Lição de Casa (2): Dionaea muscipula

| 6 Comments

...também conhecida como dionéia ou vênus papa-moscas


Maria e Klara foram conhecer minha nova companheira de quarto...

Ganhei uma sábado passado e desde então estou fuçando o que posso para cuidar da plantinha - isso é, minha irmã teve a doidura de dar uma planta para alguém que tem dificuldades de cuidar até de um feijãozinho no algodão úmido. Sendo assim, dei uma fuçada na rede e procurei links explicando o que é exatamente a planta e como cuidar, e a idéia desse post é deixar os links por aqui, para facilitar a vida de quem também procurar informações.

Dioneia - Wikipédia, a enciclopédia livre - sério, se você não fuça a wikipédia em primeiro lugar, você está fazendo algo de errado. Sim, tem erros, sim, a em inglês geralmente é melhor, mas é um excelente ponto de partida: há vários links em baixo (xura que nunca viu?) e a aba de "Discussão" às vezes tem informações boas.
De cara, o artigo foi contra duas instruções que minha recebeu da vendedora: "não deixar ao sol e dar pouca água". Acho que confundiram o vegetal com um gremlim.
"As Dionéias são plantas populares, apesar da sua reputação de ser 'difícil'. Muito dessa reputação se deve ao tratamento incorreto dado às plantas pelos vendedores (ou a manipulação por vários curiosos, que frequentemente ativam as armadilhas), o que resulta em uma planta doente já na ocasião da compra."
Plantas Carnívoras do Brasil e do Mundo - uma parede de texto que parece ter sido escrita na virada do século, mas até aí, as plantas não evoluem tão rápido assim para o texto ter perdido o valor. (tenho uma vontade de capar nego que desvaloriza um texto ou site por ter mais anos de existência que único dígido da pontuação de QI dele...)
"Quanto mais luz receber, mais saudável e avermelhada a planta será. O solo deve ser mantido constantemente úmido até encharcado, o ano todo. Esta espécie necessita de dormência fria de alguns meses no inverno, o que dificulta seu cultivo em regiões próximas ao Equador. Com a chegada da dormência, as novas folhas ficam bastante reduzidas em tamanho, e o crescimento pode parar por completo."
Carnívoras.org - um site mais prático, com várias fotos (aqui entendi visualmente por quê deixar a flor crescer prejudica a planta...), inclusive de algumas das variedades da planta. Bom lembrar que o site é português, então as dicas de clima e cuidados podem variar um teco para as bandas de cá.
"Para fechar a armadilha um dos sensores tem de ser tocado duas vezes dentro de um periodo de 20 segundos, isto faz da dionaea a unica planta que sabe contar :)"
• O site plantascarnivoras.com.br tem um manualzinho em pdf. Achei legal :)
"Em geral, a água de torneira não é uma boa ideia. Os sólidos dissolvidos (TDS) que estão na água da torneira - nomeadamente sódio, cálcio, sais alcalinos, cloro, enxofre e magnésio - são prejudiciais para a saúde de sua Dionaea."
• Por fim, há um fórum sobre carnívoras em geral - Fórum Carnívoras.com.br, onde já fiz algumas questões já ;)


Minha planta veio num vaso pequeno - depois foi transplantada - e algumas das armadilhas morreram. Pelo número de bocas, com certeza tem mais de uma dionéia aí... XD

Resumo: é uma planta pequena, que na natureza só existe numa região restrita da costa leste dos Estados Unidos.
Não come carne, só insetos. Gosta de água pura, sol, adubo a intoxica.
Não se recomenda ficar brincando com suas armadilhas (as "bocas"), já que ela gasta energia demais disparando elas - depois de três ou quatro vezes, a boca apodrece e nascem novas. Também não parece ser uma boa deixar a flor crescer - ela consome muito da planta - e estou para descobrir o que fazer com ela quando chegar no inverno. :P
Ah sim, não cantam e não se movem sozinhas.


Outro artigo: • Lição de Casa (1): "estória" vs "história"

6 Comentários

mushi-san em 17/12/12, às 21:50: quero aprender a cuidar dela para ensina-la a livrar o meu quarto dos pernilongos X) (Reply)
Ana Ligia em 18/12/12, às 06:20: Depois de todos os comentários, a dúvida: Você gostou?? (Reply)
Hitman em 20/12/12, às 23:33: Planta bem exótica essa Xd (Reply)
Debora Gimenes em 23/12/12, às 15:02: É não conheço presente mais original que esse. Vc gostou? (Reply)
Kaká em 09/05/15, às 14:36: Muito boa as dicas! Estou pensando em comprar uma, mas achar na minha cidade é um pouco complicado. Fiquei bastante interessada na plantinha; Espero que ela esteja bem. Se tiver descoberto o que fazer com ela no inverno, nos conte, kk. Bom cultivo! (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on dezembro 17, 2012 10:39 PM.

121) Ovos Nevados was the previous entry in this blog.

[Instagram] is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en