Lista de RPGs infantis

| 4 Comments

Aqui vai um "texto" improvisado, na verdade uma lista meio bagunçada compilando o que encontrei: RPGs em que os jogadores usam personagens crianças.

Por que essa lista? Porque, apesar de não jogar RPG há décadas, quero fazer um RPG com minhas personagens, e a maioria é/está criança. E, olhando os manuais dos jogos mais mainstrean, eles tratam personagens mais novos sem muita granulação, com uma ou duas regras genéricas para colocar todos os personagens adolescentes para baixo numa categoria só. E quem já foi criança um dia sabe que tem um universo de diferença entre você estar na 1ª ou 4ª série, imagina em todo o leque de séries e faixas etárias que existem entre acabar de vir ao mundo até a reta final da aborrecência.

Assim, nos últimos tempos (meses, anos) andei fazendo várias pesquisas no google e em fóruns atrás e sistemas soluções - e decidi colocar aqui o que encontrei, para ajudar outras pessoas do futuro que tenham demandas parecidas que eu^^ E, claro, será uma lista marromenos extensa, mas superficial por falta de prática no jogo.

Ah, todos os links estão EM INGLÊS, exceto quando indicado.


Little Fears - http://www.littlefears.com - "Este é um jogo sobre crianças, seus medos, e a sua imaginação. O mundo é muito diferente para as crianças, cheio de regras, restrições e coisas que elas não compreendem totalmente, e isso, como sabemos, gera medo. O medo, então, gera os monstros que são os vilões desse jogo, os quais os personagens irão enfrentar. O jogo é baseado, segundo o autor, em filmes, quadrinhos e livros que tratam desses temas, como Goosebumps, Goonies, e outros que misturam aventura, terror, e investigação. Além disso, essa parte traz as clássicas explicações sobre o que é o jogo e como ele é jogado." • (de resenha retirada do blog "Pontos de Experiência").
Teve duas edições e a primeira é mais controversa. Uma versão em português foi tentada em 2013, via catarse, mas não conseguiu alcançar o valor necessário.

Grimm - https://www.fantasyflightgames.com/en/products/grimm-rpg - "Grimm é um RPG publicado pera Fantasy Flight Games sobre as aventuras de crianças do mundo real (o nosso mundo) que acabam presas no mundo fantásticos dos contos de fadas, lendas e mitos." • (de resenha retirada do blog "Pontos de Experiência").

Innocents - https://www.worldofdarkness.com - "Monstros não se escondem apenas em florestas remotas, boates, favelas ou nos telhados da cidade. Eles estão em seu bairro, observando-o enquanto você caminha até a escola. Eles o esperam nas matas atrás da sua casa enquanto você e seus amigos constroem um pequeno forte. Eles estão embaixo da sua cama. Adultos aprenderam a viver nesse Mundo das trevas ignorando o sobrenatural, fingindo que ele não está lá e prosseguindo com suas vidas criadas por eles mesmos. Você não possui esse luxo. Você enxerga o mundo a partir dos olhos de uma criança, e isso significa que você ainda não aprendeu a desviar o seu olhar. Tenha cuidado. A Inocência é algo frágil." • (de resenha retirada do blog "Ambrosia"). É da editora e universo do famoso Vampiro: A Máscara e afins.

O que vi até aqui: uma tendência de colocar crianças em histórias de terror :P Não é exatamente o que procuro, mas os livros acima tem bastante boas idéias de caracterização e de arquétipos de personagens infantis.

Mas existe pelo menos um jogo indo em outra direção, Forever Summer, que é mais simplezinho e promete ser mais "Goonies".

E uma menção honrosa, em português, é a adaptação de Strange Things para 3D&T pelo Bruno Schlatter, que tem várias idéias interessantes :) Está na Dragão Brasil 112, que é gratuíta :D


Invertendo minha busca - RPGs voltados para jogadores crianças. Agora os links aqui são em português :)

Hero Kids - "Criado por Justin Halliday esse RPG é voltado para crianças de 4 a 10 anos de idade, possuindo regras simples e de fácil entendimento, é uma diversão não é apenas para os pequenos mas para toda a família. Hero Kids recebeu prata no Ennies em 2013." - do blog "Aventuras Inacabadas".

Kids & Dragons - "Recentemente o blogueiro Jimm Johnson adaptou as regras do D&D para jogar com seus filhos e os amigos deles, uma ideia cujo resultado deu muito certo." - da página da Red Box Editora. Os links estão quebrados, mas existem cópias em outros lugares... (e acredito que não seja pirataria o link, já que o jogo era disponibilizado gratuitamente)

Ícones - "O sistema foi feito para crianças por isso ele utiliza linguagem iconográfica por ser de assimilação mais fácil e tem regras tão simples e reduzidas se comparadas à maioria dos RPGs." - um artigo no blog "Aventuras Infinitas" com um sisteminha simples mas bem desenvolvido e com mais idéias que achei interessantes.


Dois RPGs japoneses que não são nem com nem para crianças, mas que acho que podem dar alguma inspiração de histórias diferentes que fazer crianças encararem monstros que fariam muitos adultos entrarem em posição fetal:
Golden Sky Stories - http://starlinepublishing.com/our-games/golden-sky-stories - "O Golden Sky Stories, a Heart-Warming Role-playing, foi criado por Ryo Kamiya e Tsugihagi Honpo e se trata de um RPG não-violento onde os jogadores assumem o papel de henges, animais que têm poderes mágicos e que podem assumir formas humanas para interagir com as pessoas, ajudando-as a enfrentar seus dilemas e curar as feridas de seus corações. Ele é um jogo sobre as coisas do dia a dia, mas repleto de magia." - do blog "Mundos Colidem".
Ryuutama - http://kotohi.com/ryuutama - "Ryuutama se difere [...] por não ter uma ambientação tão fundamentada em elementos da cultura japonesa, mas sim ter um cenário que, em um primeiro momento, parece ser uma fantasia medieval mais “clássica.” Digo em um primeiro momento porque não demora muito para notar as diferenças: não se trata aqui daquela sua fantasia épica de algum imitador de O Senhor dos Aneis, mas sim de uma fantasia muito mais mundana, focada no cotidiano e em viagens fantásticas por paisagens encantadoras – alguns o chamam mesmo de “o Oregon Trail de Hayao Miyazaki.”" - do blog "Rodapé do Horizonte".


Por fim, adaptações dos jogos mais mainstream para usar personagens crianças (sim, são soluções que não gostei), todos os links em inglês:
Dungeons & Dragons: rules for Children Characters
Child (3.5e Template)
GURPS Children Stats
Roleplaying a Child Character

4 Comentários

mushi-san em 04/10/18, às 00:51: em tempo: era pra esse post ter saído faz tempo, mas parei no meio.... e decidi postar com a data em que comecei a dar o tapa final no texto. Aí deixo contente um dos meus tocs, o de ter ao menos uma postagem por mês :P (Reply)
mushi-san em 26/11/18, às 21:45: mais um pra lista: Jogando com crianças em Castelo Falkenstein - https://maisquatro.wordpress.com/2011/09/29/jogando-com-criancas-em-castelo-falkenstein/ (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on September 28, 2018 11:17 AM.

Jonas Harrow was the previous entry in this blog.

Sim, to entre os vivos is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en