"Resenhas" rápidas: Tina: Respeito • Astro City: Vida na Cidade Grande

| 4 Comments

• Tina: Respeito (de Fefê Torquato): O século XXI tá sendo o século em que marmanjo esperneia quando não recebe o que quer, e quando os previews de Tina apareceram na rede veio a choradeira porque a personagem não estava sendo desenhada do jeito que eles queriam, e tudo indicava que a história também não ia ser aquela que eles queriam.
Sejamos francos: esse povo não nunca quis uma história estrelada pela Tina - ou de qualquer personagem feminina - o que querem mesmo é uma história focada nos peitos dela. Ou bunda. O resto da personagem (tipo background ou personalidade) seria só acessório para um fiapo de trama.
Bom...
1) Não vou discutir aqui sobre objetificação de uma pessoa.
2) Também não vou discutir aqui sobre marmanjo que faz seu sacrifício a Onã para personagem de gibi.
3) Muito menos por na pauta que é personagem de gibi que originalmente era pra crianças.
(E olha que tão lançando Druuna, uma fartura que é desenhada praticamente só pra isso. Esse povo podia estar lá, virando os olhos, em vez de ficar de mimimi na rede)

Enfim, vamos ao que vim discutir: o gibi. Nele Tina decide morar sozinha e começa a trabalhar numa redação de Jornal. Faz novas amizades, reencontra as antigas e eventualmente tem problemas com chefe... abusivo. Assim como Jeremias: Pele, que trata com os preconceitos sentidos pela população negra, Tina conta os problemas e os medos específicos das mulheres que não são tão transparentes para a outra metade da população que não é. Aqui também informação é dada de forma quase didática, em situações bastante naturais e trama vai bem devagar, plantando algumas pistas imperceptíveis aqui e ali, tão discretas que fiquei com medo que o gibi ia ser um catálogo de situações didáticas. Mas me enganei =P

# Veredicto: no mesmo patamar de Jeremias, uma das melhores Graphics MSP, tanto pela mensagem quanto pela execução =D
# Bom: os diálogos de internet estão perfeitos, assim como as atitudes dos diversos personagens. A estilização está legal, assim como a arte num todo.
# Mau: aqui transparece o mesmo defeito da outra Graphic citada: didatismo, submissão ao tema. Tina até consegue se mostrar mais como personagem, até porque já vem com uma carga e cast secundário rico. De qualquer forma, também vale aqui o que disse antes: "Talvez seja inevitável, as páginas são poucas e a roteirista tem de fazer escolhas, e mesmo achando que ela fez as escolhas certas, acho que tenho de apontar isso :P"
# Duas resenhas de verdade pro gibi: Algumas palavras sobre Tina — Respeito e Tina: Respeito + os ataques de desrespeito
100 páginas • R$ 31,90 • 2019 • veja no site da editora

• Astro City: Vida na Cidade Grande (de Kurt Busiek e Brent Anderson): Mais um gibi com a temática "super-heróis diferenciados", mas é um dos que mais deu certo :P
Vamos lá: o autor, Kurt Busiek, é um dos que mais gosto no comics: além de ser uma enciclopédia nerd sobre quadrinhos (é só acompanhar ele no twitter pra ver, inclusive é dos autor bem acessível), algumas das melhores histórias dele tem um toque muito humano, mesmo dentro de um gênero que vai tão escancaradamente pro fantástico.
Em exemplo é Marvels, onde ele reconta décadas história da editora pelo ponto de vista de um fotógrafo de jornal. É lindo você rever histórias clássicas sob um ponto de vista tão inusitado e tão mundano. Outro é "Superman: Identidade Secreta", em que uma pessoa comum (coincidentalmente chamada Clark Kent :P) ganha os poderes do Super-Homem... e, bom, ele tem uma vida até que normal normal. A minissérie mostra quatro momentos da vida dele, e é mais uma história gostosa sobre uma pessoa normal que tem uns dons lá (e os esconde) que mais um épico sobre semideus entre nós.
Em Astro City, Busiek decide criar sua própria cidade com seus super-heróis (muitos decalques descarados de outros personagens, tipo o Samaritano, que é óbvia cópia carbono do já citado Super-Homem :P) para contar histórias tanto dos super-seres quanto das pessoas "pés no chão", mas bem no estilo do autor. Esse volume tem seis histórias fechadas onde vamos conhecendo a cidade e alguns de seus habitantes:
• "Em Sonhos": Uma pessoa tem todas as noites o sonho impossível de que pode voar nos céus limpos lá do alto em paz... e ao acordar descobrimos que a parte do "em paz" é a parte impossível do que sonhava.
• Em "A Notícia" um velho jornalista conta a um novato a verdadeira história por trás da sua primeira notícia publicada, bastante mundana e sem graça.
• Um olheiro do crime descobre a identidade secreta de um super-herói em "Ver é Saber".
• "Proteção" conta um dia de uma moradora do bairro "místico" de Astro City no centro, em que é pega numa batalha de heróis e vilões.
• Um velho senhor numa pensão é muito mais do que a gente imagina em "Reconhecimento"
(Sinceramente estes três contos são bons, mas também são o ponto baixo da série. "Ver é Saber" e "Reconhecimento" são situações que duram demais e "Proteção" é meio que mal-resolvida pra mim.)
• E o volume fecha com a fofa "Jantar às Oito", em que um casal de heróis é "ajuntado" pelos colegas e tem uma noite livre. Também é a história em que conhecemos mais do background da cidade e personagens.

# Veredicto: eu gosto, e apesar de ter suas batalhas, acho que quem curte porradão e dentes rangendo melhor passar longe.
# Bom: no geral as histórias tem um quê um tanto otimista e todos os personagens, mesmo o alienígena invasor e o quase semideus vindo do futuro, são bastante humanos pra gente se identificar com eles. E a galeria de capas de Alex Ross são um show a parte :)
# Mau: todas as histórias são bem contadas, mas como disse, algumas são situações que duraram demais, além de que duas personagens tem questões internas que não ficam tão claras e que interferem em suas histórias. E Brent Anderson é um desenhista competente, mas só: a arte interna perde muito pras capas :P
196 páginas • R$ 23,90 • 2015 • veja no site da editora


Índice de resenhas e movimentações da minha estante:

...e estou vendendo parte da minha coleção, veja a lista aqui

4 Comentários

mushi-san em 18/09/19, às 17:01: Deixa eu adendar uma coisa que não curti em Tina, mas é mais questão de gosto que um problema: curti o fim é otimista, gostei do aviso final, que é bem realista, mas as páginas finais mudas, "poéticas" não acrescentaram nada (ao contrário das de abertura, que "acendem as luzes" da história que vai ser contada) (Reply)
An em 22/09/19, às 01:14: Sempre gostei da Tina do Maurício de Sousa, o Respeito tem me atraído atenção. Ainda mais desenhada pela Fefe Torquato, ela tem uma bela arte. (Reply)
Andy Corsant replied to comment from An em 22/09/19, às 21:19: Bem, sempre há ressalvas, ainda mais que autora está estreando. Mas vou ler de olho nas suas críticas, vamos ver se terei as mesmas opiniões! (Reply)
Adriana (Strix) em 14/10/19, às 21:33: Taí duas HQs que me deixaram curiosa. ^^ (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on September 17, 2019 10:46 PM.

Misty Knight was the previous entry in this blog.

Modok is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en