O resgate do kindle quebrado (parte 1)

| 9 Comments


Comprei um kindle de um amigo em maio, enrolei para resenhar o bicho e quando eu estava para finalmente ler livros inteiros nele e fazer um texto legal no blog, ele quebra. x_x

E pior, quebrou do nada: eu carreguei alguns arquivos para ele e de repente a tela parecia ter ficado com "motion blur", assim:



Não dava pra ler nada, tudo se convertia em riscas horizontais: o texto, os menus, os protetores de tela... Pensei que fosse um bug momentâneo e como estava atrasado pra senzala, deixei para lá, quem sabe resolvia sozinho, né? Bom, pela existência do post, vocês já sabem que m'enganei x)

Já que o kindle era relativamente novo, tinha vindo pro Brasil em março acho, ainda deveria estar na garantia e pedi para o dono original que entrasse em contato com a Amazon, quem sabe eles davam suporte. Ele fez isso, mas a empresa deu uma resposta problemática, que me convenceu eu mesmo a pedir suporte para não incomodar o amigo...

Todo mundo sabe que suporte no Brasil é uma frescura, às vezes procuram qualquer detalhezinho para invalidar a garantia, então já estava preparado psicologicamente a desenbolsar mais 700 mesetas e comprar um aparelho novo. Dói, mas faz parte da vida de importabando de eletrônicos.

Bom, fui cara de pau e pedi ajuda, sem avisar que não fui eu quem comprou ele e que moro no Brasil (o aparelho foi comprado lá e trazido na bagagem de amigo do amigo e tal... :P). Na primeira mensagem, só expliquei que a tela virou linhas horizontais e que tentei dar reset várias vezes. E aguardei a resposta, o prazo era de 12 horas, e todas as mensagens a seguir foram nesse padrão: eu respondia de noite e recebia a resposta de manhã e vice versa.

"Eu sinto muito em ouvir sobre os problemas que você está tendo com o seu Kindle." - ah, eu estou traduzindo trechos dos mails que recebi pelo google, ok? - "Vamos tentar reiniciar completamente o seu Kindle. Reiniciar o software pode resolver problemas intermitentes. [...] Se o Kindle não reiniciar ou se o problema acontecer novamente, você pode contatar-nos através do telefone direto e gratuito a partir de muitos países, clicando na opção Fale Conosco, na coluna do lado direito das nossas páginas de suporte Kindle."

Aham, claro. Na verdade, meu amigo já tinha recebido essa resposta e esperava por ela, e isso de LIGAR para eles é um problemão, ainda mais para quem não fala inglês, né?

"Eu recebi um mail sobre meu problema no Kindle, recomendando que eu o resetasse. Mas, eu tentei várias vezes, e não funcionou: http://www.youtube.com/watch?v=bPHY1aXBuVM. A tela continua com várias linhas horozontais O mail fala que eu ligue para o suporte telefônico se o problema persistir, mas eu não tenho conhecimento para falar em inglês. Obrigado"

A resposta que recebi indica que o meu inglês era ruim demais para ser compreendido, ou que os atendentes são automatizados demais...:

"Lamento que tenha tido problemas com o Kindle. Por favor, ligue para que possamos tentar alguma solução de problemas em tempo real e ver se você precisa de reposição."
"Desculpe, eu não falo inglês, então não é possível que eu ligue. Posso ter outra maneira de resolver meu problema? :|"
"Olá,

Sinto muito pela inconveniência causada.
Por favor note que podemos ajudá-lo a na solução do problema de seu Kindle, não há necessidade de se preocupar com o idioma que você fale, nós seremos capazes de resolver o problema uma vez que você ligue para nós.
Por favor, ligue para que possamos tentar alguma solução de problemas em tempo real e ver se você precisa de reposição.
"

Como assim "there is no need to worry about the language you speak, we will able to resolve the issue once you call us."? o.O Eles contarataram o C3PO, que era fluente em 6 milhões de meios de comunicação?? Ou estavam usando o Peixe Babel do Guia do Mochileiro das Galáxias? Esperava que não fosse esse o caso, já que ele dá vexames fazendo bicos pro Yahoo...

E pra completar, não tem a opção de ligação gratuíta vinda do Brasil:



Ok, avisei a família para não se espantarem com a conta telefônica e fui lá eu ligar pros States, e, surpresa! Ouvi um daqueles menus automatizados de telefone, no estilo "tecle 1, se teu problema é X, tecle 2, se teu problema é Y...", adivinhem em que língua? :D

Inglês.

Desliguei depois de 15 segundos e mandei outra mensagem para o suporte amazônico:

"Desculpe, eu tentei, mas não entendi as instruções automatizadas ditas no telefone. Elas estão em Inglês, eu não sou capaz de falar/ouvir em Inglês." Sua anta :P
"Olá,
Eu revi a nossa correspondência prévia com você, e sinto muito sobre o inconveniente causado.
Antes que eu possa criar uma ordem de substituição é necessário que você escreva-nos de volta para confirmar o endereço de entrega e forma de pagamento. Não iremos cobrar pela transferência, isto é simplesmente uma precaução de segurança.
Por favor, visite o link abaixo para fornecer as informações solicitadas
"

Yay! Eles vão me mandar outro Kindle! E... fudeu! Eles vão perguntar número de série, endereço, como adquiri, essas coisas e no fim falar que sou fool, ugly and papaya face .-.

Aviso meu amigo para me repassar os dados da compra dele, imaginava que ia ter um questionário enorme para ser preenchido, afinal, eles iriam mandar um aparelho novo. E os impostos? Quem vai pagar?

Bom, isso fica pro próximo post, tenho de sair e esse está bem grandinho já =p

9 Comentários

Alex Santos em 06/02/13, às 20:03: Minha tela do Kindle quebroe e achei
http://www.kindlenho.com/ Os caras fazem assistencia tecnica no Brasil. Enviei por correio e em 7 dias estava com meu kindle com tela trocada. O preço é um pouco salgado mas realmente sai caro pra importar as peças. Achei justo.Recomendo (Reply)
Alex Santos replied to comment from Alex Santos em 09/02/13, às 18:58: O site mudou para www.i-kindle.net (Reply)
Vitor Elias em 13/02/14, às 15:18: Ganhei meu kindle de presente em maio de 2013. Ontem, 12/02/2014, a tela dele quebrou. :''(
Li este post e resolvi ligar para a Amazon. Os caras me atenderam muito bem. Tudo muito rápido. Incrível! Além de inventarem um dos apetrechos mais maravilhosos do universo (compre sem embaraço, companheiro, vale muito a pena), eles são fofos e céleres no atendimento. O presidente da Amazon deve ser um Willy Wonka literário. (Reply)
Vitor Elias em 13/02/14, às 15:34: Correção: foram os caras que me ligaram (alguém, presumivelmente um mexicano morando nos States, falando português!?), pagaram o frete. Resumindo: Não precisei gastar nem com a ligação Aprende aí, net, operadoras de telefonia etc! (Reply)
Vitor Elias em 13/02/14, às 15:34: *Aprendam (Reply)
eumess em 14/02/14, às 18:09: Eu também terei que despachar o antigo mas não queria fazer isso antes de dar uma fuçada… O que a Amazon poderia fazer se eu não mandar o antigo além de cobrar o valor no cartão de crédito??? Parece que temos o prazo para devolução de 30 dias, correto? (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on julho 31, 2010 10:27 AM.

12) Pudim de Laranja was the previous entry in this blog.

13) Cocadinha Crua is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en