Papo de Segunda*, 12/10/2010 - O Grande Problema das Hist�rias em Quadrinhos Brasileiras �...

| 14 Comments

...Que a maioria dos autores se preocupa em "vender sua hist�ria como BRASILEIRA ou QUADRINHOS, mas raramente como HIST�RIAS.

N�o me levem a mal, n�o sou nacionalista, nem um daqueles babacas que falam que "tudo que � brasileiro n�o presta ou vai dar errado" - outro dia discuto a imbecibilidade de falar pejorativamente "s� no Brasil que acontece isso" - tenho at� uma bandeira do Brasil no quarto, que n�o acho a "mais bonita do mundo" como alguns condicionados falam, mas gritar aos quatro ventos que um dos "m�ritos" da sua hist�ria � "ser brasileira" � MULETA, uma desculpa incompetente para justificar uma hist�ria de qualidade duvidosa. Eu, voc�, o p�blico, o universo e tudo o mais j� vimos um monte de coisas medonhas sendo empurradas com uma bandeirinha verde e amarela estampada.
Enfim, falar que tua HQ � linda e maravilhosa por ser "brasileira" n�o cola.
O que voc� faz para outras pessoas apreciarem (pagando por isso ou n�o) tem de ter m�rito pr�prio, n�o se apoiar na solidariedade alheia.


A �nfase em "quadrinhos" como virtude de um trabalho � para mim outro err�oz�o. Alguns podem pensar que vou falar no argumento dos "mais antigos", de que quadrinhos (e anima��o) � tudo coisa de crian�a, tudo sub-arte - esse tipo de pensamento est� visivelmente menor que h� uns dez anos atr�s, mas j� deu merda no estado de S�o Paulo nos tempos recentes - mas acho que o problema � justamente o contr�rio: quadrinhos � uma arte e at� que est� bem reconhecido como tal (exceto pelas bestas do naipe citadas acima) e por causa disso, a �nfase em "Quadrinhos" acaba por elitizar seu trabalho e...
... bom, isso espanta a maioria do p�blico.
Poucos v�o � um cinema ver Cinema, mas para assistir "um filme", certo? N�o se vende uma hist�ria como se fosse "ideal para festivais de cinema" tendo em mente um p�blico mais "pipoca". Para mim, por "Quadrinhos" bem grand�o na capa acaba por espantar o p�blico mais normal e menos inteirado � arte.

T�, h� quem queira ter um p�blico seleto, e tal, mas, puta que o pariu, n�o me venha depois chorando que no Brasil n�o tem a poha do mercado que te sustente, ok?


O que o p�blico "normal", aquele public�o enorme a� fora que n�o est� no gueto (e tem quadrinhistas c� de nossa terra - e tem escritores de fantasia/fic��o tamb�m, diga-se de passagem - que parecem gostar � de ficar no gueto e nas panelas da vida chorando a incompreens�o do mundo malvado l� fora) quer s�o HIST�RIAS, hist�rias para se divertir, hist�rias para fugir, para aprender, para se identificar, n�o importando a forma de como � contada nem de onde ela venha.
� muito f�cil colar adjetivos pomposos em um trabalho e depois posar de m�rtir injusti�ado dos Quadrinhos Brasileiros, � f�cil abandonar depois da primeira cr�tica ou fracasso, � f�cil disputar espa�o em um nicho j� consolidado, mesmo que ele esteja encolhendo. Dif�cil � criar bons personagens e tramas que conquistem um p�blico, dif�cil � ter persist�ncia, vis�o e paci�ncia, dif�cil � conseguir conquistar mais leitores, conquistar quem n�o lia quadrinhos anteriormente por causa dos seus v�cios e guetos, aumentar a base de leitores existentes.

Enfim, quando os autores brasileiros decidirem fazer hist�rias para humanos e n�o para quadrinh�filos ou nacionalistas de butique, a gente vai pra frente. � o que eu acho.

* Apesar de ser tradicionalmente postado �s segundas-feiras, o papo � de segunda pela qualidade do monologador :P

