Duas perguntinhas para religiosos e leitores da Bíblia

| 7 Comments

...já que ambos os grupos não são sinônimos. Ah, e não são perguntas ofensivas ou defensivas, mas para pesquisa de uso próprio:

1) A "regulamentação" do divórcio é bem documentada na Lei Mosaica (Dt 24:1-4) e depois (para os cristãos) desautorizado no Evangelho (Mt 5:32, Mt 19:3-9, Mc 10:2-12, Lc 16:18. Parece que João (que não é sinóptico) é ausente sobre isso...), mas e o contrário? Onde na Bíblia que se determina o casamento, ou ao menos a situação que diz que "Deus uniu" as duas pessoas? (de preferência, peço citações do Pentateuco e evangelhos...)
2) Há algum caso no Antigo Testamento de castigo por quebra da leis alimentares ou de não-circuncisão? (apesar que acho que tem casos desse, mas daqueles não onde...)

Em tempo, não procurem "circunsisão" na wikipedia lusófona >_<

7 Comentários

Antonio Luiz M. C. Costa em 21/08/11, às 17:34: 1) "Onde na Bíblia que se determina o casamento, ou ao menos a situação que diz que "Deus uniu" as duas pessoas?" Re: Não existe. Casamento na Bíblia não é tratado como assunto de Deus, mas como instituição humana protegida e normatizada por leis religiosas. Há penalidades para o adultério etc., mas em parte alguma se sugere que Deus una duas pessoas em casamento. A justificativa da Igreja Católica para tratar o casamento como sacramento são as "Bodas de Caná" (capítulo 2 do Evangelho de João), nas quais Jesus teria participado transformando a água em vinho... 2) Há algum caso no Antigo Testamento de castigo por quebra da leis alimentares ou de não-circuncisão? Re: Leis alimentares, há duas referências. Uma é Levítico 7:25 - "Porque qualquer que comer a gordura do animal, do qual se oferecer ao SENHOR oferta queimada, a pessoa que a comer será extirpada do seu povo" (entenda-se banimento). A outra é Levítico 17:10-12 - "E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo" (idem). Na prática, tribunais rabínicos outrora puniam transgressões graves das proibições alimentares com açoites. Circuncisão: a referência é Gênesis 17:14 - "E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança." (Reply)
Luciano Do Carmo Carmo em 23/08/11, às 23:33: Leia atos e hebreus. (Reply)
Luciano Do Carmo Carmo em 23/08/11, às 23:38: Vc procura exemplos do castigo no antigo testamento ou novo???? (Reply)
Antonio Luiz M. C. Costa em 27/08/11, às 17:58: Há maldições genéricas que em Levítico 26 e Deuteronômio 28 ameaçam quem desobedecer as leis divinas em geral, mas nenhum caso concreto de punição por desobedecer leis dietárias ou deixar de fazer circuncisão. Os casos de punição divina concreta na Bíblia são quase sempre ligados a um desafio direto a Javé ou às autoridades por ele constituídas, como Moisés (expulsão do Éden, torre de Babel, pragas do Egito, os hebreus punidos com serpentes venenosas por "murmurar" contra Moisés etc.), ou "genéricos", por desobediências não especificadas, mas supostamente terríveis (Dilúvio, Sodoma e Gomorra, o Exílio em Babilônia etc.). Os únicos casos de punição divina por desobedecer leis específicas, que eu me lembre, são o de Nadabe e Abiú, levitas queimados vivos por oferecer fogo "impuro" aos sacrifícios do templo (Levítico 10:1-2) e de Uzá, fulminado por tocar na Arca da Aliança para impedi-la de cair sem ser um levita (Crônicas 13:9-11). Ou seja, supunha-se que Javé não se encarregava do varejo. A não ser no caso de Jó, punido por coisa nenhuma para testar sua fé. (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on August 21, 2011 2:33 PM.

Metrô Sé, seis da tarde was the previous entry in this blog.

Ó pói is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en