RESPEITO � BOM E A GENTE GOSTA

| 12 Comments

Por causa do desrespeito em rela��o aos cosplayers em diversos sites e flogs, o pessoal est� lan�ando uma campanha por maior respeito a esse hobby. Afinal, todo mundo tem direito de n�o gostar, mas at� a� ficar se escondendo atr�s de um monitor pra ofender o pessoal que faz � uma atitude covarde ( e idiota).

O mais engra�ado na minha opini�o, s�o certos coment�rios (por mais polidos que sejam...) como o desse rapaz, que deixou o comment (sem endere�o pra contato) no flog de uma amiga:

Eu acho que respeito � uma coisa que se conquista, n�o que se exige. Acho que se vcs querem ser repeitados, vcs t�m de mostrar argumentos melhores pra defender seu hobby al�m dos "cosplayers rox!!!" e "quem n�o gosta de cosplay � babaca" da vida. Falem pro povo porque vcs fazem isso, qual � o objetivo, etc. Sem querer ofender ningu�m, mas eu n�o curto isso, n�o.

Desculpem se pare�o querer "mandar" nas vidas de vcs, n�o � isso, mas eu acho que, em vez de vcs torrarem tanta grana (alguns cosplayers chegam a gastar mil reais numa fantasia) fazendo cosplays super-caprichados s� pra "brincar" em eventos, seria melhor se vcs pegassem esse dinheiro e doassem pra alguma obra de caridade, um asilo, ou alguma ONG. Acho que seria um uso melhor do dinheiro de vcs (ou de seus pais), e seria melhor pra sociedade. Mas � s� minha opini�o, falou? N�o fiquem com raiva de mim.

E tomem as declara��es de gente munida de boas inten��es... Um veio dizer que "muito cosplayer s� ia pros concursos pensando no dinheiro do pr�mio"; o outro que deu a declara��o acima se defendeu dizendo que "nem sa�a de casa pra usar o dinheiro dele pra nada pernicioso e "normal" como baladas e bebida, e que ainda fazia servi�o volunt�rio"....

Francamente, esse tipo de atitude "cr�tica-moralista disfar�ada de bondade e �tica" me irritam profundamente.

Tem tanto pra se falar sobre isso que s� de imaginar cansa... primeiro, qualquer pessoa que se esconda por tr�s de um monitor pra xingar quem quer que seja s� merece uma coisa: desprezo. E isso na� acontece s� com cosplayers, mas com trekkers, xcers, clubbers, g�ticos, RPGistas.. enfim, qualquer pessoa que se encontre num grupo onde seja f�cil para a "sociedade comum" ver como um zool�gico de "gente bizarra" -- e o que na� faltam s�o adolescentes de "esquadr�es anti-nerds" que ofendem esses grupos por classificarem como "errado e rid�culo" qualquer coisa que fuja da vidinha tida como "certa" deles (que muitas vezes consiste em fculdade/escola - balada - pega��o). Ou seja, uam puta de uma falta de imagina��o. Acho que no fundo � inveja...

No mais, acho um absurdo quando algu�m vem criticar quem gasta seu dinheiro com um determinado tipo de hobby que lhe d� prazer com moralismos do tipo "quanto deserd�cio, doe pra uma ONG".

Primeiro: pode-se perfeitamente doar parte do meu dinheiro pra uma ONG E continuar fazendo cosplay. E segundo: j� pensou se pens�ssemos em TUDO que � lazer como "desperd�cio" e nos sent�ssemos culpados? Leve em conta todo o dinheiro que voc� gastou no ano indo no cinema e depois numa lanchonete com os amigos, ou fazendo qualquer tipo de programa (sem entrar em quest�es como bebida ou algo prejudicial, e sim simples programas divertidos que fazemos no ano).

Voc� poderia muito bem chegar num valor como 700 reais por ano. � um desperd�cio? Voc� deveria entregar tudo a uma ONG e deixar de se divertir pra na� se sentir culpado? N�O! Basta saber equilibrar as coisas. Fazer cosplay � um hobby, uma forma de lazer, e ningu�m deveria condenar nada disso. Ali�s, de nada adianta falar "ah, mas eu quase na� saio, na� gasto meu dinheiro com nada f�til" porque isso na� � justificativa -- � uma preocupa��o epssoal, ams que na� pode ser extendida � sociedade. Ningu�m � obrigado a ser S�o Francisco de assis 24 horas por dia, 365 dias por ano.

