Inferno - parte 3

| 3 Comments

A idéia deste texto é dar a descrição de localidades criadas nestes três mil anos de literatura ocidental para aqueles que gostam de escrever contos e roteiros e não tem acesso (ou saco) para consultar as fontes originais e conseguir a referência ou inspiração necessária. O primeiro local a ser visitado é

O INFERNO
(parte 3)

que foi descrito por Dante Alighieri, exclusivamente para este site, na "Divina Comédia" (um poeminha de 100 cantos com mais de cem singelos versinhos cada). Nas partes anteriores mostramos tudo até o sexto dos 9 círculos, com todos os points indispensáveis para seu álbum de fotografia.


Sétimo, Oitavo e Nono Círculos
Chegamos agora aos três últimos Círculos, os mais profundos em relação ao solo. O Sétimo Círculo é subdivido em três giros (ou seções) para deleite dos violentos, o Oitavo recebe o nome de Malebolge (ei, alguém aí lê Spawn?) e contém dez valas concêntricas onde são despejados os fraudulentos. O Nono e último Círculo é formado por quatro zonas que dividem as águas congeladas do lago Cocito, onde se castigam os traidores e o próprio Lúcifer. Preparado? Sigam-me os bons...

Fraternidade sim, Violência não
Guardando as fronteiras do Sétimo Círculo, está o Minotauro, padroeiro dos galhudos, um ser com corpo de homem e cabeça de touro. Quem já passou por lá avisa que é bom nem chegar perto dele: nem todo corno é manso. Passando por ele, você estará nas margens do Flagetonte, primeiro giro deste círculo, um rio de sangue fervente vigiado por centauros (Quíron entre eles) que atiram flechas nos pecadores que tentam sair deste rio onde são cozinhados os que foram violentos contra o próximo. Alexandre, o Grande, da Macedônia e Átila, o huno são fregueses de longa data.

Do outro lado do rio está uma floresta, o segundo giro, onde se castigam os violentos contra si mesmos. Os suicidas estão aqui, transformados nas árvores, onde as harpias (seres meio mulher, meio urubu) lhe ferirão constantemente - sem que você possa se mexer. Já aquele que esbanjaram a ponto de sentir fome (perdulários) serão perseguidos por cães ferozes. E estraçalhados. (A coisa é tão feia que Dante teve que remontar a cara de um literalmente para poder converar)

O terceiro giro é dedicado aos violentos contra Deus, a arte e a natureza, e é descrito como um areal onde chove constantemente lentas lâminas de fogo. Todos nus, ou os condenados ficam deitados (blasfemos, os violentos contra Deus), ou movendo-se incessantemente (sodomitas, os praticantes de hábitos sexuais exóticos, os homossexuais e afins, os violentos contra a natureza - que cara medieval que era Dante... - e quem deixar de se mover, será obrigado a ficar prostado sob a chuva durante um século) ou sentados (os usuários, aqueles que cobram juros, os violentos contra a arte).

Foi neste giro que Dante encontrou um riozinho (que Virgílio diz começar em uma estátua de cabeça de ouro, braços e peito de prata, abdômen de cobre, pernas de ferro e pé esquerdo de terracota, que estaria na ilha de Creta - será que Virgílio tinha cabelo rasta e curtia uma erva? - e cruza todo o Inferno, formando o Flagetonte, o Aqueronte, o Estige e o Cocito). As margens deste riacho estão pavimentadas e sobre ele se forma um vapor que protegeu os dois poetas de serem queimados pela chuva de fogo. Chegando na borda do Oitavo círculo, ele cai como uma cachoeira num paredão difícil de descer. (para isto, Virgílio chama Geríon - símbolo da fraude, um gigante de rosto e busto humanos, mas o restante de serpente - que os pega e os coloca embaixo)

Image Comics Presents...
Malebolge significa "fossas malditas" e esse nome provavelmente foi inventado por Dante para nomear o Oitavo Círculo. O termo "fossas" não é à toa, existem aqui dez valas ou bolsões ("bolgias") concêntricos, encimados por pontes, dividindo este círculo, desde o paredão do Sétimo até a fronteira com o Nono:

* Primeira Vala (sedutores e rufiões): São divididos em duas filas de almas nuas que andam numa mão (os sedutores, Jazão é um deles) e noutra (os rufiões, segundo o pai dos burros: "indivíduo que se mete em brigas por causa de mulheres de má reputação"), todos sendo constantemente açoitados por exús workaholics - o que acho que todos os tinhosos são.

* Segunda Vala (puxa-sacos): Estão mergulhados em bosta, ululando, se batendo com as mãos e bajulando uns aos outros. Imagine só a cena, mas seja criativo: coloque aqui aquele bando de frescos que sentam junto da professora...

