Alerta Amarelo!

| 5 Comments | No TrackBacks

(texto original: Yellow Alert!)

Hoje soube de uma unidade de exposição à radiação chamada "BED". Esta é uma unidade de medida com base na exposição à radiação emitida por...

Bananas!


Veja, a banana contém uma grande quantidade de potássio, que contém 0,01% de potássio-40, que é radioativo. O resultado é que a exposição à radiação de comer uma banana é 1 BED (banana equivalent dose - dose equivalente de banana), ou mais ou menos 0,01 milirem (mrem). Naturalmente, você nunca conseguirá comer bananas o suficiente para ser perigoso, já que hora ou outra seu corpo cag... eliminaria o excesso de potássio.


Isso também é aproximadamente a emissão de um detector de fumaça.


Sim, você leu direito. Viver perto de uma usina de carvão expõe uma pessoa três vezes a radiação de uma usina nuclear. Isto é devido à presença de tório e urânio no carvão. Mas estes níveis são ainda ridiculamente baixos.


Uma pessoa normal contém um tico de potássio-40.

2 mrem também é a exposição de um voo de Nova Iorque à Los Angeles, devido a altitude (menos atmosfera, menos proteção dos efeitos de raios cósmicos galácticos).


Mais uma vez, por cauda da altitude. A medida no alto do Everest é de cerca 800 mrem (80.000 bananas) por ano.


O granito das paredes é ligeiramente radioativo. Em comparação, o Vaticano é de cerca de 800 mrem (80.000 bananas) por ano.


...se não houver proteção contra radiação. Mas, ainda assim, é um monte de bananas.


Texto original "traduzido" com autorização ^^. (Por sinal, descobri o texto no blog da @cyberdecker).
Na medida do possível, coloquei links na wikipedia em português. Em inglês, só quando não havia artigo equivalente em nossa língua ou a qualidade do artigo lusófono ser muito ruim.
• Obviamente, não dá para considerar a wikipédia como uma fonte absoluta, mas é um bom começo para pesquisa. Por sinal, o artigo sobre BED em inglês põe vários "poréns" ao próprio BED (pelo que entendi - meu inglês é ruim... - bananas não são tão radioativas assim).
• Há outra tabela comparativa muito interessante no xkcd, que o Gizmodo-br traduziu para o português.
• Gostaria de uma tabela comparativa com cigarros e banho de sol :P


[6:14] yN: how much is the fukusima nuclear generator? (quanto seria o reator nuclear de Fukushima?)
[6:16] Mushi: maybe 12 king-kong bananas... (talvez uma dúzia de bananas king-kong...)

5 Comentários

Elias em 03/04/11, às 12:19: Isso quer dizer que mamãe estava certa ao falar que se eu for um bom menino e comer toda a banana eu posso ganhar super-poderes.... (Reply)
mushi-san em 03/04/11, às 12:44: putz, esqueci de falar da castanha-do-pará, que por causa do Potássio-40 e Rádio-226, tem quatro vezes mais radioatividade que a banana xD (aqui e aqui) (Reply)
Janaína Dutra em 01/08/11, às 18:22: Olá, sou professora de Física na UFRJ e adorei este post. Vi que foi traduzido com autorização (parabéns pela iniciativa) e gostaria de saber se posso reproduzi-lo no meu blog (www.mednuclear.net), com os devidos créditos e links, claro. Mais uma vez, parabéns pelo blog. (Reply)
Janaína Dutra em 02/08/11, às 12:49: Ah sim...isso já está sendo providenciado ;-) Obrigada (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on April 3, 2011 11:19 AM.

Viajo ou não viajo pro Japão? was the previous entry in this blog.

Prova do crime is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en