| 15 Comments

Bela democracia essa: ninguém tem o direito de não querer votar.

15 Comentários

Balard em 06/10/02, às 15:35: Isso é um assunto bem polêmico.. mas o q o Ciro disse pode até ser verdade.. as pessoas da classe média q possuem instrução e são mais informados, vão deixar de votar, em qto as de classe mais baixa q vão ser favorecidas por polítios em campanha, vão comparecer em massa.. é mt difícil saber se é bom ou ruim.. +_+ (Reply)
Fundecio em 06/10/02, às 16:00: Acho que é um mal necessário. (Reply)
Fundecio em 06/10/02, às 16:01: Acho que é um mal necessário. (Reply)
Rienji em 06/10/02, às 16:22: Belo brasileiro você é... você tem o poder de tentar AJUDAR (leia bem, ajudar) a escolher um cara para controlar o país e tentar fazer tudo melhor para nós e ainda reclama dizendo que "ninguém tem o direito de não querer votar.".
Dá um tempo... é de gente assim que o Brasil não precisa, vai pro Japão vai... (Reply)
Marcus Winicius em 06/10/02, às 17:57: Qual a diferença entre dizer "Nenhum desses candidatos satisfazem as minhas condições para o que eu considero um bom candidato, preparado o suficiente para governar o país, portanto não vou sair de casa.", e "Nenhum desses candidatos satisfazem as minhas condições para o que eu considero um bom candidato, preparado o suficiente para governar o país, portanto eu obrigatoriamente vou lá anular o meu voto."?

Sem essa de mal necessário! O que tem de ser feito é incutir consciência política em todas as camadas da população, o que não se faz por obrigatoriedade. Voto deveria ser favcultativo sim. A obrigatoriedade do voto tanto causa "bem", com as pessoas tendo de ir obrigatoriamente às urnas demonstrar sua revolta, quanto "mal", com pessoas que volyam em qualquer um sem se preocuparem com as propostas e ideologias do candidato.

Votar até pode ser um dever cívico, mas não deixa, em nenhum momento, de ser um direito, do qual qualquer pode abrir mão.

Marcus Winicius, faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. (Reply)
Naru em 06/10/02, às 18:43: concordo!, se for p/ uma pessoa ir lá p/ anular ou p/ votar em qualquer um só p/ dizer que votou, antes não ir! (Reply)
Fundecio em 06/10/02, às 19:43: Tá, mas incutir consciência política em grande parte da populaçao desse país, nas condiçoes que ele se encontra no momento, é meio utópico, se nao impossível.
Tudo bem, tem o papo de investir em educaçao, cidadania, etc...
Mas imagina se tivesse sido implantado voto facultativo hoje, quantas pessoas iriam votar nesse calor infernal?
"Eu, ficar nesse calor num domingo, só para votar em político, que é tudo ladrao?"
Realmente, o ideal seria que ele fosse facultativo, que todos tivessem consciência de seus deveres, mas fazer o que se mal temos condiçoes mínimas para isso? (Reply)
Anonymous em 06/10/02, às 20:38: Como pessoalmente quero que este país se dane preferia n!ao votar, votar nulo não me satisfaz mais como antigamente. Agora também tenho que ficar pegando fila pra fazer isso???? (Reply)
Marcus Winicius em 06/10/02, às 21:35: Claro que é impossível termos um país 100% politicamente consciente. Nem na Suécia eles devem ter isso. Acontece que não adianta, também, mandar essa massa desiludida e ignara prás urnas e esperar que eles votem com a plena consciência do que tão fazendo me parece um mal muito maior do que ~eles não irem.

Marcus Winicius, a de ser tudo da lei, da lei!
(Reply)
Balard em 07/10/02, às 12:26: "Esse é o único dia em que o povo tem o poder sobre o Estado, terá a grande responsabilidade de decidir quem irá governar e guiar o futuro de nosso país"
Eu acho q alguns políticos demagogos sempre seriam favorecidos se o voto fosse facultativo.. exemplo.. Maluf distribuindo cestas básicas, o próprio Garotinho.. promessas e mais promessas q naum seriam cumpridas
E quem iria no Domingão enfrentar horas de fila (conheço alguém q ficou 4 horas)?? Mts tem preguiça..outros vão pra praia.. outros vão pq receberam ou vão receber benefícios..
O Brasil é mt extenso.. aí é q mora o perigo
(Reply)
Balard em 07/10/02, às 15:59: Ah.. tb tem aquele negócio de fraudes eleitorais.. imaginem qtos votos de pessoas q naum foram votar, iriam ser manipulados??
No Brasil não existe fiscalização. (Reply)
Balard em 07/10/02, às 16:01: Ah.. tb tem aquele negócio de fraudes eleitorais.. imaginem qtos votos de pessoas q naum foram votar, iriam ser manipulados??
No Brasil não existe fiscalização. (Reply)
MARCUS WINICIUS em 08/10/02, às 10:39: Gente .. esse negócio de usar erros e coisas ruins que acontecem no Brasil prá justificar o voto obrigatório tá errado. Ã? como quando o estado diz que esta agindo contra a criminalidade ao instituir amarelo intermitente nos semáforos ou exigir que os bancos instituam um limite de saques noturnos. Você esta tentando diminuir o efeito, e não tentando resolver a causa. Não é o voto obrigatório que acabou com o Malufismo em São Paulo. A coisa é mais profunda. Se houver pessoas dispostas a realizar fraude, se frauda, como ficou provado na fraude do painel eletrônico da Câmara, lembram? O que se tem de fazer é punir fraudadores, instituir leis rígidas contra políticos desonestos, e não ficar achando que manter uma arbritariedade como o voto obrigatório vai resolver tudo.

Marcus Winicius, o que não tem decencia, nem nunca terá. (Reply)
Balard em 08/10/02, às 12:07: Pena q estamos mt longe disto.. JADER BARBALHO -> NOVO SENADOR DO PARÁ: 1° COLOCADO (Reply)
Snakyearrow em 09/10/02, às 20:20: Concordo com o Marcus. Ainda acho que se alguém pensa "ir votar neste calor, pegando fila, então melhor nem ir", então que nem vá mesmo.

Além de que, não haveriam filas.

E, se pensam que só pq o Brasil tem uma grande massa de ignorantes que o voto tem que ser obrigatório; isso não pode ser desculpa já que metade da população dos EUA se abstém de votar. A situação lá não é tão diferente da daqui, neste aspecto.

Sem falar que, coincidentemente, teremos tb que decidir entre 2 imbecis concorrendo à presidência, mas isso é outra história. (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by Nabeshin published on outubro 6, 2002 4:19 PM.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en