Entra e sai de livros (17/08/10)

| 3 Comments

Li: Peter Pan, de J. M. Barrie. Gostei!! :D Não vai mudar minha vida, mas gostei a ponto de ler até que rápido^^ Me espanta como um livro pode ser tão "moleque": há momentos tão inocentes que só os adultos verão maldade (Allan Moore apontou bem apontado isso)(apesar de não ser surpresa, o monstro de Northampton é dos mais maldosos dos seres), há cenas em que os personagens são cruéis, há mortes... mas é tudo molecagem XD
Também gostaria de apontar que 1) Peter é o mais moleque dos moleques, e o "truque" para continuar sempre inocente/moleque foi uma sacada genial do Barrie, é até triste se você toma uma distância 2) Sininho consegue 3) o fim do livro entra para minha lista de "melhores finais", acho que o primeiro final literário que incluo na categoria 4) Que história é essa de fada voltando de uma ORGIA no fim do capítulo seis? XD
Em tempo: Não vi a versão Disney, na verdade nem Hook - A Volta do Capitão Gancho ou qualquer outra adaptação (exceto uma, adivinhem). Alguém recomenda uma das 'n' continuações do livro que existem por aí?
Ah, demorei umas duas semanas pra fazer essa micro-resenha-tosca.
Resumo no site da editoraartigo na Wikipédiatexto original em inglês no Project Gutenberg (sim, tem "orgy" lá)


Comprei:
1) O Ladrão de Raios, de Rick Riordan - a resenha da Ana Carol me interessou, se as lombrigas me vencerem, compro todos antes de ler o primeiro .-. Ah, também NÃO vi o filme. (Resumo no site da editora)
2) O Signo dos Quatro, de Arthur Conan Doyle - essa coleção de Sherlock seria perfeita se a editora não surtasse e mudasse o tamanho dos livros no meio do caminho ¬¬ Tirando isso, amo as infinitas notas de rodapé e informações da época, além dos comentários tratando Holmes como se fosse uma pessoa real. E não foi? :P (Resumo no site da editora)

3 Comentários

Elias em 17/08/10, às 10:51: O Ladrão de Raios é muito elogiado, tenho que ler também -.-
E vou ir atrás desse livro do Peter Pan :D (Reply)
Petra em 20/08/10, às 03:45: Eu tenho (tinha? Não sei onde foi parar...) Peter Pan e também Hook -- a volta do Capt. Gancho. Adoro o original de J. M. Barrie. É interpretável de várias maneiras, e é maravilhoso. Adoro como ele capta o verdadeiro espírito infantil, ao mesmo tempo inocente, arrogante e cruel. (Observação -- gosto infinitamente mais de Sininho que de Wendy. Sempre.) Sobre Hook... quando era criança e li, gostei. Como história, é interessante. Porém, quando cresci e reli... me passou uma impressão estranha por trás da trama bem feita, que não percebi quando era criança. Como quando tentam disfarçar o gosto de um remédio ruim colocando açúcar. A impressão de que o autor de Hook leu Peter Pan e se desesperou quando Barrie mostrou que uma vez crescidos, jamais poderemos ter acesso aos deleites se quando éramos crianças, e tentou mostrar que "ser adulto pode ser incrível também". Barrie nos mostra que não existe volta a infância. Uma vez adultos, jamais voltaremos àquele estado "puro" de inocência, arrogância e crueldade (e em que esses defeitos são perdoados sempre por sermos, bem... crianças). Uma vez crescidos, perdemos esse direito. Já o autor de Hook tenta mostrar que isso É possível; que é possível crescer e se manter em contato com a criança interior. Não é que não concorde que isso é possível, mas não acho que ocorra da maneira como o autor de Hook propõe na trama. Por exemplo, vejo muito pouco da arrogância e crueldade infantis presentes nas crianças do Peter Pan original. Nessa continuação, o autor estereotipa e idealiza a infância e a vida adulta enquanto Barrie tentou mostrá-las em sua real natureza. O autor de Hook contraria Barrie, não complementa. Enfim, essa é apenas minha interpretação. Se quiser, posso tentar localizar o livro e emprestar pra você tirar suas próprias conclusões. Sobre Peter Pan Escarlate, ainda não li, mas tenho muita curiosidade. Parece um pouco mais embasado na obra de Barrie, embora isso possa ser um defeito (referências demais, reverenciamento ao "mestre" demais, e conteúdo de menos). Mas tenho que ler e comprovar. (Reply)
mushi-san em 23/08/10, às 19:12: não sabia que tinha Hook como livro, é o que inspirou o filme do Spielberg?? (que é o que cito XD) (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on agosto 17, 2010 1:42 AM.

24) Doce de Gergelim was the previous entry in this blog.

25) Bombons de Coco is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en