New Mutants Special Edition #1

| 5 Comments

Nem sei de onde tive a idéia. Sou/fui fã dos Novos Mutantes (e dos X-Men, da Marvel, da DC, dos comics...) quando adolescente, mas não vou dissertar aqui sobre isso :P Mas, mês passado eu estava procurando inomináveis e me deu vontade de colorir a capa da revista que dá título ao post, que saiu na 22ª edição da revista dos X-Men, quando ainda era formatinho e quando ainda era da editora Abril. Para ser mais exato, essa aqui:


clique e tal para ampliar, se quiser, ninguém tá te obrigando :P

Por que colorir? Por que seria legal praticar ^^ Por que essa revista? Por que gosto MUITO do traço do Arthur Adams e essa história é uma das que mais gostei no período, por 'n' motivos, daquelas que revi várias vezes até a revista esbagaçar ~_~
Bom, procurei a capa escaneada na rede, ou a revista inteira, e para minha surpresa só achava ela em baixa resolução (800px de largura para baixo) ou só digitalizada um pedaço. Malditos sejam, piratas preguiçosos!

Olhei para minha coleção: eu não tenho nem idéia se ainda tenho a velha revista da Abril nas minhas caixas, nem certeza em qual delas estaria e sem dúvidas ela estaria ruim demais para ser escaneada (tamanho reduzido + excesso de uso).
Meses antes eu tinha comprado o encadernado de Asgardian Wars, o arco de histórias que a revista tal pertence, mas claro que eu NÃO ia ser doido de estourar a encadernação da revista no scanner, né?
...Mas eu fui doido de ir no ebay e comprar a revista original de 1985 =B Achei uma cópia num preço legal e com correio e tudo saiu cerca de 30 reais.

Agora, era só esperar...

E perto do Natal, chegou :D


No fim das contas, foi uma bela aquisição para minha coleção ^_^



Comparando com a edição encadernada de Asgardian Wars



Mais comparations e o por que de não ter escaneado o encadernado



E para uma revista de vinte e cinco aninhos, ela tá bem conservada :D


No mesmo dia fui ao serviço: escaneei a capa em exageradíssimos 600dpi (deu 3 bmp de mais de 100mb cada), emendei as imagens no fotoxop e reduzi a 50% do tamanho, já que o computador estava mostrando a língua X)

E editei a imagem, comecei a pintar... e só hoje de madrugada terminei, resultando nisso aqui:


clique na imagem... para ir ao meu deviantart ^^

Modéstia a parte, to orgulhoso XD #instantwallpaper

(a partir dessa parte do post, uma explicação "mais técnica" de algumas coisas que fiz na imagem, quero compartilhar alguns truques. Isso é, texto de n00b tentando ensinar para quem manja de verdade ^^) (e talvez eu fale um pouco dos personagens)

Antes de tudo, vou avisando que os passos aqui são resumidos do que aconteceu, de que estou supondo que você tenha uma intimidade (ui!) básica com o Photoshop e de que entre uma etapa e outra tem uma infinidade de ajustes de cores/brilho/constraste/transparência/etc. É mais uma idéia geral do que a receita completa :P

A primeira dificuldade na bagaça toda foi limpar a imagem, isso é, tirar toda a parte colorida e deixar só os traços em preto e branco >_<

No Photoshop, eu brincaria muito com brilho/contraste, com a ferramenta "borracha mágica" (meu soft tá em inglês, se eu errar algum nome em português, m'avisem) e uma dose imensa de paciência com o tablet e com o ctrl+z.
Estava começando a fazer isso quando me lembrei de uma coisa: imagens de computador são feitas com a combinação de três cores: vermelho, verde e azul (red/green/blue, por isso imagens coloridas no PS são chamadas de RGB), mas quando são impressas, as cores são geralmente quatro: ciano, amarelo, magenta e preto (o padrão CYMK... eu e meus amigos achávamos que era CYMB quando batizamos o CYMB ótico^^). Bom, se no RGB o PS separa as cores nos três canais de cores, será que dá para converter a imagem em CYMK, separar o canal preto... bom, acho que vocês entenderam minha lógica^^ E dá para fazer sim.

Para os mais perdidos: Imagem (lá no alto) > Modo > (talvez aqui tenha de fazer o PS mostrar todos os itens do menu) > cor CYMK.
Depois ir para a janela de Canais e separar a preta para sua diversão :)



Vou falar o óbvio para a maioria, mas não custa deixar escrito: para colorir, vá na camada em que está o desenho e mude o modo dela de "normal" para "multiplicação". A partir disso, crie camadas ABAIXO dessa para ir colorindo. Eu tenho o hábito de criar camadas diferentes para pintar a pele, os olhos, roupas, etc... e nesse caso não foi diferente

(mas atire a primeira pedra quem nunca errou de camada na pintura alguma vez e deixou assim mesmo :P).

