"Resenhas" rápidas: Epic Mickey e Av. Paulista

| No Comments

Comprei ano passado, meio que curioso com a trama do jogo homônimo - Mickey versus Osvaldo, uma criação anterior de Disney que foi "esquecido e abandonado" pelo público (nos extras do livrinho você descobre que na vida real não foi bem assim, com problemas de direitos autorais e tal, mas o que se conta dentro da história serve bem melhor como background ficcional :P).
Outro fator que me fez comprar é que foi escrito por Peter David (um dos caras da Marvel que eu respeito muito pelo seu trabalho no Hulk e X-Factor, mas sei lá o que anda fazendo na vida atualmente), e pelo visto, o homem ganhou um dinheiro fácil, mas honesto: a primeira parte do livreto são histórias fechadas, bem disney, mas com aquele ar amalucado dos desenhos dos anos 20/30. As historinhas são simplezinhas, divertidas, bem saborosas nesse tempero retrô. A segunda parte eu achei nhé, destoa do restante no traço e no roteiro, que é bem corrido, confuso e não-cativante. Tá na cara que foi extremamente calcado no enredo do jogo, talvez menos por preguiça de David, talvez mais por falta de liberdade criativa.
Em tempo: muitos personagens que os americanos consideram "desaparecidos no tempo" nunca saíram do palco aqui e, nesse ponto de vista, é estranho vê-los contracenando com Osvaldo em Refugolância (a cidade dos personagens disney esquecidos) - João Bafo de Onça, Clarabela, Horácio...

Veredicto: a primeira parte da revista vale uma edição mais barata, em lombada canoa mesmo, e deixa com gostinho de quero mais. A segunda parte me fez desinteressar pelo jogo. Os extras valem um artigo da wikipedia, se já não existe.


Vou na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, uma das estações da minha feliz via crucis de todos os sábados.
- Moço, tem Avenida Paulista?
- Ali, naquela direção.
Vou na direção, procurando a estante.
- Não estou achando...
- Ali, saindo da loja...
- Eu to falando do quadrinho, não da avenida.
- Ah, desculpe =_=
- Tudo bem, ninguém merece trabalhar de sábado...
E comprei a lendária HQ que eu tinha ouvido falar muiNto tempo atrás, que contava a história da avenida mais famosa de São Paulo. Lendária por que nunca saiu em banca (e eu não sabia), era uma edição especial da revista Goodyear, de circulação res­trita, mas que pelo tema (era o centeário da avenida) e pelo autor, Luiz Gê (um dos grandes quadrinhistas do Brasil... e curiosamente essa foi sua últiama obra autoral) fora bastante divulgada nos jornais e revistas*.
E... valeu a espera. Primeiro por que o moleque de vinte anos atrás não capturaria muito desse quadrinho: parte simbólica, parte documental, o autor conta a história da avenida desde a fundação, expansão, lar dos ricos e novos ricos, depois virar centro financeiro e alvo da rapina da especulação imobiliária. E, por fim, virar ninho do próprio capitalismo predatório daqueles anos.
É triste e revoltante ver a beleza dos primeiros anos ser derrubada na calada da noite, por que as pessoas valorizam mais o dinheiro rápido, e outros tipos de escolhas equivocadas... e os governantes e habitantes bovinamente aceitarem isso. =/
(Não vou entrar em discussão aqui, amo São Paulo, mas a cidade é um monstro habitada por monstros que cometem pequenas monstruosidades cotidianas que consideram normais. "Eu posso!" fala mais alto do que "eu devo?")

Veredicto: recomendadíssima para quem conhece e gosta da cidade, não sei se tem o mesmo impacto para os aliens. Os que raramente lêem quadrinhos podem estranhar o "futuro" e alguns simbolismos perdidos, mas os textos e imagens são riquíssimos - frutos do talento, sensibilidade e da intensa pesquisa do autor =)

*Confesso que o moleque de vinte anos atrás foi capturado por essa imagem poderosa:


o prédio do Banespa, do centro velho, sendo movido para dentro da avenida Paulista

Sorte que o álbum não fala de imagens poderosas que dariam ficções marromenos.

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on dezembro 13, 2012 11:58 PM.

120) Docinhos de Amendoim was the previous entry in this blog.

[Instagram] is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en