E pra terminar: qual � o problema de fazer cospalys visando-se um pr�mio? Acho que pouqu�ssimos cosplayers fazem uma fantasia sem sonhar um pouco com uma coloca��o -- o maravilhoso desse hobby � justamente qwue, mesmo que a pessoa na� ganhe, ela se divertiu �s pampas.

Agora, acreditar que algu�m faz cosplay "pelo dinheiro" � meio absurdo. Existem um milh�o de outras formas de ganhar bem mais dinheiro tendo bem menos trabalho. A pessoa na� se submeteria a vestir uma roupa esquisita na frente de v�rias outras se na� gostasse daquilo. Acho que quem precisa se ligar � quem est� formulando essas "teorias da conspira��o".

Enfim: cosplay � uma forma de lazer como qualquer outra, e s� vira um h�bito pernicioso quando a pessoa na� tem uma cabe�a saud�vel -- o que pode ocorrer com milh�es de outras pessoas com hobbies totalmente diferentes, como pattys consumistas de bolsas, colecionadores de discos, selos, action figures, livros ou quadrinhos, motoristas, galera que sai de balada e gasta com bebidas, etc.

N�o � o hobby que faz de algo ruim, mas a forma como as pessoas o levam e o encaram.

Somos cosplayers e exigimos respeito.

