| 4 Comments
VESTIBULAR UNICAMP 2.046 PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA

1. Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:

"O jumento e o cavalinho eles nunca andão só quando sai pra passear levam a égua pocotó"

(Éguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

a) A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica a cerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.
b) Ao posicionar em um mesmo patamar os personagens que até o momento só haviam sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor "o jumento e o cavalinho" como uma paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.
c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do século XXI.
d) O texto de MC Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado pocotoísmo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário. Compare o estilo da obra de MC Serginho com os autores clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra."

4 Comentários

Computeiro da Unicamp em 06/03/03, às 09:42: Mas que falta de criatividade, hein mushi ?

Esse texto já passou pelas minhas mãos pelo menos umas 4 vezes. Isso sem contar as variações.

E você deveria pelo menos ter retirado os eventuais erros do texto/piada. :P (Reply)
mushi-sama em 06/03/03, às 19:30: tava tão engraçado que deixei assim mesmo :) mas devia ter posto que peguei de mail, mas quem me conhece, sabe que não tenho saco pra escrever algo assim e devo ter pego de mail, ou de outro blog, ou de outra página, ou de... (Reply)
Cris em 06/03/03, às 22:58: UFA! =P Achei que essa fosse a lembrança que você tivesse levado do rio ^^
(ohhh que bonequinha fofa!!)
=** (Reply)
Cris em 06/03/03, às 23:00: Que você tivesse levado não...esquece o levado =P (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on March 6, 2003 1:09 AM.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en