Mushi na Europa - Finalmente em Berlim, mas... vamos falar do metrô? -_-'

| 6 Comments

(Ainda sobre a Espanha: foi só eu reclamar que as coisas prometem melhorar, mas pelo jeito, escapei por pouco XD)

Deixa eu colocar a coisa em datas: dia 25 saí de São Paulo, dia 26 passei por onde na próxima vez não passo e cheguei em Berlim. Dia 27 foi meu primeiro dia inteiro em na capital da Alemanha, eu ainda estava meio de jet lag mais uma dor de cabeça de brinde.


Berlim Oriental. Foto da região onde eu "morei"^^


Restaurante com típica comida alem.... tailandesa. Segundo meus amigos, tem muitos tailandeses e vietnamitas por lá. Chineses, coreanos e japoneses? Só como turistas^^

Saí brevemente pela manhã, de teimosia: peguei metrô, fui até a Alexanderplatz, cruzei algum shopping que não acho no mapa e fiquei fazendo nada numa praça atrás dele um tanto, andei até a onipresente antena de televisão da cidade e, por fim, a Marienkirche. Não conhece estes lugares? Não importa, eu estava bagaçado demais pra ter qualquer noção do mundo em volta, fica para outro dia. Ainda era manhã e voltei para casa dormir o dia inteiro.

Já que o dia foi morto, deixa eu tentar explicar o meu meio de transporte preferido na cidade: o metrô :P


Cliquem para ver grandão

1) Nem vou comparar a malha berlinense com Rio ou São Paulo (cujo mapinha oficial é mó enganação: desse furdunço, que não é grandes coisas, só cinco linhas são metrô de verdade, sendo que a Lilás liga o nada ao lugar nenhum. O resto são no geral linhas de trem, boa parte com trens e estações em péssimo estado).
Se querem comparar Berlim com alguma coisa (339 estações ("U" + "S") para 3½ milhões de habitantes), comparem com Tóquio (274 estações, 13 milhões de habitantes) :P


Metrô alguns quarteirões de casa =}

2) Os trens são limpos, amarelos (=P) e vêem em diferentes sabores modelos. Com poucos vagões, com muitos vagões, novos, velhos, mas todos muito bem conservados. Estações também são um brinco em limpeza, conservação e sinalização (apesar que algumas estações são confusas por estarem no entrocamento de 3984752307² linhas, não tem TOC por organização que resolva)(sim, Alexanderplatz, eu estou falando de você!)


Trem velho, sô =p


Já esse é mais moderno^^


É bobo, mas eu achava legal ver por dentro os trens novos "se contorcendo" a cada curva ou subida na linha. Em Sampa, a mesma acontece na linha amarela, mas os trens são mais estreitos e mais cheios, raramente se consegue o mesmo efeito :P

3) As portas dos trens não abrem automaticamente (nem a dos trams) ao chegar na estação. Você tem de apertar um botão ou, nos trens mais antigos, mexer na maçaneta ^^


Sim, eu disse maçaneta o.o

4) A malha é dividida em três áreas (A, B, C - tá no mapa, cê viu?), com diferentes tarifas dependendo de onde você parte e onde você vai (um bilhete que vale para as regiões AB é mais barato que para ABC, por exemplo. Tem as tarifas aqui, em inglês). Há bilhetes com diferentes durações (usei um que valia uma semana que me fez a alegria ^^) e vale para ônibus e trams também.

<- Ao lado, um bilhete autenticado

5) Em Berlim, as estações de metrô... não tem... catraca/roleta/bloqueio!!! Nein! Você chega na estação, compra bilhetes em uma máquina, autentica em outra e entra no trem. Poder da fé e da confiança do governo nos seus cidadãos? Eu não diria isso. Existem fiscais e os vi em ação três ou quatro vezes: eles chegam de surpresa no vagão, mostram a identificação e pedem para todos mostrarem seus bilhetes. Quem não tiver, paga multa de €40 (ui!), os fiscais até carregam maquininhas de cartão de crédito para receber o pagamento na hora XDD
E sim, todas as vezes que os vi entrar, tinha alguém passeando de graça...

(parando para pensar um pouco, se isso acontecesse no Brasil, já ia ter uma conta no twitter dedurando onde os fiscais foram avistados...)


Máquina de bilhetes...


...graças à Deus, tem opção de instruções em outras línguas (francês, inglês e polonês)


E autentique seu bilhete antes de embarcar^^

6) A certa altura o bestão aqui se perguntou como os metrôs de Berlin Ocidental e Oriental se ligaram depois da queda do Muro?... bem, é simples: eles já estavam ligados antes da construção do Muro, da Segunda Guerra e do nascimento da tua avó. As primeiras estações são de 1902 e na Guerra Fria, linhas foram interrompidas e estações foram fechadas até a virada da década de 1980 para a de 1990.
Simples assim.


Painelzinho mostrando quanto tempo falta para o trem chegar na estação X)
(número da linha • sentido • minutos)


P.S.: Queria agradecer à @ceric e @NNNery pela ajuda com a conversão de vídeos =)

Europa 2012
Mushi na Europa - antes de tudo (I)Mushi na Europa - antes de tudo (II) e dali eu passei X)Mushi na Europa - Finalmente em Berlim, mas... vamos falar do metrô? -_-'
Japão 2011
sRViajo ou não viajo pro Japão?Prova do crimePreparação de viagemMushi de ponta cabeça - parte zeroMushi de ponta cabeça - parte umMushi de ponta cabeça - parte doisMushi de ponta cabeça - parte trêsMushi de ponta cabeça - parte quatroMushi de ponta cabeça - parte cincoMushi de ponta cabeça - parte cinco e meioSobre namorar japonesas no Japão...

6 Comentários

Elvis Rodrigues (@tocadolobo) em 14/06/12, às 01:09: Caramba, muito louco esse metrô! o.O Portas manuais?! What the hell??? Você achou que é interessante ter portas manuais? E eu nem andei na Linha Amarela de SP ainda, não sabia que os vagões eram "emendados", como em um ônibus articulado. Bem bacaninha mesmo. =P Li que o metrô de Shanghai que é o monstruoso da atualidade, disputando com o de Pequim. Mas NY e Londres são os mais famosos! (Reply)
Camilla em 14/06/12, às 09:52: Uma coisa que tem que lembrar em relação às portas: -15C no inverno. Imagina vc no seu metro quentinho, e a cada 4 minutos entra um vento/frio horrível? (e em Berlin venta MUITO.) Assim eles resolvem dois problemas: só entra frio quando necessário e economiza alguma energia. :) (Reply)
Chrysippo em 14/06/12, às 10:15: Ahhhhh, genial, genial! Eu fiquei igual a um retardado vendo o metrô rebolando. lol
Btw, agradabilíssima a vizinhança! x)
(Lendo aquele link "escapei por pouco", aquela segunda matéria, a menor, foi escrita por uma moça que estudou comigo na escola em Palmas. Oi? lol) (Reply)
Nabeshin em 14/06/12, às 10:24: Em Buenos Aires é misto. A maioria abre sozinha, mas a linha A (que é a mais antiga) ainda preserva os trens originais, feitos de madeira e todos decorados, muito legal. E tem que abrir a porta na mão ^^ (Reply)
Debora Gimenes em 25/06/12, às 02:11: quero mais post Mushi
(Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on junho 13, 2012 11:27 PM.

101) Néctar de uvas was the previous entry in this blog.

[Instagram] is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en