O review do Kindle que vivem me cobrando pelo Twitter e pelo MSN - parte 3: PDF e somente PDF

| 3 Comments

Antes de tudo: essa série de textos está sendo baseada no meu dia a dia com o kindle 2. Já fazem alguns meses que saiu o 3 - com diferenças no soft e no hardware, mas sinceramente o próximo kindle que vou comprar vai ser de e-ink colorida e/ou tela touch, se e quando sair.


Foto que tava sobrando por aí e não tinha onde colocar: o plug pro fone de ouvido e o botão de liga-desliga do aparelho :P


Outra coisa que esqueci de comentar: no texto anterior coloquei screenshots de dois livros nacionais no kindle:
Abascanto, a sombra dos caídos, do Diogo de Souza. Ainda não li, mas o livro está a venda na Amazon para o kindle :D (o link está no título do livro, notaram? :P)
O Conservatório, da Strix van Allen (autora das tiras vampíricas de Bram & Vlad no mushicomics e que acabou de se tornar oficialmente uma alquimista química formada XD), que ainda não saiu^^ Ela me mandou o livro em .doc, converti e coloquei no aparelho para betar e para mostrar no artigo :) Foi meu primeiro e-livro lido completamente. *-*



Na última vez, falei de todos os formatos de texto, MENOS do mais perguntado: o infame PDF. Por muitos documentos e livros serem distribuídos em pdf, tanto nas faculdades, nas empresas quanto nos sites piratas alternativos de livros, é natural as pessoas virem com essa dúvida e preocupação...
mas...
O pdf não é bem um formato de texto, seria mais como "a versão impressa" de um arquivo, ideal para distribuir - já que geralmente ele mantém fontes, objetos e diagramações inalteradas, independente do sistema e aparelho - , mas péssimo para quem não tem o arquivo fonte querer editar.
Sendo prático: um pdf é como se fosse uma imagem onde você consegue grifar o texto e pesquisar com ctrl + f :P

(isso acima é uma explicação de leigo improvisando, otay?)



Hoje em dia o kindle lê pdf nativamente, mas demora um tanto a mais para "montar" o texto na página e quando termina, mantém a formatação do arquivo. Não existe a opção de aumentar o tamanho da fonte, muito menos a leitura de texto pela voz sintética do aparelho. Atualmente para fazer buscas de texto no kindle e marcar páginas, mas não dá para grifar ou fazer anotações.



Até aí, tudo bem, mas a coisa pega mesmo é se o criador do arquivo fez ele com uma fonte minúscula e você sofre de visão: a tela do kindle "normal" é de apenas 600 × 800 pixels (a da versão de Itu, o DX, é de 1200 x 824) e tudo fica ridiculamente pequeno. Como disse, para ampliar o arquivo, mas a leitura fica menos fluída, já que não basta baixar apenas e subir o arquivo como faria no texto normal: se a formatação do documento for um tico mais exótica (fonte pequena e linhas bem mais compridas que o normal, por exemplo), você teria de ficar também avançando o texto da esquerda para a direita com o direcional em zigue-zague para ler. Ou se o texto estiver na horizontal com várias colunas verticais, só vai conseguir ler o pdf inteiro brincando de descer, subir, direita, descer, subir, direita várias vezes.

Enfim, ler um pdf no kindle é possível, sem muitos traumas em um documento bem formatado, mas é bem menos confortável do que poderia ser.


Eu falei que a tela gira (e amplia)


(os screens acima são um pdf da coleção Desventuras em Série - que recomendo apesar do Jim Carrey ter matado o filme querendo aparecer mais que os personagens centrais. O arquivo é baixável aqui e tentei baixar pela internet no kindle, de repente isso burlava as taxas wireless da Amazon, mas curiosamente o aparelho não reconhecia o link :P)


Uma sugestão minha é usar os serviços do PDF to Word, que converte os trem para .doc sem muitas perdas e, em seguida, converter o .doc para o Kindle. Me comentaram também que o pastor Calibre faz essa conversão também, mas não sei quanto à qualidade final.


Último: quanto aos .pdf com DRM, tipo os vendidos na Livraria Cultura, nem idéia.

Kindle e e-readers
O resgate do kindle quebrado: parte 0parte 1parte 2epílogo

Reviews: O review do Kindle que vivem me cobrando pelo Twitter - parte 1Gato Sabido e Positivo AlfaO review do Kindle que vivem me cobrando pelo Twitter e pelo MSN - parte 2: formatos de texto, txt, doc, rtf... tudo, menos pdf :P

3 Comentários

Adriana "Strix" em 26/01/11, às 09:38: # Aaaaw, fui a primeirona. *-* # Ah, ler pdf no computador tem as mesmas limitações, de ter que rolar barras e tal. Acho que um pdf mal formatado vai ser um saco de ler em qualquer aparelho. :/ # No mais, esse aparelhinho é dos bons. Valeu por dividir a experiência. :* (Reply)
Ricardo em 21/12/12, às 19:56: Eu gostaria de saber se é possível "ir para" uma determinada página em qualquer tipo de arquivo e se ele le pdf de imagens normalmente!
obrigado (Reply)

Deixe um comentário

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on January 25, 2011 10:21 PM.

Níver da Júlia 2010 was the previous entry in this blog.

Invasão Polonesa is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en