"Resenhas" rápidas: Valente - para o que der e vier, Bram & Vlad, Como eu realmente... e São Jorge

| 1 Comment

Tentando ressussitar o hábito de resenhar o que consumo, pra praticar um ritmo de escrita menos letárgico X) A leva da vez será apenas de quadrinhos:

Valente - para o que der e vier (de Vitor Cafaggi): confesso que nunca li Puny Parker (a história do alter-ego do Homem-Aranha, na infância) e não me interessei quando o Cafaggi trocou o personagem da Marvel pelo Valente. Comprei os três encadernados pela Panini na FIQ do ano passado, e nem de longe me arrependi, de forma alguma =) Semana passada soube que saiu um quarto volume e comprei ASAP.
Para resumir: Valente é um jovem tímido, que se ilude demais, cheio dos amores platônicos, e as tiras nestes encadernados contam suas idas e vindas amorosas, com sucessos e fracassos. Além disso, tem amigos, uma conselheira, um hilário grupo de RPG e uma irmãzinha como cast secundário muito legal.
Veredicto: recomendo SIM. É o tipo de história que eu deveria ter lido SIM quando era um adolescente BESTA cheio dos amores platônicos x)
Bom: personagens, artes, ritmo de roteiro. Povo que gosta de histórias de porrada deve passar longe.
Mau: "numeração" confusa, isso é, a não ser que eu faça uma busca na internet, como vou saber que a ordem das quatro edições é "Valente para sempre", "Valente para todas", "Valente por opção" e "Valente para o que der e vier"?
Site oficial: http://punyparker.blogspot.com.br/


Bram & Vlad #1 (de Adriana Strix): aqui é uma resenha não-isenta, já que a autora é uma amiga bem chegada e as tirinhas de B&V já foram publicados no meu semi-zumbificado site mushicomics, além de terem site próprio :) Assim, antes de tudo, digo 1) leiam as tiras no site, são legais! 2) comprem o livro, que engloba o primeiro e segundo anos da série (já está no sétimo!) mais tirinhas algumas inéditas. Como é auto-publicação, vocês ajudam muito a autora :D
Bram&Vlad conta a histórias e o dia a dia de descendentes dos personagens de "Drácula", o livro de Bram Stoker. E enquanto o descendente de Van Hensing (o caçador de vampiros) é calmo, sociável e bem humorado; o herdeiro do vampiro é justamente o oposto. Assim mesmo, há uma amizade entre os dois e outros personagens-também-descendentes (não só da obra do Stoker) completam a turma e movem a série =)
Claro que, como são tiras "iniciais", há alguns tropeços narrativos. A arte também pode desagradar os que buscam o "prazer estético do desenho perfeito e profissional" (não é meu caso), já que a autora desenha como hobby nas horas livres X)
Veredicto: é legal :D
Bom: já falei demais, sou suspeito x)
Mau: além dos problemas citados acima, 40 páginas é rápido demais para ser lido.
Site oficial: http://bramevlad.blogspot.com.br/
PS: a minha edição é autografada, a de vocês não :P (e a capa impressa ficou bem mais escura que a miniatura acima)


Como eu realmente... #1 (de Fernanda Nia) - outra série vinda da internet, nem lembro como eu descobri, se por indicação de amigos, ou algum tweet, só sei que a premissa "o que as pessoas dizem/fazem; e o que realmente penso/faço/deliro" me pegou. Na verdade ficava até com raiva quando chegavam links do recicladíssimo tumbr "como eu me sinto quando", achando que eram pras tirinhas :PP
Voltando aos quadrinhos, as situações são divertidas, criativas, exageradas no bom sentido. O traço da autora pode ser considerado "repetitivo" e "fofo demais" para alguns, mas funciona muito bem na premissa de constrastar realidade com a imaginação X)
Veredicto: é o tipo de leitura leve que você pode emprestar para quase todo mundo, tirando algumas piadas que são meio "coisa da internet demais". Ainda farei minha mãe ler :D
Bom: além de tudo, o acabamento gráfico está impecável, colorido até! o.o
Mau: acho que alguns comentários poderiam ser bem mais concisos, ou menos auto-justificativos. Os gatos de casa comentaram que tem humanos demais e Srta Garrinhas de menos no volume.
Site oficial: http://www.comoeurealmente.com/
PS: a minha edição é autografada, a de vocês não :P [2]


São Jorge: volumes I (Soldado o Império) e II (A Última Batalha) (de Danilo Beyruth) - A única HQ dessa leva que não surgiu na web :P E, coincidentemente, estou lendo uma série de livros nacionais passados no império romano, mas depois falo a respeito. Como vocês podem deduzir, é uma biografia do santo do meu timão :P Como é um personagem cheio de lendas (aham, existem dragões), o autor tomou algumas liberdades, criando uma história bastante realista.
Sinceramente, gostei :) Além da ótima arte, Danilo Beyruth sabe narrar e compor as cenas. A solução para "explicar" o dragão no mundo real está bem condizente com a proposta e as visões que o personagem tem nas páginas antes do final fazem pensar, dentro do espírito religioso do personagem. Aí tem um dos melhores demônios que já li :P
Por outro lado, me incomoda o desenvolvimento de alguns secundários, notadamente os romanos de graduação mais alta: para mim são quase indistinguíveis entre si, e já que não foram tão desenvolvidos, poderiam ser em menor número de boa. Mas o que me incomodou MESMO foi usarem, na última página, a expressão "muçulmano" numa história passada trezentos e tantos anos antes de Maomé. Tipo de furo imperdoável para um trabalho tão bonitinho de pesquisa histórica =_= Deve ter sido praga do dragão.
Veredicto: apesar dos problemitos, recomendo, recomendo e recomendo x)
Bom: boa arte e roteiro competente somados a um tema histórico bem pesquisado. O que mais vocês querem?
Mau: o formato pequeno (do tamanho de um gibi da Monica) e a divisão em dois volumes, a história de um personagem tão corajoso não merecia um formato tão precavido.


gratuitamente me lembrando que achei São Jorge lá em Berlim :)

Resenhas anteriores
xxxHolic (mangá) e Tsubasa: Reservoir Chronicle (mangá)Capitão América (filme) e Hollow Fields (mangá)Epic Mickey (hq) e Av. Paulista (hq)mushi-san no heya

1 Comentário

Adriana "Strix" em 26/09/14, às 01:16: *pula e abraça* Você é um fofo, Mushi. Mas sério, você tem que meter o pau quando for o caso. :P (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on September 25, 2014 12:13 AM.

Mushiíces 135: Motivações was the previous entry in this blog.

Tirinhas em inglês: 61 à 65 is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en