12 Coment�rios

Rocker em 27/05/04, �s 01:33: Falou bonito, guria. N�o sou cosplayer mas tamb�m j� presenciei diversas situa��es de preconceito contra RPGistas, roqueiros, "nerds", etc. � triste saber que, em pleno s�culo 21, ainda temos de aturar falso moralismo e coment�rios do tipo: "isso n�o � normal porque a maioria das pessoas n�o faz". Basta. Lutem por aquilo de que voc�s gostam e, principalmente, have fun. (Reply)
Rocker em 27/05/04, �s 01:33: Falou bonito, guria. N�o sou cosplayer mas tamb�m j� presenciei diversas situa��es de preconceito contra RPGistas, roqueiros, "nerds", etc. � triste saber que, em pleno s�culo 21, ainda temos de aturar falso moralismo e coment�rios do tipo: "isso n�o � normal porque a maioria das pessoas n�o faz". Basta. Lutem por aquilo de que voc�s gostam e, principalmente, have fun. (Reply)
Victor em 27/05/04, �s 01:44: Obrigado por se lembrar dos Xcers. He he he : D (Reply)
Yashiro Nanakase em 27/05/04, �s 10:13: J� sou cosplayer desde 1999 e sei que mesmo que o cosplay n�o fique bom, ele � trabalhoso demais para que seja simplesmente xingado e tolhido por algu�m que sequer � capaz de resolver os pr�prios problemas assim como essa galera que fica na internet procurando bagun�ar a vida dos outros.
j� fiz cosplay tosco, cosplay bem composto e at� um feito 100% de emborrachado EVA, mas isso n�o muda o fato que tenha sido trabalhoso fazer, j� que cosplay n�o surge num passe de m�gica.
Os outros tipos de pessoas que s�o motivo de discrimina��o como trekkers Xcers e afins, partem do mesmo precedente: o desconhecimento sobre o assunto e ignoran�a moldada desde o nascimento.
esse tipo de atitude � tipica de algu�m que num futuro pr�ximo vai estar nas p�ginas policiais por bater na namorada ou esposa por estar b�bado ou drogado e que n�o est� nem a� pro que as outras pessoas sentem.
s�o pessoas que receber�o de volta todo o investimento da INVEJA deles, j� que eles s�o incapazes de p�r uma linha na agulha por n�o ter c�rebro suficiente pra isso, enquanto somos cosplayers capazes de desenvolver as mais mirabolantes t�cnicas para atingir um resultado que eles nunca chegar�o aos p�s. (Reply)
Alex em 27/05/04, �s 11:17: Petra: Seguinte:sem querer vc tb t� rotulando as pessoas tipo paty ou os "normais" e isso n�o � uma cr�tica a vc o problema � que todo mundo costuma meter a boca no que n�o conhece ou entende. O mundo cosplay � t�o limitado como o da galera que, como eu al�m de fanzine curto selos. Fa�o cole��o de selos e gasto a minha grana (que trabalho para manter) na cole��o e tenho o maior orgulho dela. Selo � cultura, � viajar pelo mundo todo sem sair de casa! Mas, acho conden�vel gente que pega a grana do pai e torra em besteira pq a� � quase que roubo, mas se vc trabalha pra manter seu hobby, se n�o gasta o dinheiro que seu pai/m�e soa pra ganhar, tudo bem! Sejam felizes todas as tribos desde que uma n�o critiquem as outras. quanto aos nerds, bem eles tb s�o uma tribo portanto merecem seu espa�o.
Quanto � doar... cansei de doar selos para leil�es em ajuda a v�rias institui��es aqui em sampa e foi legal pq eram coisas boas que eu tinha repetidas e serviu para ajudar pessoinhas que n�o podem ter discuss�es como essa pq est�o lutando � por um teto e um prato de comida. (Reply)
Alex em 27/05/04, �s 11:29: Pois �, segunda tentativa de colocar minha colher no assunto. Seguinte, al�m de adorar fanzines eu curto colecionar selos. A turma que coleciona selos � uma tribo como qualquer outra dessas que vc falou ai em cima. Somente com a diferen�a que � um hobby mais antigo s� isso. O que ocorre � que sem querer vc tamb�m t� falando mal das patys ou outro grupo qualquer. Acho que um sempre tira barato do outro e n�o � por inveja � por n�o compreender o que o outro curte.
Acho que para manter o hobby � preciso trabalhar para gastar. Acho terrivel e mau caratismo gastar o dinheiro do pai/m�e em hobbyes acho que a gente tem de se virar para conseguir se bancar mesmo.
J� doei muitos selos que eu tinha repetidos para institui��es e como eles eram raros arrecadaram uma boa grana e ajudaram aqueles que nem sonham ou sabem o que � um hobby e sim precisam de teto e comida mesmo.
No mais, competi��o existe desde que o mundo existe o homem � competitivo e eu quero mais � ganhar as competi��es com os melhores exemplares para ter mais grana para melhorar a cole��o.. no mais, n�o d� pra falar mal de grupo algum, � desencanar mesmo (Reply)
Andr�meda Aino em 27/05/04, �s 16:06: Estou nessa campanha e concordo 100% com a petra... Ali�s, o flog a q ela se refere, � o meu... -__-' (Reply)
David Dunn em 27/05/04, �s 17:41: Uma coisa meio que curiosa: Andar com a camiseta do time o dia todo a semana toda - OK.
Vestir um cosply por UM dia em um evento FEITO PARA ISSO - N�o � normal! Ver a novela todo dia e matar quem te impedir de ve-la - OK!
Assistir Star Trek todo s�bado e matar quem te impedir de assistir - N�o � normal!
> (Reply)
Victor em 27/05/04, �s 19:24: � uma das coisas que eu costumo dizer, David Dunn.
(Dif�cil foi resistir postar o coment�rio como "Mr. Glass"... ;D) (Reply)
David Dunn em 27/05/04, �s 21:49: Ih, olha: ele tamb�m gostou de Unbreakable!
Eu e voc� s� pelo jeito...... (Reply)
Petra em 28/05/04, �s 23:36: Alez, acho que voc~e na� entendeu... quando falei desse pessoal todo e suas coel��es, na� os estou colocando na figueira. N�o estou tirando sarro. Pelo contr�rio! Estou dizendo que ELES TEM TODO O DIREITO, pois o hobby em si na� � pernicioso, e sim a forma como a pessoa o encara... entende? (Reply)
procurar em 18/12/12, �s 21:04: Sim, eu realmente concordo com voc�, eu gosto do seu post, eu
prometo um dia eu vou estar de volta a ler o seu artigo de novo,
realmente aprecio isso, vou marc�-la (Reply)

Deixe um coment�rio

About this Entry

This page contains a single entry by Petra Tpish published on May 27, 2004 1:01 AM.

We will rock you was the previous entry in this blog.

ORBITAL NO HQ MIX! is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en