O resgate do kindle quebrado (parte 2)

| 10 Comments

A primeira parte está aqui. Eu ia fazer o texto só, mas tive de sair e achei melhor postar o que tinha feito e tal.



Antes de continuar onde parei, em certo ponto falei que a Amazon tinha dado uma resposta problemática que me fez assumir a conversa com a empresa e dar paz pro meu amigo: foi o fato deles insistirem em contato telefônico. Poxa, custava (na verdade custa) ter um chat de suporte? -_- Se eles vendem um aparelho chamado " Kindle 2 International", deviam prever que pessoas de línguas alienígenas, tipo a nossa, compraria o produdo deles.
Alguns conhecidos até se ofereceram para fazer a ligação, mas não iria dar certo, já que o aparelho não estaria na mão deles para acompanhar o suporte e tal. A brincadeira cara de ligar pra fora só ficaria mais cara ainda.

Parei na parte em que eu pegava os dados da compra original e me preparava psicologicamente para preencher o tal formulário que revelaria que sou uma fraude. Afinal, eles iriam mandar um aparelho de graça para um cara que apenas alega ter um Kindle mas nunca comprou na loja. Não tenho nota fiscal nem nada.

Link clicado, achei isso:



Eles só queriam confirmar os dados que eles já tem de mim... o.o' Bom demais para ser verdade... com certeza logo vem mais um mail pedindo mais informações, ou fazendo ressalvas por eu estar morando fora dos Estados Unidos, terra de onde o aparelho deveria estar e tal...

Poucas horas depois recebi dois mails da Amazon, um o tradicional falando que minha encomenda foi feita e logo mandariam o produto:


o.o!

...e o outro era do suporte:

Lamentamos pelo Kindle não estar funcionando. Estou enviando-lhe um substituto via Kindle International Priority Courier para obtê-lo o mais breve possível.
Aqui estão algumas informações sobre como sua ordem foi colocada para evitar eventuais atrasos na alfândega:
Eu criei o pedido de substituição com custos pagos através de um vale compras que apliquei em sua conta. Nenhum custo foi colocado em seu cartão de crédito.[...]
Lembre-se de fazer backup de seu conteúdo pessoal para o seu computador. Quando você devolver seu Kindle, não devolva o adaptador de energia, cabo USB, manual, acessórios ou outros itens que acompanham o Kindle. Quando enviamos um substituto, nós lhe enviaremos um Kindle só sem quaisquer acessórios suplementares.
Por favor insira o Kindle em um saco plástico, coloque-o na embalagem original, se disponível, e envie-o de volta para nós dentro de 30 dias a contar da data do presente e-mail. Se não recebermos o dispositivo, em seguida, você será cobrado por substituição Kindle.
Por favor, envie o seu retorno para:
(endereço nos States)[...]
Por favor, indique o custo do frete que você pagou com sua devolução [...]. Vamos usar este montante para reembolsar os custos do envio.

E é só. Eles enviaram ontem e estou acompanhando pelo código de envio que mandaram no mail. Segunda ou terça envio o kindle quebrado, o mais rápido possível antes que eles se irritem comigo e eu tenha de pagar 700 réis pelo aparelho XD

Isso é: não quiseram saber se eu era o comprador original ou não, ou qualquer coisa assim, o que certamente aconteceria nos suportes nacionais. Eles simplesmente condicionaram substituir o quebrado por defeito por um novo, se eu estivesse enganando eles, tipo fingindo que eu tinha o aparelho sem ter de verdade, acabaria pagando de qualquer forma. Achei justo.

A Amazon é boazinha por trocar meu aparelho, com direito a cobrir os custos que eu terei com a devolução? Não, em tempos de iPad, Nook e outros concorrentes num mercado disputado, toda propaganda negativa é indesejadíssima, melhor ter prejuízo com um cliente agora do que perder terreno...
Mas, como brasileiro, achei espantoso que a empresa não trabalha pressupondo que todo cliente seja um ladrão em potencial, e achou uma forma simples de manter a segurança (exigindo a troca) do seu negócio sem perder a simpatia.

E é só, não vou fazer discurso em cima do óbvio. Vou tentar não enrolar no review quando ele chegar, já que o Kindle 2 que vem já tá virando notícia velha x)

10 Comentários

Ghad Arddhu em 01/08/10, às 01:07: Bacana, isso mostra um pouco do que a concorrência deve prover para essa guerra de ebooks. (Reply)
Ana Paula em 10/01/11, às 12:01: Olá! Eu passei pelas mesmas coisas que voce.
A diferença é que não consigo enviar meu kindle, pq não consegui o tracking number para a UPS cobrar da amazon o envio.
Como vc fez?
Pagou e solicitou o reembolso?
OU conseguiu algum numero?
Voce pode por favor me ajudar?
TEnho medo de nao enviar o kindle a tempo e me cobrarem o valor do novo.
Já nao sei oque fazer!!!! Abçs (Reply)
Helena em 28/01/11, às 15:36: Cara teu blog me encheu de esperança. Acabei de passar pelo mesmo problema que vc, e tentei agorinha falar meu nada ingles pelo telefone e não consegui. Estou insistindo pelo email e site. Estou pedidno a Deus que eles me mandem outro como fez com vc. Eu tenho a nota e ele chegou a menos de 15 dias. (Reply)
elaine em 23/04/11, às 20:07: Pergunta... Os e-mails que vc enviou a Amazon, foram em ingles? Ou em portugues mesmo? Também estou com um aparelho de menos de tres meses de uso e deu pau ontem... Aguardo resposta
Grata (Reply)
Acauam em 07/11/11, às 14:08: Cara... olha só que interessante. O meu Kindle deu pau e eu fiz exatamente aquilo que vc descreveu ai... mas olha que interessante a diferença da resposta, nesse ponto específico:
"There is no need to return the defective Kindle. Damaged or defective products can often be disposed of free of charge at local municipal collection points. For more information about where you can drop off your waste equipment for recycling, please contact your local city office, waste authority, approved WEEE scheme or your household waste disposal service". Ou seja, ao que parece os caras evoluiram ainda mais o serviço e agora vc não precisa sequer mandar o seu Kindle quebrado de volta! É só entrar com o pedido e ficar esperando o novo brinquedo sem fazer nada... vamos ver se é isso que acontece mesmo... to aguardando o Kindle... (Reply)
Fábio em 07/03/12, às 15:06: Interessante o post! Eu tive um problema na tela do meu Kindle 2nd generation e eles ofereceram um novo 3rd generation pagando só 40 dolares a mais pq a garantia já tinha expirado... aceitei na hora e ainda falaram que posso continuar com o Kindle antigo... falei que eu tinha a leather case dele e me deram um bonus de 30 dolares pra comprar outra leather case pro tamanho do novo Kindle mas o frete e impostos seriam por minha conta... foi tudo pelo chat online mesmo!!!
Demorou pra Amazon chegar no Brasil e ter esse mesmo padrão de atendimento pra ensinar como se faz! (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on julho 31, 2010 10:50 PM.

13) Cocadinha Crua was the previous entry in this blog.

14) Sonhos is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en