RESPEITO É BOM E A GENTE GOSTA

| 12 Comments

Por causa do desrespeito em relação aos cosplayers em diversos sites e flogs, o pessoal está lançando uma campanha por maior respeito a esse hobby. Afinal, todo mundo tem direito de não gostar, mas até aí ficar se escondendo atrás de um monitor pra ofender o pessoal que faz é uma atitude covarde ( e idiota).

O mais engraçado na minha opinião, são certos comentários (por mais polidos que sejam...) como o desse rapaz, que deixou o comment (sem endereço pra contato) no flog de uma amiga:

Eu acho que respeito é uma coisa que se conquista, não que se exige. Acho que se vcs querem ser repeitados, vcs têm de mostrar argumentos melhores pra defender seu hobby além dos "cosplayers rox!!!" e "quem não gosta de cosplay é babaca" da vida. Falem pro povo porque vcs fazem isso, qual é o objetivo, etc. Sem querer ofender ninguém, mas eu não curto isso, não.

Desculpem se pareço querer "mandar" nas vidas de vcs, não é isso, mas eu acho que, em vez de vcs torrarem tanta grana (alguns cosplayers chegam a gastar mil reais numa fantasia) fazendo cosplays super-caprichados só pra "brincar" em eventos, seria melhor se vcs pegassem esse dinheiro e doassem pra alguma obra de caridade, um asilo, ou alguma ONG. Acho que seria um uso melhor do dinheiro de vcs (ou de seus pais), e seria melhor pra sociedade. Mas é só minha opinião, falou? Não fiquem com raiva de mim.

E tomem as declarações de gente munida de boas intenções... Um veio dizer que "muito cosplayer só ia pros concursos pensando no dinheiro do prêmio"; o outro que deu a declaração acima se defendeu dizendo que "nem saía de casa pra usar o dinheiro dele pra nada pernicioso e "normal" como baladas e bebida, e que ainda fazia serviço voluntário"....

Francamente, esse tipo de atitude "crítica-moralista disfarçada de bondade e ética" me irritam profundamente.

Tem tanto pra se falar sobre isso que só de imaginar cansa... primeiro, qualquer pessoa que se esconda por trás de um monitor pra xingar quem quer que seja só merece uma coisa: desprezo. E isso naõ acontece só com cosplayers, mas com trekkers, xcers, clubbers, góticos, RPGistas.. enfim, qualquer pessoa que se encontre num grupo onde seja fácil para a "sociedade comum" ver como um zoológico de "gente bizarra" -- e o que naõ faltam são adolescentes de "esquadrões anti-nerds" que ofendem esses grupos por classificarem como "errado e ridículo" qualquer coisa que fuja da vidinha tida como "certa" deles (que muitas vezes consiste em fculdade/escola - balada - pegação). Ou seja, uam puta de uma falta de imaginação. Acho que no fundo é inveja...

No mais, acho um absurdo quando alguém vem criticar quem gasta seu dinheiro com um determinado tipo de hobby que lhe dá prazer com moralismos do tipo "quanto deserdício, doe pra uma ONG".

Primeiro: pode-se perfeitamente doar parte do meu dinheiro pra uma ONG E continuar fazendo cosplay. E segundo: já pensou se pensássemos em TUDO que é lazer como "desperdício" e nos sentíssemos culpados? Leve em conta todo o dinheiro que você gastou no ano indo no cinema e depois numa lanchonete com os amigos, ou fazendo qualquer tipo de programa (sem entrar em questões como bebida ou algo prejudicial, e sim simples programas divertidos que fazemos no ano).

Você poderia muito bem chegar num valor como 700 reais por ano. É um desperdício? Você deveria entregar tudo a uma ONG e deixar de se divertir pra naõ se sentir culpado? NÃO! Basta saber equilibrar as coisas. Fazer cosplay é um hobby, uma forma de lazer, e ninguém deveria condenar nada disso. Aliás, de nada adianta falar "ah, mas eu quase naõ saio, naõ gasto meu dinheiro com nada fútil" porque isso naõ é justificativa -- é uma preocupação epssoal, ams que naõ pode ser extendida à sociedade. Ninguém é obrigado a ser São Francisco de assis 24 horas por dia, 365 dias por ano.

