Sessão Zumbi - 31/10/10 - os formatos de quadrinhos digitais

| 1 Comment

"Sessão Zumbi" era o nome da seção de cartas do fanzine que eu fazia com alguns amigos, séculos atrás. A idéia é que ninguém escreveria para ela, então seria uma parte meio morta do zine XD E decidi que vai ser o nome da "seção de cartas" do mushicomics: alguns dos comentários que fizerem pelo site afora (sobretudo nas notícias), vou responder aqui, toda sexta ou algo assim.

(deve a seção de um site mais anacrônica de toda a internet XD)

E finalmente colocando em dia a Sessão Zumbi ^^ Eu ia postar essa na sexta, mas tava vendo o debate e meu cérebro foi sugado pelo sono no processo. Dia 24 escrevi sobre os formatos de quadrinhos digitais (e republiquei no DeviantArt e no meu blog), e como previ, teve poucos comentários - justamente o que eu queria para uma Sessão Zumbi mais light que os dois últimos godzillas que tive de fazer XD

(em tempo: eu selecionei a maioria, mas não todos os comentários, e alguns eu editei para encurtar e chegar direto ao ponto. Nesses casos, se alguém achou que mudei o sentido do que disse anteriormente, me avisem)

Mary Cagnin: To gostando dos papos de segunda... interessantes e até informativos =) Em geral eu disponibilizo a versão pdf para as pessoas poderem ler em ordem com certa liberdade (é um formato q o deviantart aceita) e como o site publica algumas paginas de cada historia por semana, então a versão html parece ser a melhor mesmo! Sem contar q os sites para leitura online de mangás tbm trabalham dessa forma.
Obrigado ^^ Estou tentando repassar a quem acompanha o site o pouco que entendi sobre fazer/ler/editar quadrinhos (e às vezes, além disso). Você sabe se as pessoas lêem PDF? Para mim me parece ser uma forma de guardar/colecionar, mas não de leitura ^^
Já pensei em fazer um link para download em CBR/PDF, justamente pensando nesse público, mas acho que não vale o custo/benefício para mim.

grind-universe: Você abrangeu tudo aqui em relação a formatos e foi o 1º [...] que colocou em um nível mais humano essa briga ridícula da empresa do jobis e da adobe.
No fundo você sabe que ambos querem dominar o mundo *risos* enquanto esses se engalfinham a micosoft vem pelas beiradas com o silverlight e se vacilarem vai passar a perna em ambos não que o silverlight seja digno de comentário e graças a Deus que não o citou aqui.[...]
Eu acho que devo ter escapado algumas coisas quanto a formatos, especialmente à web: vi vários sites com alternativas de publicação legais enquanto escrevia o texto. Parecem bonitos de mexer, mas não sei se são fáceis na manutenção X)
Quanto à briga Adobe x Apple x MS, eu sempre recomendo ficar com o que dependa o mínimo possível de uma solução que tem um dono só ^^

fabiano-alves [...] Eu, falando por mim, prefiro o Html mesmo, embora tenha lido muito Combo Rangers na época e achava os flash divertidos por essas possibilidades de colocar músicas, efeitos, etc...
Problema de flash é o que falei: é muita coisa para se aprender para fazer algo minimamente decente. Fora que ser obrigtado a piratear um programa pra fazer histórias em flash também não é uma boa X)

Lance do formato PDF pode ser contornado usando algum leitor de pdf alternativo, como o Foxit reader.
Eu mesmo desisti do Adobe, ficou pesado demais! >_>[...]
Eu sei que existem várias alternativas para PDF e para CBR, mas fiz pensando no leitor "básico", que não tem muitas manhas e às vezes não pode instalar nada por que está usando o computador do serviço XD Para quanto mais gente sua história conseguir chegar sem dificuldades, melhor x)

1 Comentário

Amanda em 31/10/10, às 16:18: Meu sonho é um formato oficial..tipo, poder até comprar quadrinhos digitais pra ereaders e afins...o PSP tem um programa pra isso: http://minilink.me/22389/ mas não é ideal ainda...as letras ficam muito grandes ou muito pequenas...não entendo a dificuldade em fazer quadrinhos virutais :D (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on outubro 31, 2010 3:00 PM.

Indesejável nº1 was the previous entry in this blog.

59) Suspiros Recheados is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en