Dicionário Marvel?

| 5 Comments

É, Dicionário Marvel.

Para quem comprava gibis da Marvel no começo dos anos 80, ou caçou edições antigas para completar a coleção como eu (dato meus primeiros gibis de super-herói em 1985 ou 86)(preciso brincar mais de "querido diário" no blog e falar disso e da minha relação com os comics), sempre encontrava nas últimas páginas o "dicionário marvel", uma enciclopédia em fascículos que juntou quase 260 páginas e mais de 600 verbetes sobre a Casa das Idéias, cobrindo principalmente os personagens da editora.
Muita gente, inclusive eu, destacou das revistas todas as páginas do Dicionário, à espera de uma capa dura para encadernar a coleção, que infelizmente nunca ocorreu.
Recentemente, vi fac-símiles à venda da obra completa, piratamente bem-feitos, mas nunca os vi fisicamente - se isso acontecer, capaz de eu comprar :P

Bom, com o final da digitação das receitas de Marissel (e pregui em procurar o lote final, que minha mãe lembra onde guardou), senti falta de ter um "filler" nas postagens do blog. Tempos atrás tinha baixado um scan do dicionário, comecei por diversão própria a por as páginas individuais num site de OCR e organizar os verbetes num TiddyWiki. Por que não por aqui no blog?
Mandei mensagem pedindo autorização para um dos criadores do Dicionário, o Jotapê Martins, e ele me "autorizou" (entre aspas, por que ele e o Hélcio de Carvalho nunca foram creditados no material) :D

Assim, vou colocar todos os verbetes da obra aos poucos e sem promessas de ritmo - é um trabalho para os próximos anos (assim como foram as receitas). Eventualmente quero organizar um mini-site com pesquisa interna e download ^^ Claro que, é uma obra defasada atualmente, mas o valor sentimental do dicionário e dos personagens naquela época é alto para os leitores da época. E deixar mais um registro do passado gratuitamente na web é algo me deixa muito satisfeito :P
Afinal, a internet é feita pra isso, ao menos para mim: divulgar, trocar e criar conhecimentos ^^

5 Comentários

Quiof Thurl em 19/11/16, às 10:11: Como te disse, essa sua iniciativa me influenciou a fazer o mesmo, mas eu já tinha usado o seu site como fonte de pesquisa para textos sobre a trajetória dos mangás no Brasil. (Reply)
Quiof Thrul em 21/11/16, às 09:08: Falo daqueles seus reviews de revistas de bancas, algumas coisas acho no Mercado Livre, queria achar numas dessas revistas de como desenhar, um texto do Shimamoto sobre o gekigá. (Reply)
Quiof replied to comment from mushi-san em 22/11/16, às 08:11: Obrigado, na verdade, eu li uma citação a ela num livro do Arthur Garcia, Curso Completo de Mangá vol 1, segundo ele, saiu na Curso Prático n 5, o artigo Mangá ou Gekigá, já achei uns pdfs dessas revistas, mas o pessoal só escaneou as lições,fora que é impossível saber quem fez o upload primeiro, já vi até em sites gringos, eu consegui poucas entrevistas do Shimamoto sobre mangá, mas elas são inconclusivas sobre a influência no trabalho dele. (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on May 8, 2016 3:05 PM.

Abominável was the previous entry in this blog.

Abutre is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en