DESONRA EM QUADRINHOS!

| 6 Comments

Vocês provavelmente já viram o caso da cartunista japonesa que plagiou em sua HQ páginas de outra HQ, aquele de basquete chamada Slam Dunk.

"Plagiou" aqui, porém, limita-se aos desenhos: Ela copiou poses e enquadramentos e painéis inteiros da outra HQ, coisa mais do que manjada no ocidente, onde temos verdadeiros profissionais dessa técnica, como Rob Liefeld.

A coisa pegou mal, é claro... e a reação da editora e do público é algo que nos faz pensar: A editora CANCELOU a série, e RECOLHEU DAS LOJAS *TODO* o catálogo da artista. Ela foi ELIMINADA como autora pela editora, e lendo mais sobre isso por aí, ela dificilmente voltará à ser respeitada. A não ser, é claro, que cometa hare-krishna.

("É HARAKIRI, mãe!!" - Os Goonies)

Seria isso meio extremo? Eu acho que sim. Recolher do mercado os outros trabalhos, mesmo as outras edições da mesma série, é um crime; Eliminar a obra por causa de erros e posições imorais do autor é monstruoso, e se fossemos seguir isso no ocidente, teriamos queimado a obra de DW Griffith (Um dos pilares da linguagem cinematográfica no começo do século, dirigiu o racista "O Nascimento de uma Nação") e jogado fora os filmes do Roman Polanski também (que fugiu do país para escapar de uma acusação de abuso sexual de uma menor). (Só me surgem agora exemplos no cinema, desculpem! - mas e se provassem que Alan Moore é nazista? Vamos jogar Watchmen no lixo?)

Longe de comparar o valor artístico da tal HQ com as obras citadas no meu exemplo (Não conheço, mas pelo que li deve ter tanto valor quanto Tuff Turff ou Youngblood), mas a questão é bem importante... já que, além do que acabo de dizer, faz pensar sobre as expectaivas que o Japão e nós do ocidente temos em cima de uma desenhista de HQs -- essa atitude mostra como o artista foi visto como ARTISTA, não importa o que tenha feito, e tratado como se plagiasse uma pintura famosa, por exemplo -- enquanto por aqui, por mais que a coisa esteja bem melhor hoje em dia para os Quadrinhos, é comum encarar um desenhista -- principalmente um desenhista comercial - como um técnico especializado, embora com seus fãs e etc, fazendo um caso desses ser algo sem muita repercussão.

Por outro lado, a atitude da editora e o apoio do público a essa atitude demonstram uma visão oposta com relação ao TRABALHO EM SI... do artista espera-se muito? Pode ser... mas o trabalho não vale nada se o ARTISTA pisar na bola. Hein? Se é assim, temos mais um caso do artista comercial japonês como um "IDOL", como dizem... uma celebridade vazia, cuja validade pode não se basear inteiramente na qualidade de sua obra, e mais em fatores como seu empenho, o fato de ter "chegado lá", ou o fato de ele vender bastante, ou vender regularmente há muito tempo, ou até sua personalidade. Eu não sei. Precisaria saber mais sobre a artista para afirmar qualquer coisa. Mas é triste! E me lembra o nosso mercado, em alguns pontos.

O que vocês acham?
(Quando a mulher morrer, eu posto aqui de novo. <: ( )

6 Comentários

Cris em 25/10/05, às 10:55: Os Goonies?!?!?!? Essa você foi buscar longe... (Reply)
Kiki em 25/10/05, às 14:30: Acho que isto é um novo começo para ela. >D O que é o mundo vasto mundo, Raimundo? Um lugar onde as pessoas vivem julgando umas as outras. Em parte, por passatempo, em parte por senso de auto-preservação. Fazemos julgamentos errados, por conta de falta de dados? Sim, fazemos. Mas nem sempre teremos todo o tempo do mundo para decidir sobre algo. O fato é que precisamos decidir se compramos Watchmen ou ficamos em dúvida por conta dele escrever sob efeito de substancias controladas, e perdemos a republicação e nunca mais achamos em sebo a versão em 12 fasciculos. O ponto é que a editora também faz suas escolhas. O público também faz suas escolhas. Cada um que se arrependa de suas escolhas depois. O fato é que temos de fazer escolhas. A autora em questão também fez sua escolha. Foi pega e execrada. Era um risco que assumiu correr. Em termos de profissão... acha que a desculpa de que saúde paga mal justifica um mal profissional de saúde, por exemplo? Porque ele recebe mal do estado nào pode tentar o máximo mesmo assim? Então nunca vai poder ter sua própria clintela que pagaria 300 reais por hora. Podemos sempre arranjar mil desculpas para a mediocridade. Mas é muito difícil aceitar um desafio e e ir além do que o homem jamais sonhou. Se ela for um gênio, ela se levanta. Se for mentecapta, foi bem feito. (Reply)
Victor em 25/10/05, às 15:06: Sim... sempre temos que fazer escolhas. O que me intriga no caso é o que essas escolhas podem significar, não o fato de escolhas terem sido feitas... O debate Artista X Obra é antigo e complexo, e nunca perdeu sua importância. A coisa vai além: Características morais da OBRA devem valer para inviabilizar o que há de bom na própria obra? A Disney quase deixou apodrecer desenhos brilhantes do tempo da Segunda Guerra porque continham propaganda de guerra que mostrava o inimigo de forma ofensiva. Um crítico os convenceu do contrário, felizmente! Entende o que quero dizer? (Ver o DONALD em um pesadelo onde precisa dançar a música dos nazistas para sobreviver, gritando HAIL HITTLER! quando o espetam com uma baioneta é... bizarro X^D) Aliás, todo mundo ficou com um pé atrás com a decisão extrema da editora e do público: Há uma coluna no ninthart.com falando disso agora mesmo, e ele levanta muitos dos mesmos pontos que levantei aqui (e eu recomendo o site, muito bom!)
o/ (Reply)
Victor em 25/10/05, às 15:07: E os Goonies é CRÁSSICO! : D (Reply)
Nabeshin em 26/10/05, às 08:26: Os mangakás são os samurais do século 21! =P (Reply)
kiki em 26/10/05, às 10:11: "não é fácil achar samurais de verdade" Lobo Solitário 9 (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by Victor published on October 25, 2005 7:37 AM.

Povo! was the previous entry in this blog.

Corredor Literário is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en