Aí veio o trabalho que durou vários dias e muitas camadas: colorir cada personagem e cada pecinha de roupa. Como tenho uma vida e não tinha prazo, me impus o limite de colorir no máximo dois personagens no dia (sete heróis + trocentos monstros). No fim, ficou mais ou menos assim:



Já nessa fase, decidi colocar texturas nos personagens: em vez de cor chapada, ir pegando referencias fotográficas e ir copiando/colando/recortando na imagem, em uma camada a parte, sempre.

Tipo, no canto direito tem a Lupina/Wolfsbane, que é uma menina que pode se transformar em lobo e numa forma intermediária. A maioria das texturas que usei nela foram roubadas desse lobo aqui.

Acima dela tem Cannoball/Míssil. Como o nome em português dele é bem sugestivo e resume bem os poderes do moleque, o Google me deu essas referências aqui, aqui e aqui para a fumaça que sai dele, além do brilho da propulsão.

E por aí foi. Eu ia fazer uma lista extensa, personagem a personagem, mas acho que no fim seria inútil e os exemplos dados são o suficiente XD Pros mocinhos, usei também as cores padrão deles revista, mas como os monstros mal apareciam e eram basicamente azul e laranja nas páginas, decidi inventar cores (bem feias, intencionalmente) para eles.

Só queria abrir um espaço aqui para o personagem totalmente de preto a esquerda, Sunspot/Mancha Solar, que tem superforça (mas que perde ela se ficar muito tempo sem luz solar, que é sua fonte de energia, daí o nickname). O nome "real" dele é Roberto da Costa, e é supostamente nascido no Rio de Janeiro, cerrrrrrrrto?


"Hombre"!?

Pras três figuras ao fundo (Loki, Tempestade, Encantor), tive de pegar o canal Ciano do arquivo CYMK, e como queria fazer um tratamento diferente do resultado final da revista, limpei tudo o que não era os personagens com o tablet, um verdadeiro trabalho de corno, colori em um .psd a parte (achei melhor, o arquivo já passava dos 150mb...) e depois inseri no desenho setando ela de "normal" para "divisão".



Atrás deles, coloquei uma mescla de imagens espaciais e do céu e na frente deles, uma foto do céu diurno (também em "divisão")



Em tempo: quando usarem imagens, sempre consultem se ela é de domínio público e/ou se o autor permite o uso gratuíto dela, ou sob quais regras.

O segundo momento mais trabalhoso foi inserir as sombras nos personagens. Antes de tudo, tem de identifcar a origem da luz principal do desenho, que pelo jeito vinha da direção do leitor. Aí fui criando layers e mais layers de sombra (uma para personagem/grupo de monstros) para não misturar e borrar sem querer o trabalho já pronto.

Com sombras, eu geralmente vario de desenho para desenho. Normalmente gosto de colocar a camada em "color burn Superexposição de cor" e diminuir a opacidade para uns 40%. O problema é que esse método não funciona com cores básicas, tipo o amarelo dos uniformes :P

Outro método, o que usei aqui, foi colocar em Multiplicação mesmo, também a 40%. Não é tão bonito, mas funciona^^



Nessa fase uso e abuso das ferramentas Pincel, Borracha e Borrar, com várias graus de opacidade/intensidade (geralmente 40%), dando vários degradês à sombra de acordo com a forma do objeto que vai ser sombreado. Dá uma olhada como fica o desenho sem o contorno e as cores, só com as sombras:



(como podem ver, personagens que emitem luz obviamente não tem sombra... xD)

Acima das sombras, coloco camadas de luzes e brilhos 0:) Aqui variei bastante, tem personagens que usei Multiplicação, tem camadas em Luz Intensa (40% ou 60%) e Sobrepor (100%!)


A diferença é sutil, mas valoriza bastante o desenho :)


Ah, lembrei: alguns personagens tem mais de uma camada de sombra/luz, acima e abaixo, dependendo do efeito que eu quis fazer. Tudo na base da tentativa e muito erro... XD

Bão, falar de cor, luz e sombra é meio que o básico em qualquer pintura^^ Vamos um pouquinho adiante: em cenaríos amplos, quanto mais distante o objeto, mais azulado ele fica:


Se for em São Paulo, fica mais cinzento:P

Então, vamos azular Asgard (a montanha voadora): Nesse desenho fiz uma camada com Divisão (outras versões do PS chamam de Tela (Screen no original), com opacidade de 70% e pintei de azul. Chato é não deixar vazar a cor para fora da montanha.



Dois truques que cogitei usar, mas achei melhor não:


Desfocar os objetos muito longe ou muito próximos. Mas praticamente só existe quando os objetos estão bem próximos, ou quando você está muito distante do objeto e usando uma lente poderosa ^^ Fica estranho em desenhos assim... e iria mexer mais ainda na arte original, o que eu não queria.


Eu também poderia usar desfoque de movimento em algumas partes, afinal é uma cena de batalha com espadas, braços, pernas e corpos inteiros em movimento!! Mas como achei melhor não mexer mais no trabalho dos outros...

