Alan Moore: sobre escrever para os quadrinhos

| No Comments

Muitos, muitos, muiNtos anos atrás (tipo, mais anos do que você tem dedos) eu fiz uma oficina de quadrinhos no colégio, coisa de dois dias. Conheci gente, saí um tanto da toca onde ainda estou e me apresentaram esse texto do (já na aquela época) mais do que incensado Alan Moore, eu que ele dá dicas de fazer fantoches de cobra e falar com elas.

(ah, não quis digitar o óbvio não)

Enfim, é daqueles textos que me gritaram "seu burro, quer ecrever? Tá fazendo tudo errado!" e mesmo discordando de alguns pontos, acho leitura essencial (e não só esse texto!) para quem se aventura a contar uma história. Principalmente em quadrinhos, mas não só.

Anos atrás, eu e um amigo pegamos a cópia surrada que tínhamos do artigo (xerox de uma versão impressa em impressora matricial), digitamos (mais ele que eu), cacei as imagens citadas, formatei em HTML e pus num diretório discreto aqui do site:

parte 1parte 2parte 3

A texto foi digitado de acordo com a tradução que peguei e COM os comentários do tradutor, que não sei quem é. Seria legal ter os créditos do texto, que por sinal, tem várias versões (até melhores) em português internet a fora, mas acho que mais uma cópia na rede não faz mal para ninguém^^ atualização 30/03/18: segundo o J. M. Trevisan, o tradutor é Fernando Aoki =)

Para encerrar, para os usuários de kindle, formatei o texto para o dispositivo, o arquivo está aqui^^


Em tempo, se houver algum problema com direito autoral do texto (ou da tradução), me avisem que retiro tudo do ar!!. (mas seria legal que não, já temos roteiros demais no nível liefeldianos por aqui...)

E existe uma versão (revista e ampliada?) do texto em forma de livro na Amazon (link)


E se alguém soube onde acho uma cópia do doujinshi onde Alan Moore é uma colegial (obra desse maluco japonês aqui), por favor, compatilhem a informação^^

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on maio 22, 2012 5:33 PM.

Agradecimento atrasado was the previous entry in this blog.

97) Licor de Abacaxi is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en