| No Comments

Finalmente começando a começar a diminuir a turba da reposição do Plano Collor, a central do banco decide voltar a pressionar por metas. E todas as gerências ficam desesperadas por isso (senão perde o cargo) e pressionam os funcionários (que são regidos pela CLT e podem ser demitidos sem justa causa)(apesar de ser um processo burocrático, está bem mais ágil de uns 2 anos pra cá). Esses fazem qualquer coisa pra tentar vender a qualquer custo...
Soube de agências que trocavam liberação imediata de FGTS em troca de compra de seguro (ou título de capitalização) e cousas assim.
Quinta uma colega do banco aceitou liberar um dinheiro de uma senhora que esqueceu parte da documentação se ela comprasse um seguro. Feito. Na sexta, a senhora trouxe a documentação pra trocar o dinheiro de volta :PPP Na sexta mesmo ouvi outro colega falando que vendeu para indivíduo que abriu conta sem ele saber. E é comum a liberação de empréstimos ou financiamentos em troca de captalização, seguros ou planos de previdência privada. A venda casada é ilegal, imoral, mas é comum e obrigatória aos funcionários nas entrelinhas (ou até diretamente). Era pior no Banco do Brasil, onde trabalhei, e tá ficando assim onde ganho dinheiro atualmente.
E eu não tenho estômago pra isso. É foda um banco público não ser social e ser comercial, um predador em nome do governo, ainda mais numa região miserável como a que moro, onde deveria ter mais ênfase em planos habitacionais, empréstimos pra microempresas em vez de determinado número obrigatório de previdência privada para menores na semana.

Uma coisa: venda casada é ilegal (fazer um negócio em troca de compra de algum produto). Se quiser se divertir, leve um gravador, aceite tudo o que o funcionário falar e mande pra imprensa. Especialmente você que for financiar casa ou terreno...
Outra coisa: não existe valor mínimo para caderneta de poupança, se te proporem mínimo e você fazer questão de abrir conta naquele banco, lembre o funcionário que pode denunciar ao Banco Central. Ou o serviço de atendimento ao consumidor do banco.

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on September 28, 2002 7:51 PM.

was the previous entry in this blog.

is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en