Mushi de ponta cabeça - parte seis

| 4 Comments

Poisé, depois de mais de ano, vou retomar as "matérias" sobre minha viagem ao Japão nas férias retrasadas. Viajei por menos tempo que nessa última, apenas dez dias lá (burrice minha, total n00b em viagens internacionais - não tinha idéia se era tempo demais ou de menos)(é de menos, acreditem em mim) e paralizei a série já no 2º dia no outro lado do mundo -_-

Mea culpa, mea maxima culpa.

Assim, se você chegou agora, logo abaixo tem quadro com todos os capítulos anteriores da saga, leia e continue aqui em cima^^ Se você já tinha lido os textos antes... faz tanto tempo, não é melhor reler antes de continuar não? XD

Europa 2012
Mushi na Europa - antes de tudo (I)Mushi na Europa - antes de tudo (II) e dali eu passei X)Mushi na Europa - Finalmente em Berlim, mas... vamos falar do metrô? -_-'Mushi na Europa - Berlin, AlexanderplatzMushi na Europa - IntervalinhoMushi na Europa - controladamente perdido.
Japão 2011
sRViajo ou não viajo pro Japão?Prova do crimePreparação de viagemMushi de ponta cabeça - parte zeroMushi de ponta cabeça - parte umMushi de ponta cabeça - parte doisMushi de ponta cabeça - parte trêsMushi de ponta cabeça - parte quatroMushi de ponta cabeça - parte cincoMushi de ponta cabeça - parte cinco e meioSobre namorar japonesas no Japão...Mushi de ponta cabeça - parte seis



...Enfim, meu sábado foi tão agitado que gastei três posts nele :P

No dia seguinte, ficou marcado de
1) Eu viver meu primeiro e único terremoto. Só que foi às duas da manhã, fraquinho. Nem acordei. Emoção zero. Fica para outra oportunidade :P
2) Meu amigo me ensinar como pegar o shinkansen (trem-bala)

Nos encontramos, para variar, na estação de Akiba (virou rotina eu ir e voltar para Akihabara pegar o metrô, em vez de usar as duas estações mais próximas: ali é entrocamento de várias das linhas do metrô, e além disso sempre valia a pena dar uma andada para conhecer o lugar, passear acreditando ser o único gaijin em quarteirões (é, coisa besta da minha parte, mas aposto que a maioria de vocês cultivariam a mesma ilusão (sim, ilusão, Tóquio recebe muitos estrangeiros)), experimentar alguma coisa diferente nas máquinas de refrigerante e, finalmente, dar uma namorada nos preços e produtos da Yodobashi...). Mas desta vez, além da penca de motivos enfiados nos parênteses, tinha mais um para irmos lá: um posto da JR, onde eu teria de pegar meu passe que me garantiria uma semana de trem-bala "grátis" :)

Só que lá não fazia a troca, tivemos de ir até a estação Tokyo (no canto inferior direito do mapa do metrô).


Clique na imagem para ampliar, mas recomendo muito vocês conferirem por esse mapa aqui :P


Deixa eu explicar esse esquema de "uma semana de trem bala grátis", por que grátis não é: fora do Japão e somente para estrangeiros dá para comprar o Japan Rail Pass, que te dá por 7, 14 ou 21 dias de viagens ilimitadas na maioria das linhas de trem-bala.
O preço de uma viagem de shinkansen é mais ou menos equivalente à uma viagem de avião no mesmo trajeto, mas sem as frescuras e desvantagens de voar (fazer check-in, os aeroportos tendem a ser longe de tudo - ao contrário das estações de trens, etc e tal) e, poxa, qual a graça de ir a um canto à outro no Japão sem entrar em um trem-bala, hein, hein? XD


o livretinho que recebi no Brasil...

Como sou pobre econômico muquirana, comprei pela agência de viagens aqui no Brasil um bilhete da classe mais barata, válido por sete dias (sem lógica comprar mais que isso...:P). É pouco mais caro que a ida e volta até Kyoto, então se eu for para mais de um lugar usando o serviço, já é mais que lucro.


...e o passe que retiramos. Impressão metalizada e tal :P

Bom, com a ajuda* do meu amigo, consegui o tal passe com validade de uma semana (válido a partir do dia seguinte, escolha minha, quando eu iria para Kyoto) e os dois tickets/bilhetes/passes de trem-bala para ir e voltar à antiga capital do Japão :)

(ajuda* = eu olhando e ele fazendo tudo, coitado -_-'. Até que seria divertido eu tentar conversar em engяish, mas se há a opção mais fácil...)


O passe aberto. Detalhe para as datas, que são no esquema ano/mês/dia (e os anos são contados a partir da posse do imperador, 2011 foi o ano 23 da era Heisei)


E um dos bilhetes magnéticos para pegar o trem na manhã seguinte. A atendente teve a delicadeza de escrever a mão a origem, o destino, o nome do trem, carro e cadeira que eu ia pegar - e sim, o trem partiria e•xa•ta•men•te às 7:33 da manhã o.o


Feito isso, fomos ao parque de Ueno, à nordeste da cidade (no mapinha do metrô, a partir da estação Tokyo, siga a linha tracejada em direção à norte^^).




(devia ter tirado mais fotos com vistas amplas do parque,
estas imagens são de cantos específicos de lá -_-'
)


Coxas de fora faz parte da paisagem de quase todo o país <- deletar




Raposas. Ou "kitsunes", elas são uma parte importante demais no folclore japonês para eu resumir aqui. O link sobre elas na wikipédia está aqui ;P




...e um dragão. Não entendi a paradinha da água (desculpaí), mas é um figura de respeito :)


É um parque "típico": construções antigas, templos, vegetação, estrangeiros (acho que foi aqui que vi um negro (americano?) fazendo piadas e recebendo moedas da platéia - legal e estranho ao mesmo tempo, considerando o lugar), várias opções de caminhada e... ei!!





つづく = continua...

4 Comentários

The Fool em 23/08/12, às 02:22: Awesome!
Que bom que voltou a postar sobre suas viagens Mushi! =]
Abraços! (Reply)
HolyCarol em 23/08/12, às 09:09: Ah então se não me engano a paradinha d'agua vc pode de refrescar com a agua abençoada do templo, não que eu ache isso muito interessante afinal são apenas 3 canequinhas para zilhões de bocas que passam por ali diariamente, mas vá lá... vale a pena ser abençoado com uma babinha japonesa ^^ Ps: leve seu copinho de plastico! XD (Reply)
HolyCarol em 23/08/12, às 09:32: Voltei...
Acabei de me lembrar que no templo do Higashi Honganji aqui de Campinas... eles tem um sistema de jogar agua com essas canequinhas no Buda... no caso também poderia ser algo de jogar aqua no Ryuu (dragão). Mas ali ainda achoq ue é beber agua, por que ele ta soltando agua.... bem bem... (Reply)
mushi-san em 23/08/12, às 09:41: aproveitando a deixa, alguém pode explicar pq raios a raposa tem babador? XDD (Reply)

Deixe um comentário
ATENÇÃO: todos os comentários serão submetidos à aprovação da dona do blog

(...então não estranhem se eles não aparecerem na hora :P)

About this Entry

This page contains a single entry by mushi-san published on agosto 23, 2012 12:23 AM.

114) Soufflé de Queijo was the previous entry in this blog.

[Instagram] is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en