* Terceira Vala (simoníacos): Os que traficaram coisas sagradas ou espirituais são enterrados de ponta cabeça e com os pés à mostra, onde se ateiam chamas. Dante colocou aí o papa Nicolau III, que estava reservando o lugar para Bonifácio VIII e Clemente V. Para ser mais exato, um simoníaco não fica nesta posição incômoda para sempre, mas apenas até que chegue outro para substituí-lo. Saindo dalí, vai para o fundo da vala ser espremido com os seus antecessores nas frestas de um rochedo.

* Quarta Vala (mágicos, adivinhos e afins): Imagine aquele "mago" que escreveu um diário ou aquela "mãe" que "previu" a morte dos Mamonas com a cara na nuca, angustiados e andando sempre de ré...

* Quinta Vala (funcionários corruptos e subornáveis e os que faltaram com o dever):...ou, uma franchising do Congresso. Neste bolsão estão todos mergulhados em piche fervendo (a última moda depois do mar de lama), com os demônios cuidando duplamente da vigilância. (Nem eles confiam nestes caras... você confiaria? Então porquê votou neles, hein?? Cuidado com a próxima bolgia...)

(nota: a portinhola sobre o próximo bolsão estava quebrada no tempo de Dante)

* Sexta Vala (hipócritas): As almas daqui tem aparencia dourada, cintilante, mas cobertas por pesadas capas de chumbo (e eu pensava que via de tudo no Carnaval) e em prantos. Caifás (aquele que aconselhou os fariseus à condenarem Jesus está crucificado, deitado) é pisoteado por todos eles, com chumbo e tudo.

* Sétima Vala (ladrões e peculatórios): ... ou será que é aqui a franchising do Congresso??? Só que neste buraco tem cobra pra caramba: jáculas, hidras, najas e serpentes. Mais os condenados (peladões, peladões), que aão pegos pelos répteis, enroscando-se neles (ui!). Quando um dos bichos morde um deles, a alma vira brasa, arde em chamas e em instantes é apenas cinzas, mas volta ao normal logo depois (parece alguns gibis que ando lendo). Já os peculatórios (ladrões de dinheiro público) são mordidos por serpentes de seis pernas (?!), e começam a soltar rolos de fumaça pelo nariz e se transforma numa serpente também ou... (e a serpente que picara este ex-"rouba mas faz" volta à forma humana)... se amálgama com a cobra. Cê viu "A Mosca"?

* Oitava Vala (conselheiros fraudulentos): Ulisses (não o Guimarães, mas o de Homero) esta aí, com outros, envolvidos por chamas alongada. Bem-passado ou mal-passado?

* Nona Vala (semeadores de cismas religiosos e promotores de ódio, divisões e discórdia entre as pessoas): Filme trash! Todos são obrigados a dar a volta no bolsão, com um demônio dando golpes de espadas neles (deve ser um emprego bem disputado entre os chifrudos). Mutilações! Um festival de tripas escorrendo pela barriga, enroscando nos pés, corações literalmente expostos e muito mais. Tudo cicatriza, mas novos golpes são dados periodicamente para alegria da galera mais sádica. Dante, católico, colocou aqui Maomé, profeta e fundador do Islamismo.

* Décima Vala (falsários): O choro e gemidos somados ao cheiro de corpos apodrecidos por gangrena é o retrato desta vala, onde cada um é castigado de acordo com o que falsificou na vida: os de metais preciosos - alquimistas - estão estendidos no solo, desmaiados, com lepra dos pés a cabeça; os que fingiram ser outra pessoa tem loucura agressiva e atacam os outros à mordidas; os falsificadores de dinheiro são tomados de sede insaciável tem a cabeça e o ventre inchados (hidropisia). Já os falsos de palavra, muitos por aí, tem uma puta febre ardente.

O Que é Grande e Molhado??
Após todas as valas e pontinholas do Malebolge, descemos uma amurada. A primeira impressão é que lá dentro está pontilhado de torres, mas chegando perto se vê a verdade: são gigante, mergulhados neste poço até o umbigo. Cada um deles deve ter algo mais de 30 metros de altura e estão lá por castigo de Júpiter(?!), já que tenteram invadir o Olimpo. Um deles, Anteu, foi quem desceu os dois poetas para o último Círculo.

3 Comentários

Petra em 18/10/04, às 00:25: É impressão minha ou Dante tinha uma antipatia muito séria por figuras da mitologia grega? (Reply)
mushi em 18/10/04, às 09:21: ...acho que seria contrasenso por uma figura mitológica no Paraíso judaico-cristão. Mas confesso que nunca li direito o Paraíso pra conferir se aparece alguma figurinha greco-romana lá, mas se não me engano, tem não. (Reply)
Dudu em 18/10/04, às 19:12: Tem não, gente.
Grego nasceu antes de Cristo, logo não podia ser cristão. Quem é de boa índole mas não é cristão vai pro Limbo, o resto vai parar no Inferno. (E tem uns outros dois ou três fazendo nada no purgatório, acho que eles tinham a ver com a Biblia. Já no paraíso eu num sei, porque não li) (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on October 16, 2004 12:47 AM.

Inferno - parte 2 was the previous entry in this blog.

Inferno - parte 4 is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en