E pra terminar: qual é o problema de fazer cospalys visando-se um prêmio? Acho que pouquíssimos cosplayers fazem uma fantasia sem sonhar um pouco com uma colocação -- o maravilhoso desse hobby é justamente qwue, mesmo que a pessoa naõ ganhe, ela se divertiu às pampas.

Agora, acreditar que alguém faz cosplay "pelo dinheiro" é meio absurdo. Existem um milhão de outras formas de ganhar bem mais dinheiro tendo bem menos trabalho. A pessoa naõ se submeteria a vestir uma roupa esquisita na frente de várias outras se naõ gostasse daquilo. Acho que quem precisa se ligar é quem está formulando essas "teorias da conspiração".

Enfim: cosplay é uma forma de lazer como qualquer outra, e só vira um hábito pernicioso quando a pessoa naõ tem uma cabeça saudável -- o que pode ocorrer com milhões de outras pessoas com hobbies totalmente diferentes, como pattys consumistas de bolsas, colecionadores de discos, selos, action figures, livros ou quadrinhos, motoristas, galera que sai de balada e gasta com bebidas, etc.

Não é o hobby que faz de algo ruim, mas a forma como as pessoas o levam e o encaram.

Somos cosplayers e exigimos respeito.

12 Comentários

Rocker em 27/05/04, às 01:33: Falou bonito, guria. Não sou cosplayer mas também já presenciei diversas situações de preconceito contra RPGistas, roqueiros, "nerds", etc. É triste saber que, em pleno século 21, ainda temos de aturar falso moralismo e comentários do tipo: "isso não é normal porque a maioria das pessoas não faz". Basta. Lutem por aquilo de que vocês gostam e, principalmente, have fun. (Reply)
Rocker em 27/05/04, às 01:33: Falou bonito, guria. Não sou cosplayer mas também já presenciei diversas situações de preconceito contra RPGistas, roqueiros, "nerds", etc. É triste saber que, em pleno século 21, ainda temos de aturar falso moralismo e comentários do tipo: "isso não é normal porque a maioria das pessoas não faz". Basta. Lutem por aquilo de que vocês gostam e, principalmente, have fun. (Reply)
Victor em 27/05/04, às 01:44: Obrigado por se lembrar dos Xcers. He he he : D (Reply)
Yashiro Nanakase em 27/05/04, às 10:13: Já sou cosplayer desde 1999 e sei que mesmo que o cosplay não fique bom, ele é trabalhoso demais para que seja simplesmente xingado e tolhido por alguém que sequer é capaz de resolver os próprios problemas assim como essa galera que fica na internet procurando bagunçar a vida dos outros.
já fiz cosplay tosco, cosplay bem composto e até um feito 100% de emborrachado EVA, mas isso não muda o fato que tenha sido trabalhoso fazer, já que cosplay não surge num passe de mágica.
Os outros tipos de pessoas que são motivo de discriminação como trekkers Xcers e afins, partem do mesmo precedente: o desconhecimento sobre o assunto e ignorança moldada desde o nascimento.
esse tipo de atitude é tipica de alguém que num futuro próximo vai estar nas páginas policiais por bater na namorada ou esposa por estar bêbado ou drogado e que não está nem aí pro que as outras pessoas sentem.
são pessoas que receberão de volta todo o investimento da INVEJA deles, já que eles são incapazes de pôr uma linha na agulha por não ter cérebro suficiente pra isso, enquanto somos cosplayers capazes de desenvolver as mais mirabolantes técnicas para atingir um resultado que eles nunca chegarão aos pés. (Reply)