14 Coment�rios

Jussara Gonzo em 12/10/10, �s 16:36: Falou pouco, mas falou bem! (Reply)
Kari Esteves em 12/10/10, �s 16:40: Hum... isso � realmente algo para os jovens artistas refletirem, pq o q precisamos � de uma nova safra de empreendedores.
Uma mania q precisa ser erradicada: Se encantar com o q v� e esquecer de LER. Mtos "sucessos" foram pro saco assim. (Reply)
Quadrinze em 12/10/10, �s 17:55: "Compra a� para apoiar os quadrinhos nacionais!" :p Estou me co�ando pra n�o citar uns exemplos. Mas isso � desnecess�rio, a mensagem foi dada e est� bem clara. (Reply)
Felipe Avelino em 12/10/10, �s 18:42: *cof* *cof* *Turma da M�nica Jovem*!! *cof* *cof* *Luluzinha Jovem*!! Mas tem brasileiro que publicam hist�rias em quadrinhos, s� n�o � aqui no Brasil (Reply)
Fabiano Alves em 12/10/10, �s 19:26: Z� Roberto, como de costume, uma �tima postagem!
..........
PERA�, VC � O MUSHI, OMG!!!! =O (Reply)
Gilvany S em 12/10/10, �s 19:30: Bom, isso � algo relevante e real.......
Construir uma cultura solida e renov�vel de leitores no brasil, tem sido uma tarefa desafiadora.
Assim como foi denunciado, alguns vicios do perfil atual do leitor de QH brasileiro(ufa!), existem vicios da parte do artista ou autor...
Acontece que essa cultura n�o � nossa( HQ, Animes, Livros), � uma importa��o de produtos que invadiram o nosso cotidiano( por isso se v� brasileiros colegiais comendo hamen e decorando letras de musica japonesa, ente outras coisas..) N�o que isso seja ruim...mas pra sobreviver, a HQ brasileira precisa atingir pessoas que n�o fazem a m�nima id�ia do que � manga, brasileiros, n�o importando a idade ou posi��o social. � ai que surge a necessidade criar algo que identifique ou que digamos: essa HQ � brasileira.
N�s n�o comemos sushi, n�o falamos japones, n�o somos um pa�s de primeiro mundo, o cotdiano de um jovem brasileiro e um jovem japones s�o completamente diferentes.
Talvez uma vis�o mais rcitica e liter�ria se fa�a valer para descobri tramas interessant�ssimas e nativas desse pa�s e n�o uma vers�o pop do estrangeiro. (Reply)
Yu-chan em 12/10/10, �s 21:00: Adorei seu post, e vc tem raz�o, o que falta nos HQs brasileiros � a criatividade nas hist�rias e colocar sobre o cotidiano brasileiro. Por exemplo: na quest�o das roupas, escola, comida, o jeito de como as pessoas vivem aqui e sobre o que nosso pa�s pode contar de interessante. Existem tantas hist�rias em livros muito bons brasileiros, podemos colocar essa criatividade e carisma nos quadrinhos tamb�m! e n�o optar por modas estrangeiras, n�o s� japonesas, mas americanas tambem.
Quem nunca viu no Natal por exemplo propagandas e produtos "brasileiros" com roupas de inverno (em pleno ver�o), e comidas quentes como assados.
devemos valorizar e explorar mais o que temos aqui! (e apesar de ser descendente de japon�s, eu queria fazer historias contando sobre a cultura brasileira, q � mais diversificada do mundo!) (Reply)
Mary Cagnin em 12/10/10, �s 22:18: Caramba, tanta coisa pra dizer que eu nem sei como come�ar. Talvez eu deva escrever antes q meu cerebro entre em parafuso.
Outro dia estava discutindo sobre um tema parecido (e bem intrinseco) no twitter, q era sobre os editais e 'apoios governamentais' as historias em quadrinhos, q em geral apenas selecionavam historias educativas, regionalistas, e/ou politicamente corretas, aquelas q seriam facilmente aceitas pelos pais dos aluninhos, evitando todo aquele escandalo de "meu filho leu palavr�o num 'gibi'" e � bem por isso q quadrinhos no brasil ainda � leitura para crian�as e n�o tem espa�o para amadurecer... quer dizer, espa�o tem, mas ele � t�o apertado que � quase como se n�o existisse. Isso me deixa muito revoltada, pq existem mtas historias boas q continuam anonimas, e autores com potencial q acabam desistindo por n�o acreditar q tenha futuro! Eu n�o acredito muito nesse negocio q quem � brasileiro precisa fazer algo brasileiro e por a� vai... apoio a liberdade do artista, pq oq vale mesmo � a mensagem q ele quer passar, como ser humano e n�o como um brasileiro. Falar sobre o pa�s � valido (adoro ler sobre a historia de outros paises, mas se n�o tiver algo q me prenda ao enredo, � mais facil ler um livro de historia) enfim.. � complicado falar sobre isso pq HQ � uma arte q ainda est� engatinhando (pelo menos por aqui) (Reply)
Marcus Beckenkamp em 13/10/10, �s 09:48: Realmente, empurrar algo para compra com a desculpa de ser nacional n�o t� com nada. Acho que devemos sim valorizar nossa cultura, mas n�o comprar porcaria s� porque � nacional. Hqs s�o produtos, assim como filmes e livros, e devem ser pensadas dessa forma para o p�blico que realmente ir� consum�-la, se quiser que saia do mundo independente e crie algum mercado. Assim como os filmes nacionais est�o come�ando agora a sacar isso, acredito que um dia os criadores de HQ tamb�m entender�o. Mesmo assim, acredito que trabalhar com o que temos de cultura � uma ideia interessante. Curti o projeto do Studio Seasons de trabalhar com o livro de Machado de Assis, por exemplo. =) (Reply)
Cris em 13/10/10, �s 11:16: Concordo com voc�, Mushi, n�o s� nos quadrinhos como em outras �reas. Cansa o povo viver reclamando que n�o tem p�blico, que � incompreendido, mas s� sabe falar do pr�prio umbigo. Umbigo por umbigo, eu fico com o meu. (Reply)
Daniel Folador Rossi em 14/10/10, �s 23:53: Concordo, tem que se ter em mente o p�blico que se quer, seja em qual m�dia for. Muita gente critica os best-sellers (sejam livros, sejam quadrinhos), que n�o apresentam a melhor elabora��o na arte a que pertecem, mas souberam cativar o seu publico. (Reply)
Petra em 15/10/10, �s 01:35: Concordo em g�nero, n�mero e grau. (Reply)
Borges em 21/10/10, �s 10:22: Concordo em g�nero e n�mero ingual. (Reply)
CleanWater em 18/02/14, �s 13:32: Obrigado, acho que estava mesmo precisando ler algo assim.
Vou parar de co�ar o s@%* e voltar a desenhar agora mesmo!!! (Reply)

Deixe um coment�rio

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on October 12, 2010 3:57 PM.

Para meus momentos mais troll... (3) was the previous entry in this blog.

Papo de Segunda*, 17/10/2010 - Os Autores Problem�ticos is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en