"Resenhas" rápidas: Príncipe Valente - 1937

| No Comments

Príncipe Valente - 1937 (de Hal Foster) - Vamos lá: Príncipe Valente é daquelas obras referenciais de quadrinhos, facilmente entrando em qualquer lista séria em que pesem beleza da arte, longevidade da série e influência sobre o que veio depois. Esse ano, depois do fracasso da Pixel em tentar lançar essa mesma coleção poucos anos atrás, a Planeta DeAgostini pôs nas bancas uma coleção que terá OITENTA livros com todas as histórias do personagem de 1937 até 2018. Os primeiros números são baratinhos (a coleção promete encarecer, já que eventualmente o ritmo de publicação planejado deixará de ser quinzenal pra virar semanal) e decidi pegar pra ver qual é... :)
Bom, pra começo de conversa a arte do Hal Foster é linda como diziam, o cara manjava e seguiu firme e forte com o personagem até a década de setenta. Já o texto é bem fascicular e bem pulp - cada página da história era publicada aos domingos nos jornais gringos - com um resumo do que estava acontecendo no primeiro quadro e um gancho no último pra manter os leitores curiosos até o domingo seguinte. Só que a narrativa não me pegou - nada contra material clássico, por exemplo amo o Super-Homem do Siegel e do Shuster, que é contemporâneo, assim como gostei muito de ter lido Nhô Quim e Zé Caipora que é BEM mais velho - não sei se pela temática, ou por cada quadrinho ter uma descrição do que está acontecendo nele acontece (e é uma característica das histórias do Príncipe Valente não terem balões de fala), ou pelo personagem mesmo que, se eu fosse uma pessoa maldosa, diria que sofre excesso de "menino branco se diverte" :P

# Veredicto: Os primeiros exemplares valem para conhecer o personagem e ver se vale a pena fazer a coleção. Ela é grandinha e deve ficar bonita na estante :P E parece que a editora jura de pé juntos que vai até ao fim, depois do cancelamento de várias coleções que saiam nas bancas por outra editora.
# Bom: uma aula de arte e da arte e os livros são bem feitos fisicamente (mas talvez fosse mais inteligente cada um ter dois anos do personagem em vez de um só)
# Mau: demora a engrenar, o personagem sofre de excesso de bênçãos do roteirista, em que até a morte da mãe é mal sentida e tudo se converge em favor dele.
76 páginas • R$ 9,90 • 2019

Ah sim: os fãs da DC e de Jack Kirby vão ver aí a inspiração pro demônio Etrigan :D E tem uma cena que certamente deve ter deixado o Dr. Wertham intrigado ;p
(E comprei os três primeiros gibis na banca, assim que tiver tempo lerei todos e passarei adiante)(ao menos é o que acho AGORA)


ìndice de resenhas e movimentações da minha estante:

...e estou vendendo parte da minha coleção, veja a lista aqui

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on May 28, 2019 12:54 AM.

Acumulação de gibis: abril/2019 was the previous entry in this blog.

Magnum is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en