Alex em 27/05/04, às 11:17: Petra: Seguinte:sem querer vc tb tá rotulando as pessoas tipo paty ou os "normais" e isso não é uma crítica a vc o problema é que todo mundo costuma meter a boca no que não conhece ou entende. O mundo cosplay é tão limitado como o da galera que, como eu além de fanzine curto selos. Faço coleção de selos e gasto a minha grana (que trabalho para manter) na coleção e tenho o maior orgulho dela. Selo é cultura, é viajar pelo mundo todo sem sair de casa! Mas, acho condenável gente que pega a grana do pai e torra em besteira pq aí é quase que roubo, mas se vc trabalha pra manter seu hobby, se não gasta o dinheiro que seu pai/mãe soa pra ganhar, tudo bem! Sejam felizes todas as tribos desde que uma não critiquem as outras. quanto aos nerds, bem eles tb são uma tribo portanto merecem seu espaço.
Quanto à doar... cansei de doar selos para leilões em ajuda a várias instituições aqui em sampa e foi legal pq eram coisas boas que eu tinha repetidas e serviu para ajudar pessoinhas que não podem ter discussões como essa pq estão lutando é por um teto e um prato de comida. (Reply)
Alex em 27/05/04, às 11:29: Pois é, segunda tentativa de colocar minha colher no assunto. Seguinte, além de adorar fanzines eu curto colecionar selos. A turma que coleciona selos é uma tribo como qualquer outra dessas que vc falou ai em cima. Somente com a diferença que é um hobby mais antigo só isso. O que ocorre é que sem querer vc também tá falando mal das patys ou outro grupo qualquer. Acho que um sempre tira barato do outro e não é por inveja é por não compreender o que o outro curte.
Acho que para manter o hobby é preciso trabalhar para gastar. Acho terrivel e mau caratismo gastar o dinheiro do pai/mãe em hobbyes acho que a gente tem de se virar para conseguir se bancar mesmo.
Já doei muitos selos que eu tinha repetidos para instituições e como eles eram raros arrecadaram uma boa grana e ajudaram aqueles que nem sonham ou sabem o que é um hobby e sim precisam de teto e comida mesmo.
No mais, competição existe desde que o mundo existe o homem é competitivo e eu quero mais é ganhar as competições com os melhores exemplares para ter mais grana para melhorar a coleção.. no mais, não dá pra falar mal de grupo algum, é desencanar mesmo (Reply)
Andrômeda Aino em 27/05/04, às 16:06: Estou nessa campanha e concordo 100% com a petra... Aliás, o flog a q ela se refere, é o meu... -__-' (Reply)
David Dunn em 27/05/04, às 17:41: Uma coisa meio que curiosa: Andar com a camiseta do time o dia todo a semana toda - OK.
Vestir um cosply por UM dia em um evento FEITO PARA ISSO - Não é normal! Ver a novela todo dia e matar quem te impedir de ve-la - OK!
Assistir Star Trek todo sábado e matar quem te impedir de assistir - Não é normal!
> (Reply)
Victor em 27/05/04, às 19:24: É uma das coisas que eu costumo dizer, David Dunn.
(Difícil foi resistir postar o comentário como "Mr. Glass"... ;D) (Reply)
David Dunn em 27/05/04, às 21:49: Ih, olha: ele também gostou de Unbreakable!
Eu e você só pelo jeito...... (Reply)
Petra em 28/05/04, às 23:36: Alez, acho que voc~e naõ entendeu... quando falei desse pessoal todo e suas coelções, naõ os estou colocando na figueira. Não estou tirando sarro. Pelo contrário! Estou dizendo que ELES TEM TODO O DIREITO, pois o hobby em si naõ é pernicioso, e sim a forma como a pessoa o encara... entende? (Reply)
procurar em 18/12/12, às 21:04: Sim, eu realmente concordo com você, eu gosto do seu post, eu
prometo um dia eu vou estar de volta a ler o seu artigo de novo,
realmente aprecio isso, vou marcá-la (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by Petra Tpish published on May 27, 2004 1:01 AM.

We will rock you was the previous entry in this blog.

ORBITAL NO HQ MIX! is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en