessoa vai ler em 30 segundos. Quando a gente pensa nisso, é meio desanimador, mas pra mim VALE A PENA! Sempre vai valer, pelo simples fato de que posso contar minhas histórias e desenhar, coisas q gosto de fazer. Isso não é tudo, é claro... como voc~e disse, historia em quadrinhos tem uma linguagem própria e é preciso entende-la antes de mergulhar dentro dela... mas enfim, é isso. Eu entendo seu ponto porque você tem que lidar com essas problemáticas diariamente e fazer o site dar certo. Mas creio que temos exeplos de boas histórias aqui que podem servir de inspiração aos aspirantes a quadrinistas =) (Reply)
Gilvany S em 20/10/10, às 06:04: Como de praxe, mais um post que vale a pena ser lido por leitores e autores. serviu ate mesmo pramim!.
Tenho que admitir( momento revelação...) que eu sou um exemplo de autor problemático. me enxerguei em todos os perfis ali. Mas, claro, minha meta é amenizar esse meu comportamento da melhor maneira possível. Sei que isso vai levar tempo. Amadurecer é um processo que exige muitas experiências na vida de um autor,e disso ainda sou pobre.
Eu sempre boto culpa no meu signo (KKKK). Sou de peixes, do tipo que sonha demais e desiste demais. quando as coisas não saem bem como eu queria, a tendência é sempre desistir. afinal é mais fácil desistir do que enfrentar o problema de frente. Sou muito dependente da auto estima e inspiração. Fogo de palha tenho que ter toda hora se não meu projeto morre...como tem acontecido. Talvez eu seja muito exigente e critico demais. perfeccionista ao extremo. Sem falar do meu ego inflamado...vive em rédea curta!
Já fui vítima de desse tipo de "profissional" também. Por experiencia própria, eu sei como um artista se sente quando seu roterista diz que simplesmente 'não dá mais'. Ja participei de um projeto( que prefiro não citar o nome) grande, ambicioso, que tinha tudo pra dar certto se não fosse o maldito e ilusório, fogo de palha e a instabilidade e falta de responsabilidade dos envolvidos. Parabéns Mushi-san! Penso que não é fácil criticar autores sem ferir o ego sensível que cada um possui. Gosto de sua franqueza...
Que suas sábias palavras continue iluminando nossos caminhos. XD
Att.: Gilvany (Reply)
Renan Amaral em 20/10/10, às 15:35: Acho que esse é um dos poucos pontos que tenho orgulho de mim. Minha história anterior era um lixo, e consegui mandar ela por 13 capítulos, com direito até a um "FIM" na última página, hehe... pena que essa eu nunca vou publicar em lugar nenhum, porque é horrível de tão ruim! xD E a minha nova, planejo levar adiante até o fim também... mesmo que tu tenha apenas 5 leitores, já é uma falta de respeito tu terminar uma obra por falta de vontade! Ótima matéria! Mesmo eu não sendo (felizmente) nenhum deles, já passei por fases que quase me tornaram um... :P (Reply)
Yu-chan em 20/10/10, às 15:48: Oláa^^ Adorei seu post!! (me identifiquei "o ilustrador em busca da própria identidade") XD eu sempre pensei: - vou me esforçar até ter um desenho perfeito e rápido antes de colocar as ideias em pratica! e para isso preciso ficar mega craque, enchendo de detalhes para as pessoas olharem e verem uma cena real de personagens interagindo - mas até agora eu ainda to treinando muitooo e o q eu mais queria era fazer uma história que pudesse fazer as pessoas se interessarem, rirem, pensarem... T-T vou tentar pelo menos fazer uma one-shot (nem q seja meio nonsense) pra praticar os desenhos rápidos e em movimento! (Reply)
Borges em 21/10/10, às 10:21: — Fogo de Palha. — Presente, professor! _O/ (Reply)
Fabiano Alves em 21/10/10, às 22:42: Em sintese, falta uma postura mais profissional pro povo.
Eles estão levando muita coisa ( pra não dizer tudo! ) como brincadeira.
Assim não dá pra virar profissional nunca!
Ótimo post Mushi!
(Reply)
CleanWater em 18/02/14, às 13:43:
Li o outro artigo (problema das HQs brazucas), e agora li este.
Realmente estava mesmo precisando de um tapa na cara para acordar!!!
Obrigado de novo "senhor inseto"!!! (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on October 17, 2010 10:55 PM.

Papo de Segunda*, 12/10/2010 - O Grande Problema das Histórias em Quadrinhos Brasileiras é... was the previous entry in this blog.

Sessão Mini Zumbi - 19/10/10 is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en