Pelas minhas contas, tem cinco personagens emitindo luzes: Karma, a gordinha acima emitindo uma rajada de controle mental (ela ficou assim por causa de uma história anterior, nessa edição mesmo o roteirista dá um jeito nisso e ela fica assim. Pena que ela só exista no papel. E mesmo se existisse em três dimensões, numa história posterior ela declarou que só gosta de meninas xD). Abaixo dela tem a Magma, ao lado do Sunspot. Além deles tem o Warklock (o alien preto e amarelo dominando a cena) e a espada de Magik/Magia. Se eles emitem luz, essa luz tem de aparecer nos objetos em torno, certo? Façamos:



Um tipo de fonte de luz que não aconteceu nesse desenho, e que é até meio raro na vida real, é o de reflexo, que achei nessa imagem quando eu tava fazendo a tymyze:


A unica fonte de luz é branca e vem da direita, mas ela é tão forte que ao bater na parede azul, ela volta, azulando o lado esquerdo da menina. Como eu falei, é meio difícil de acontecer na vida real, mas nada impede de você exagerar nas suas cores ;)


Eu poderia também ter feito rastros de luz, mas esqueci e não vou mexer mais no desenho não :P

Um efeito que acabou se perdendo no meio de tantas cores, mas já que fiz, vou deixar registrado: me incomodou que as luzes vindas dos personagens afetassem tudo, menos o traço do desenhista. Eu tinha colocado as camadas com a iluminação abaixo do desenho, quando eu colocava acima, a combinação de luzes + traço preto ficava feia. Queria que as linhas ficassem sutilmente coloridas.

Criei um grupo, deixei ele em Multiplicação, movi o desenho para dento do grupo e deixei ele Normal. Depois criei uma camada nova, deixei ela em Clarear (15%) e joguei cores nela, assim:




Como podem ver, a diferença no traço foi mínima, mas acho que dá para fazer melhor com isso na próxima^^

• A assinatura dos artistas no canto inferior esquerdo fiz colocando uma imagem de papel velho que achei na rede e ajustando o formato.
• O código de barras fiz em um .psd a parte: sobre a figura original, coloquei o texto e o logo do site, ambos em Clarear a 100%. Depois achatei tudo e coloquei no desenho, numa camada acima do desenho em lineart.
• O efeito de papel envelhecido eu peguei uma revista velha que está escaneada na rede, tipo assim, selecionei um pedaço e pus em cima do original, com Cor a 70%
• O logo foi a mistura de vários efeitos, entre eles Saturação em cima dessa imagem aqui, retirada do último capítulo das Asgardian Wars:


Achei legal como o desenhista brincou com as alturas dos adolescente XD

Enfim, ficou assim:



O último toque: enquanto coloria as luzes que saiam dos personagens, vi que os da esquerda eram vermelhos, no centro predominava o amarelo e na direita o azul, então fiz uma camada bem colorida:




...e coloquei sobre TODAS as outras como Sobrepor a 20%:


clique e tal para ampliar, se quiser, ninguém tá te obrigando :P [parte final]

Eu acho que deu mais "vida" ao desenho. É uma luz realista? Não, mas me mostra o traço 100% realista aí X)

Fim!!

Créditos finais: todos os personagens são proprieade da Marvel. O desenho é de Arthur Adams, com arte-final de Terry Austin.
Não me acho melhor colorista que Christie Scheele, a colorista original do desenho: ela é/foi uma profissional, tinha prazos para cumprir, coloriu sozinha uma revista de 64 páginas (coisa que nunca vou fazer XD) e não existia Photoshop na época!!! (não achei site da Christie, mas tem uma homônima pintora na rede que pode ser ela ou não...)
Colori esse desenho como homenagem de fã, com objetivo de praticar o pouco que sei, tentar aprender coisas novas e repassar adiante esse pouqinho.^^

5 Comentários

Amanda em 15/01/11, às 23:33: Muito bem Mushi!!!! Aprendeu quase tudo que eu te ensinei!!!
Com um pouco mais de treino você deixa de ser amador! hehehehehe (Reply)
Julio César Mulatinho em 16/01/11, às 12:18: Eu não tenho intimidade com nada, mas achei FODA. (Reply)
Marcus Beckenkamp em 17/01/11, às 08:47: Curti muito o tutorial! =) Principalmente a mágica que você fez pra separar o traço dos cores! Genial! oO (Reply)
Ricardo Bittencourt em 17/01/11, às 23:22: Achei bem bacana, mas não ficou faltando pintar o pescoço do Loki? Ou foi de propósito? (Reply)
mushi-san em 18/01/11, às 07:25: @Ricardo: na maioria dos desenhos que encontrei, o pescoço dele está coberto de preto, ele deve usar uma gola bem alta, especialmente na fase de Walter Simonson. Então... X) (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on January 15, 2011 9:11 PM.

Contem os erros was the previous entry in this blog.

Somos os melhores no que fazemos, e o que fazemos é bonito de se ver. is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en